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terça-feira, 21 de novembro de 2017

63% dos jovens dizem que a vida seria “extremamente difícil” sem seus smartphones



Pesquisa da CommScope entrevistou mais de 4.000 pessoas entre 13 e 22 anos e mostra tendências, atitudes e comportamentos desses consumidores, ávidos por tecnologia


Uma nova pesquisa global da CommScope mostra por que a Geração Z é a mais próxima e dependente de tecnologia da história, com pontos de vista e expectativas únicas com relação aos dispositivos, às tecnologias e às pessoas das quais dependem para seu estilo de vida sempre conectados.

A pesquisa, que envolveu 4.003 usuários de tecnologia avançados de 13 a 22 anos, de oito grandes cidades do mundo, também revelou que:


·                    Quase dois terços sentem que a “era da privacidade acabou” e que nada que eles fazem online é privado, embora a maioria tente proteger sua privacidade pessoal a todo o custo.

·                    A carreira que eles mais desejam é de YouTuber famoso, seguido de desenvolvedor de software de ponta e celebridade do Twitter com mais de um milhão de seguidores.

·                    Os usuários mais frequentes verificam seus smartphones mais de 30 vezes por hora.

·                    A Geração Z cria cada vez mais conteúdo e compartilha livremente usando seus dispositivos conectados em rede.

·                    Mais de 50% deles dizem que o acesso à internet (ou a falta dele) afeta com quem eles socializam e 49% deles afirmam que seus contatos influenciam os produtos que eles compram.

·                    A Geração Z é muito mais feliz com seus smartphones do que com seus provedores de serviços.

·                    Mais de 60% dos entrevistados estão insatisfeitos com a conexão móvel à internet e consideram a conectividade essencial para seus estilos de vida.

“Em média, os ávidos por tecnologia verificam seus dispositivos a cada três minutos e isso deve guiar o modo como vivemos, trabalhamos e nos divertimos no futuro”, disse Fiona Nolan, vice-presidente sênior de Marketing Global da CommScope. “Suas atitudes e uso de tecnologia terão um grande impacto na sociedade, preparando o caminho para mudanças sociais, políticas e tecnológicas significativas.”

Os achados detalhados da pesquisa e as entrevistas realizadas pessoalmente, disponíveis em http://www.commscope.com/insights, mostraram três resultados importantes em termos de como essa faixa etária se relaciona com a tecnologia que eles usam e da qual eles dependem:

·                    Tempo – A Geração Z vê o tempo como uma moeda, usando seus dispositivos conectados para gastar, economizar e perder tempo. Como a geração está sempre conectada, a tecnologia funciona como uma extensão da sua própria identidade. Essa identidade é exibida por meio dos aplicativos onde eles gastam mais tempo: YouTube, WhatsApp, Facebook e Instagram.

·                    Lugar – Usando seus dispositivos conectados, a Geração Z existe em um mundo virtualizado onde a expressão, a intensificação e o entretenimento dominam. O smartphone é seu centro social e o epicentro de como eles realizam suas vidas, e eles se sentem seguros neste mundo de compartilhamento de conteúdo altamente conectado. Como estão hiperconectados, não é surpresa que 63% deles afirmem que seria extremamente difícil viver sem o seu smartphone.

·                    Atitude – Inteligente, de opinião formada e engajada, a Geração Z encontra a realização em seus dispositivos. Seus smartphones os fazem sentir seguros, e eles cada vez mais criam rituais e hábitos relacionados ao uso de seus dispositivos. A tecnologia faz parte da sua própria identidade e está entrelaçada à sua rotina. A priorização da vida útil mais longa da bateria, de memória/armazenamento maior e velocidade de internet mais rápida são os pontos de destaque da sua relação obsessiva com seus dispositivos.

“Esses jovens ávidos por tecnologia são grandes consumidores de banda larga móvel e influenciadores dos seus grupos”, afirmou Nolan. “Estamos empenhados em buscar continuamente conhecimentos para entender as necessidades dos usuários do futuro e ajudar a moldar as redes do futuro. Esta pesquisa identifica oportunidades para provedores de serviços, fabricantes de smartphones e empresas para manter a fidelidade desta geração, pois eles buscam conectividade de rede mais rápida, confiável e onipresente.”

“A CommScope, como líder em infraestrutura de redes, ajuda as empresas no design, construção e administração de suas redes cabeadas e wireless em todo o mundo. Para isso, é importante acompanhar a evolução dos hábitos de consumo das próximas gerações e ajudar nossos clientes a prepararem suas redes para expansões futuras. Fizemos esse estudo com a geração Y e agora estamos buscando também conhecer a geração Z “, destaca Adriana Justi Antonelli, gerente de marketing da Commscope para as regiões do Caribe e América Latina.
  

