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sexta-feira, 19 de maio de 2023

Estudo aponta soluções simples e baratas para o conforto térmico de moradias populares

O estudo-piloto foi feito no Residencial Baltimore,
 em Uberlândia, Minas Gerais (
foto: Flávia Almeida)

Segundo o cômputo mais recente, o déficit habitacional no Brasil é de 5,876 milhões de domicílios: 5,044 milhões, em área urbana; e 832 mil, em área rural. Em termos percentuais, esse número corresponde a 8,1% do estoque total de domicílios particulares, permanentes e improvisados, do país. Com o objetivo de saldar, total ou parcialmente, essa enorme dívida social, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), lançado em 2009, passou a oferecer moradias acessíveis a famílias de baixa renda.

No entanto, com recursos financeiros limitados para atender a uma demanda tão grande, o baixo investimento alocado na construção de cada unidade residencial resultou em problemas como a falta de conforto térmico – uma reclamação recorrente entre os moradores contemplados.

Para encontrar soluções simples e baratas para a resolução do problema, um estudo-piloto foi realizado no Residencial Baltimore, em Uberlândia, Minas Gerais. A iniciativa reuniu pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICTE-UFTM), sob a orientação da professora Dominique Mouette, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.

Artigo a respeito foi publicado no periódico Sustainability, do Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI), sediado em Basileia, Suíça.

“O melhor cenário em termos de conforto térmico foi obtido pela combinação de três soluções simples, baratas e sustentáveis: substituir a janela convencional por uma janela basculante que permite até 100% de abertura de sua área útil; substituir a parede de tijolos por uma parede com painéis monolíticos de EPS [poliestireno expandido]; e substituir o vidro comum da janela por vidro temperado verde”, diz Vitória Elisa da Silva [ICTE-UFTM], coautora do artigo.

A pesquisadora informa que uma queixa frequente dos usuários é a de que as casas são muito quentes e abafadas. Nos conjuntos habitacionais, as janelas comumente utilizadas abrem apenas até a metade. Com o emprego de vitrôs basculantes, seria possível ampliar a área aberta de 50% para 100%, aumentando substancialmente o fluxo de ar e, portanto, a refrigeração natural. Além disso, o uso de EPS nas paredes e de vidro temperado verde nas janelas contribui para o isolamento, bloqueando parte da energia térmica recebida do ambiente.

O poliestireno expandido não é nada mais nada menos do que o material conhecido comercialmente como isopor. Recobertas por camadas de reboco de cimento, as placas de EPS, resistentes à água, têm sido consideradas uma alternativa leve e de baixo custo para isolamento térmico e acústico. Em comparação com outros materiais de parede tradicionais, como tijolos ocos de cerâmica ou blocos de concreto, apresentam uma das condutividades térmicas mais baixas, o que significa que menos calor é transmitido de um lado da parede para o outro. O calcanhar de Aquiles desse material, derivado do petróleo, é que ele não é biodegradável. Descartado na natureza, o isopor leva 400 anos para se decompor. O atenuante, segundo o artigo em pauta, é que o EPS pode ser 100% reciclado, o que contribui para mitigar sua pegada de carbono.

Economia de energia

A professora Mouette enfatiza que, embora o conforto dos usuários tenha sido uma forte motivação para o estudo, o alcance do trabalho vai muito além. “Ele se insere em uma linha de pesquisa que busca formas alternativas que contribuam para a redução do consumo de energia e, portanto, das emissões globais. Nós sabemos que, em muitos casos, os equipamentos de ar-condicionado consomem quase 50% de toda a energia elétrica utilizada em uma residência ou escritório. A ideia foi obter um modo de refrigeração muito mais barato e menos impactante para o meio ambiente”, afirma.

É preciso lembrar que, além da energia elétrica consumida, os aparelhos de ar-condicionado são um fator de aquecimento externo, porque jogam o ar quente para fora, criando ilhas de calor em torno de grandes edifícios ou aglomerações urbanas. “E isso produz um círculo vicioso, porque o aquecimento externo faz com que os aparelhos de ar-condicionado sejam ainda mais utilizados, com enorme impacto ambiental em um contexto de crise climática”, sublinha Mouette.

Ademais, a ideia de associar o conceito de “conforto térmico” ao uso de ar-condicionado é questionável, porque a refrigeração artificial produzida nos ambientes servidos por esses equipamentos pode ser bastante desconfortável e insalubre.

O pesquisador Cylon Liaw (IEA-USP), primeiro autor do artigo, destaca ainda o aspecto social da questão. “As construções do programa Minha Casa Minha Vida seguem um formato-padrão, que não varia de acordo com as particularidades das zonas bioclimáticas. Nas soluções que apresentamos para o Residencial Baltimore, em Uberlândia, procuramos respeitar também a condição financeira das famílias, que não poderiam comprar equipamentos de ar-condicionado, nem pagar a conta de consumo elétrico decorrente de seu uso”, pondera.

Quanto à eventual implementação das soluções propostas, Liaw lembra que, por ocasião do relançamento do programa Minha Casa Minha Vida, em fevereiro deste ano, o governo declarou sua disposição de ouvir todas as reclamações dos usuários. “Não sei se isso inclui a questão do conforto térmico. Mas acho que nosso trabalho deu, pelo menos, um primeiro passo nesse sentido”, diz.

Vale lembrar que o Minha Casa Minha Vida havia sido extinto em 2020, e substituído pelo Casa Verde e Amarela, com muitas alterações em relação ao programa original. “Como o valor destinado à construção de cada casa tinha diminuído drasticamente com a mudança, precisamos ajustar nossa previsão de custos ao contexto no qual nosso estudo foi realizado, em 2021 e 2022”, informa Liaw. E ressalta que, para isso, o grupo recebeu uma contribuição muito importante da arquiteta Samantha Maduro. “Ela participou por mais de duas décadas do programa Minha Casa Minha Vida. Suas informações e sugestões foram fundamentais”, pontua.

Para formular suas soluções, os pesquisadores construíram um modelo baseado na sala da habitação, com área pouco menor do que 11 metros quadrados e pé-direito de 2 metros. E consideraram as múltiplas variáveis interagentes: fluxos de ar, bolsões de calor, variações da temperatura e da umidade ambientes etc. Tudo isso foi integrado e quantificado por meio de dinâmica de sistemas e tratamento computacional.

“O passo seguinte foi estabelecer valores para variáveis de entrada, como área útil de ventilação, material de vidro e de parede, para depois simular os diferentes cenários resultantes. Do pior ao melhor cenário, observou-se uma redução substancial na temperatura de pico a partir da variação do tamanho das janelas, demonstrando que a ventilação natural e os elementos construtivos de baixa complexidade e ampla disponibilidade no mercado contribuem para o conforto térmico dos cômodos residenciais”, conclui Silva.

O estudo recebeu apoio da FAPESP por meio de dois projetos (14/50279-4 e 20/15230-5) coordenados por Julio Romano Meneghini, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP.

O artigo Thermal Comfort Analysis Using System Dynamics Modeling—A Sustainable Scenario Proposition for Low-Income Housing in Brazil pode ser acessado em: www.mdpi.com/2071-1050/15/7/5831.

 

José Tadeu Arantes
Agência FAPESP
https://agencia.fapesp.br/estudo-aponta-solucoes-simples-e-baratas-para-o-conforto-termico-de-moradias-populares/41406/


ESG no agronegócio: entenda a importância da agenda para o setor agrícola

 Especialista afirma que quanto mais cedo a empresa se preparar para enfrentar esse desafio, maiores serão suas chances de sucesso


O Brasil está entre os maiores países agrícolas do mundo e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), o crescimento do setor deve ser de 8% neste ano. Se o número se confirmar, será o maior crescimento do setor desde 2017, quando a alta foi de 14,2%. Além disso, segundo a pesquisa Projeções do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até 2030 a produção agrícola brasileira deve crescer mais de 20%.

E justamente por se tratar de um dos setores mais relevantes do país, sendo responsável pela criação de mais de 17 milhões de empregos, segundo a Universidade de São Paulo (USP), as empresas que adotarem estratégias e modelos de negócios alinhados às melhores práticas de ESG (Environmental, Social, Governance) se diferenciarão no mercado e criarão as bases de seu crescimento e perpetuidade.