Sobre a pesquisa
A CommScope, em parceria com uma empresa independente de pesquisa de mercado, realizou pesquisas no em 2017 com 4.003 entrevistados entre 13 e 22 anos em oito mercados globais, incluindo Nova York, Buenos Aires, Londres, Berlim, Bangalore, Hong Kong, Seul e Tóquio. Os participantes se identificaram como usuários frequentes de smartphones, verificando seus dispositivos pelo menos cinco vezes por hora, e concordaram que estão entre os primeiros no grupo de amigos a obter a tecnologia mais recente.




CommScope




DAESP faz alerta para garantir a segurança nos aeroportos estaduais




Medidas preventivas são essenciais para garantir a segurança, mas dependem da colaboração dos usuários para não se transformarem em transtornos


Com a aproximação do verão e do período de férias, observa-se o crescimento do número passageiros das viagens aéreas. Por isso, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), órgão que administra 26 aeroportos regionais paulistas, faz um importante alerta: todos os procedimentos de segurança adotados no embarque são medidas preventivas e fundamentais para garantir a segurança e preservar a vida das pessoas e a integridade física das cargas e bagagens transportadas, porém seu bom funcionamento depende da colaboração e do engajamento de todos os usuários.

Nos aeroportos com voos comerciais, localizados em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru/Arealva, Araçatuba, Presidente Prudente e Marília, o DAESP aplica fielmente o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil – RBAC 107, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), inspecionando com rigor todos que acessam as áreas de embarque, bem como suas respectivas bagagens.
O sistema de inspeção de segurança, composto por dois aparelhos, consiste em minuciosa revista para acesso às salas de embarque e aeronaves. O equipamento, denominado Pórtico Detector de Metais, semelhante a um batente de porta, é dotado de sensores que acusam a presença de quaisquer itens pessoais que contenham massa metálica. O objetivo é detectar armas de todos os tipos, objetos e demais artefatos que possam colocar em risco a segurança do voo e dos passageiros.
Uma cena comum durante o procedimento é um alerta sonoro emitido quando são detectados, por exemplo, celulares, canetas, roupas, pulseiras, brincos, anéis, cintos, chaveiros, relógios ou sapatos que contenham metal. Por isso mesmo, é recomendado que, além chegar com antecedência ao aeroporto, o passageiro verifique se está portando esses objetos e acomode-os previamente na bagagem de mão ou deposite-os no recipiente oferecido pelos agentes de proteção, para sejam devidamente inspecionados por outro equipamento que compõe o sistema de segurança: a “Máquina de Raio-X”.
Esse equipamento tem a capacidade de identificar qualquer tipo de material orgânico e inorgânico por meio de cores, formas e características, como líquidos inflamáveis, sprays e objetos pontiagudos, dentre outros utensílios que não podem ser transportados na bagagem de mão.
Passageiros que pretendem embarcar com computadores pessoais (notebooks) devem retirar esses equipamentos das mochilas e submetê-los à inspeção separadamente. Esse procedimento é necessário porque esses equipamentos podem dificultar a identificação do conteúdo interno da bagagem de mão na inspeção por Máquina de Raio X.
A norma de segurança usada nos aeroportos do DAESP é a mesma que se aplica em todo território nacional. Ela tem correspondência com os organismos internacionais ligados à Aviação Civil, especificamente a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI). Por isso, quem passa pela inspeção em um aeroporto regional paulista e não deixa a área de embarque do aeroporto de destino, não precisa mais se submeter à inspeção no caso de conexão com outro voo doméstico.
Havendo dúvidas, a companhia área poderá esclarecê-las no momento do check-in. Além dos passageiros, os tripulantes e funcionários do aeroporto também se submetem ao mesmo tipo de medida para ter acesso às áreas restritas dos aeroportos. Os agentes de proteção que realizam as medidas são devidamente treinados e especializados no desempenho de suas atividades.

Todas as inspeções nos aeroportos do DAESP são conduzidas por agentes e empresas previamente homologados e constantemente fiscalizados pela ANAC, assim como ocorre também com os equipamentos utilizados. Isso garante um alto grau de segurança a estes aeroportos.

Todo esse cuidado somado à colaboração do usuário têm rendido excelentes resultados: desde o início da inspeção obrigatória dos passageiros, tripulantes e funcionários que ingressam nas áreas de embarque, em 2001, os aeroportos administrados pelo DAESP não registraram nenhuma situação que representasse risco grave de segurança aos seus usuários.