Em um cenário em que os recursos naturais estão se tornando cada vez mais escassos e ocorre uma previsão de crescimento populacional ainda maior, é necessário refletir sobre o modo de consumo e de produção. Estimativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) prevê que, até 2050, será preciso aumentar a produção de alimentos em 70%. 

Alinhar a produção agrícola às práticas de ESG se tornou um assunto tão importante que a Serasa Experian lançou uma ferramenta para avaliar boas práticas de ESG de produtores rurais – pessoa física – com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão de concedentes de crédito, fornecedores e até consumidores. Dessa forma, entidades financeiras terão mais condições de fazer uma análise de risco combinando fatores de crédito, com o monitoramento do cumprimento de boas práticas de governança ambiental, social e corporativa.

O advogado especialista em Direito do Agronegócio e Meio Ambiente Rafael Guazelli esclarece que as empresas precisam o quanto antes buscar alinhamento às melhores práticas de ESG, pois dessa forma poderão evitar problemas no futuro.

 “É fundamental que o foco dessas organizações esteja nos temas relevantes e estratégicos e que elas respondam à crescente demanda dos stakeholders por informações claras e seguras sobre atuação e desempenho. Quanto mais cedo a empresa se preparar para enfrentar esse desafio, maiores serão suas chances de sucesso”, explica o especialista.

Rafael Guazelli lembra ainda que outros benefícios que a agenda ESG traz para o agronegócio são:

  • Produtos desenvolvidos a partir de ações ESG são percebidos como de melhor qualidade no mercado e tornam-se mais competitivos;
  • A transformação digital promove processos mais ágeis e custos mínimos de produção. Isso porque automatiza rotinas e reduz custos operacionais, aumentando a performance do campo;
  • Aumento nas exportações, já que os produtos brasileiros ganham maior destaque no mercado internacional. Melhor qualidade atrai investidores e compradores estrangeiros.

Em suma, as práticas de ESG no agronegócio são o grande balizador do setor para os próximos anos. Tais práticas são uma questão de sobrevivência, não só para quem atua no agro, mas em qualquer outro setor. No mesmo caminho das práticas ESG, cabe ao poder público e ao setor corporativo desenvolver ou aperfeiçoar ações que resultem na redução ou neutralização das emissões de GEEs. Só assim será possível continuar a produzir alimentos para as próximas gerações.

 

Rafael Guazelli - constrói, diariamente, uma carreira sólida de sucesso. Tem 16 anos de experiência no mundo jurídico e é especialista nas áreas de Direito Tributário, Agrário e Bancário, entre outras. Contabiliza, atualmente, em seu escritório Guazelli Advocacia, cerca de 900 clientes atendidos e mais de 2.500 ganhos de causa. Possui formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e é Técnico em Transações Imobiliárias desde 2009. Associado ao Instituto de Direito Tributário do Paraná – IDT, já foi membro Integrante da Comissão de Direito Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB/PR).


Reta final para a entrega da declaração do IRPF 2023

Evite multas: cuidado com o prazo que encerra em 31 de maio

 

Mais de 23 milhões de pessoas já entregaram a  Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2023 (DIRPF), ano-base 2022, segundo dados informados pela Receita Federal na manhã de sexta-feira, dia 12 de maio. Deste total, 70,49% possuem impostos a restituir, 16,05% a pagar e 13,46% não têm imposto. Em 2022 foram entregues mais de 36,4 milhões de documentos para o órgão. Neste ano, a estimativa é que este volume chegará a 39,5 milhões de declarações em 2023. 

 

“Entramos na reta final e faltam poucos dias para finalizar o prazo limite para entrega da DIRPF 2023, que encerra quarta-feira, dia 31 de maio, às 23h59m59s. Uma dica muito importante nos próximos dias é reunir todas as documentações antes de começar essa tarefa. Ao fazer isso, o processo de prestação de contas no sistema se tornará mais fácil e rápido”, orienta o head de auditoria interna e assuntos regulatórios da Contabilizei, Diego Zacarias dos Santos. Uma forma de agilizar e simplificar essa etapa é utilizar a declaração pré-preenchida, poupando bastante energia, tempo e esforço do contribuinte, mas que naturalmente precisará se atentar à conferência dos números.”

De acordo com o especialista da Contabilizei, todos os rendimentos oriundos do trabalho devem ser declarados, sejam os valores recebidos em folha de pagamento ou mesmo como autônomo, assim como despesas com saúde e educação, transações relacionadas aos investimentos financeiros, bens móveis e imóveis.  A não declaração gera o perigo de cair na malha fina, pois a outra parte que recebeu ou pagou algo a pessoa provavelmente irá declarar. E, mesmo se ambos não o fizerem, a Receita Federal dispõe de inteligência e sofisticação nos cruzamentos automáticos a partir de diversas informações que o órgão tem em sua base de dados.”

Também é importante conferir os dados digitados com muita atenção. “Erros de digitação são mais comuns do que as pessoas imaginam e estes equívocos também costumam levar o contribuinte a cair na malha fina”, ressalta“. Por isso, é importante nunca deixar para entregar a declaração na última hora, assim a pessoa não corre os  riscos de enfrentar uma sobrecarga no sistema ou, então, perceber que ainda falta algum documento que impossibilita o envio, tendo que pagar multa à Receita Federal pelo não envio e pelo descumprimento do prazo de transmissão da declaração. O valor da multa por uma entrega em atraso pode chegar até 20% do tributo devido, além de acréscimos legais”, completa.

Uma das grandes novidades do IRPF 2023 é a declaração pré-preenchida, que funciona na modalidade online, facilita a possibilidade de receber mais cedo a restituição (se existente), assim como a opção pela utilização de chave PIX de CPF. O contribuinte pode iniciar a declaração pré-preenchida em todas as plataformas, acessando a conta gov.br, desde que possua nível prata ou ouro. Ela também está disponível em todas as formas de preenchimento, tais como:  On-line – no Portal e-CAC; no computador com o PGD IRPF e,  em dispositivos móveis – com o aplicativo Meu Imposto de Renda.


Declaração pré-preenchida

A declaração pré-preenchida possui informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos, pagamentos a autônomos, dívidas e ônus reais, que são alimentadas, diretamente no PGD IRPF 2023, sem a necessidade de digitação. Contudo, é de responsabilidade do contribuinte a verificação de todos os dados pré-preenchidos na declaração e eventuais correções, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

Caso a declaração pré-preenchida não seja uma opção, a pessoa poderá fazê-la com base na declaração anterior ou, ainda, iniciar o preenchimento com base na sua própria declaração do ano anterior. Contudo, vale ressaltar que, as informações como fontes pagadoras, bens e deduções serão importadas, mas precisarão ser atualizadas (disponível apenas se optar pelo programa da DIRPF, que pode ser baixado em seu computador).

 Por fim, embora não recomendado, o contribuinte pode optar em começar uma declaração em branco, ou seja, iniciando do zero o documento.  

 

Após o preenchimento e a conferência de todos dados, seja qual for a opção escolhida pelo contribuinte, é indicado consultar as pendências antes da transmissão, se existirem. A pessoa conseguirá visualizar os avisos. Em alguns casos será exigido a correção; já em outros, as alterações serão opcionais e não impedirão a transmissão da DIRPF.

 

Vantagens e desvantagens de declarar de última hora

 

Os contribuintes que têm imposto a restituir e deixam para os últimos dias do prazo podem ser beneficiados em termos de correção do referido valor, pois a restituição é atualizada pela taxa Selic, acumulada a partir do mês de junho, do ano de exercício da declaração, até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês do depósito. “Em outras palavras, quanto mais tarde acontecer a transmissão da declaração, maior tende a ser o percentual de atualização do valor a restituir, e, uma vez encaminhado ao banco, o valor da restituição não sofrerá atualizações, independentemente da data em que o contribuinte receba a restituição”, avalia Diego. 

 

Entretanto, a desvantagem é que a entrega na última hora impossibilita a correção quantas vezes forem necessárias até o prazo final, o que minimiza as possibilidades de não cair na malha fina. Diego reforça que uma das principais vantagens em ter entregado a DIRPF nas primeiras semanas é o aumento das chances de receber a restituição nos primeiros lotes, pois a ordem de entrega da declaração é um dos requisitos para ter prioridade.  Além disso, se o contribuinte tiver imposto a pagar, acaba esvaindo a chance de planejar com antecedência o pagamento, em cota única (sem juros) ou em até 8 parcelas, com atualização monetária pela Selic. 