DICAS PARA O USUÁRIO COLABORAR COM A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA

  • Chegue com antecedência ao aeroporto de pelo menos uma hora para fazer o check in e inspeção com tranquilidade, evitando filas desnecessárias e situações desconfortáveis.
  • Informe-se com a empresa aérea sobre possíveis inconvenientes na hora de embarcar. Um salto de sapato que contenha metal em seu interior, por exemplo, pode se tornar um transtorno no momento da inspeção.
  • Antes de se dirigir à sala de embarque, retire brincos, pulseiras, relógios, carteiras, celulares e outros objetos metálicos, acomodando-os na bagagem de mão.
  • No momento da inspeção, verifique bolsos e objetos junto ao corpo. Se ainda houver  pertences que possam ser acusados no momento da inspeção, coloque-os antes no recipiente oferecido pelos agentes de segurança.
  • Havendo dúvida se um determinado objeto pode ser acusado pelo detector de metais, opte por retirá-lo e submetê-lo à inspeção por Raio X. Isso fará você ganhar e não perder tempo;
  • Não carregue em sua bagagem de mão armas, objetos cortantes, pontiagudos, geradores de faíscas, sprays, ou líquidos inflamáveis. Você não poderá embarcar com eles;
  • Notebooks devem ser retirados de bolsas e mochilas e passar separadamente pela Máquina de Raio X;
  • Antecipe suas atitudes e colabore com a segurança. Demoras na inspeção também trazem transtornos e atrasos para todos que aguardam na fila.
  • Jamais permita que pessoas estranhas tenham contato com as suas bagagens.
  • Não se afaste das bagagens em nenhum momento dentro dos aeroportos.
  • Nunca aceite pedidos de estranhos para levar encomendas na viagem. Você é o único responsável por suas bagagens e pertences pessoais.

COMO OS CONSUMIDORES PODEM SE PROTEGER DAS FRAUDES E TER SEGURANÇA NA COMPRA DURANTE A BLACK FRIDAY?



Estamos às vésperas do evento mais importante do e-commerce brasileiro: a Black Friday, uma excelente oportunidade para adquirir os produtos que se deseja, a um preço geralmente muito abaixo do comum. O consumidor deve, sim, aproveitar a data, mas sem abrir mão de um cuidado crucial para não cair nas mãos de pessoas mal-intencionadas, que se aproveitam para aplicar um golpe bastante conhecido: a criação de lojas de fachada.

Nesta época do ano, alguns sites são colocados no ar com ofertas aparentemente irrecusáveis, envolvendo produtos muito cobiçados – como smartphones, notebooks e eletrônicos em geral, por exemplo. Muitas destas lojas se assemelham muito a importantes e-commerces brasileiros, e a princípio não levantam suspeita. A princípio.

Entretanto, um consumidor que se sinta tentado por esta promoção imperdível corre o risco de realizar o pagamento do pedido – normalmente por transferência ou boleto bancário – e jamais receber o produto desejado. Nos últimos anos, inclusive, foram noticiados casos de clientes que recebiam tijolos pelos correios em vez de um smartphone. E não haviam como denunciar o golpe – no momento da entrega, o site falso inclusive já havia sido retirado do ar.

Por outro lado, basta seguir algumas orientações muito simples para saber se um site é de fato confiável para a realização de uma compra importante ou se apenas uma armadilha criada por criminosos.

A primeira – e mais básica – é consultar a reputação deste e-commerce sites como o Reclame Aqui ou procurar comentários sobre ele nas redes sociais – principalmente Facebook. E-commerces que não tenham uma boa reputação no Reclame Aqui devem ser evitados – ou aqueles também que tenham anúncios em redes sociais recheados de erros de português.

Outro fator importantíssimo para checar a fiabilidade de um e-commerce é conferir quais são as formas de pagamento que aquele site aceita. Se uma página não aceita pagamentos por cartão de crédito, atenção: o risco aumenta muito!

O cliente não precisa necessariamente escolher pagar por cartão de crédito, mas o fato de esta forma de pagamento não estar disponível conta muito contra a loja. Isso porque o empreendedor deve apresentar uma extensa documentação para receber o aval de receber pagamentos por cartão – algo que não acontece com o boleto, por exemplo.

Ainda há outro fator importantíssimo para o cliente a respeito do cartão de crédito, que, por contrato, sempre protege o portador em pagamentos realizados on-line. No caso de uma loja de fachada ou na utilização indevida do plástico para compras fraudulentas, o cliente tem o direito de realizar o cancelamento daquela transação e solicitar o estorno.

O mesmo não acontece com o boleto: bancos e instituições financeiras não costumam se responsabilizar no caso de pagamentos de títulos, sejam eles fraudulentos ou direcionados a contas de laranjas. Se, mesmo assim, o consumidor preferir esta foram de pagamento, é necessário checar atentamente todos os dados que constam naquele carnê.

Comprar pela internet tem se tornado cada vez mais seguro e vantajoso para o consumidor brasileiro. O cliente não pode perder a oportunidade de aproveitar as promoções da Black Friday, mas é preciso ter o mínimo de atenção para não cair em ciladas e enfrentar uma forte dor de cabeça nas semanas seguintes.





Tom Canabarro - co-fundador da Konduto, sistema antifraude inovador e inteligente para barrar fraudes na internet sem prejudicar a performance das lojas virtuais.





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