Para o especialista, ambos os casos merecem atenção, afinal não reunir documentos com antecedência e entregar no prazo limite incrementam as possibilidades de risco de erros de preenchimento, omissão de informações e até mesmo aplicação de multa, com o valor mínimo de R$ 165,74,  podendo chegar até 20% do tributo devido, além dos acréscimos legais sobre o imposto de renda devido. “Após a entrega da DIRPF, é importante acompanhar o processamento do documento pelo site da Receita Federal ou pelo e-CAC, de forma que caso seja apontada alguma pendência o contribuinte possa corrigi-la o mais rápido possível, evitando assim intimações formais ou mesmo a aplicação de alguma penalidade”, finaliza Diego. 


Quais sequelas a pandemia deixou no mercado de trabalho?

As sequelas da Covid-19 ainda estão sendo sentidas pelo mercado, principalmente, com as muitas mudanças que vieram para ficar. Dentre tantos baques, os modelos de negócios e processos de contratação se tornaram alguns dos maiores empecilhos enfrentados até hoje, onde empresas dos mais diferentes portes e segmentos lutam por encontrar o candidato ideal perante seus objetivos. Uma missão complexa para o departamento de recursos humanos, que exigirá uma adaptação e transformação intensas para atrair e reter os melhores talentos para alavancar o crescimento do negócio.

De acordo com um levantamento compartilhado pela Infojobs, 84,1% das empresas afirmam estarem com mais dificuldade para contratar profissionais do que nos anos anteriores à pandemia. Em um primeiro momento, o dado pode soar estranho em meio ao desemprego no país, mas, na prática, reflete muito mais o aumento da procura por trabalhadores qualificados que consigam atender as necessidades dos consumidores e que estejam alinhados à cultura e valores da companhia.

A transformação se tornou palavra de ordem para os negócios nos últimos anos. Foi preciso se adaptar ao isolamento social, possibilitando que os times realizassem suas tarefas à distância com a mesma qualidade e produtividade do que na sede da empresa – e, para a surpresa de muitos, os resultados foram acima do esperado.

Segundo uma pesquisa feita pela Bare International, 70% dos profissionais que estão trabalhando hoje no modelo de home-office não gostariam de voltar ao presencial. Quando questionados, a grande maioria destacou o maior tempo disponível para outras atividades, comodidade ao evitar deslocamentos e conforto para desempenharem suas tarefas de casa.

É claro que cogitar essa viabilidade do trabalho à distância é um fator variável conforme a área de atuação da companhia. Por sua vez, não há como negar também que este se tornou um fator de peso decisivo para muitos profissionais atraídos pelos enormes benefícios que esse modelo traz para suas rotinas. Agora, eles estão mais seletivos quanto as vagas que aceitarão, e não há opção a não ser considerar essa preferência para atrair esses talentos e retê-los para um desempenho excepcional.

A nova dinâmica de mercado que teremos daqui para frente será completamente pautada não apenas nessa capacidade de adaptação dos empresários, como principalmente sua visão de futuro em antecipar tendências. E, aqui, novamente, a pandemia é o melhor exemplo que podemos utilizar, afinal, eram poucos os negócios que dispunham de um plano de contingência para momentos de crise como o que vivenciamos – estando devidamente preparados para lidar com surpresas que os obrigassem a readaptar seu modelo de negócios à distância.

Na prática, essa crise apenas acelerou um movimento que já estava sendo observado no que diz respeito à digitalização dos negócios, em concordância com a maior preferência dos consumidores com este universo digital. Todas as estratégias corporativas serão motivadas pelos hábitos dos clientes e, para acompanhá-los com êxito, será preciso contar com pessoas qualificadas e preparadas para lidar com esse cenário.

A luta por conquistar a preferência destes talentos se intensifica cada vez mais, elevando a concorrência entre os contratantes aliado à oferta do que eles estão buscando em uma oportunidade de emprego. Não há uma fórmula mágica para se destacar, uma vez que essa é uma dinâmica que apenas funciona na base da tentativa e do erro. Por isso, é preciso sempre se atentar ao que há de novo no mercado, incorporando ações que engajem e retenham esses profissionais qualificados.

Sempre existirá uma movimentação constante por inovação e estratégias que diferenciem o negócio frente a seus concorrentes. E, as empresas que conseguirem ter essa visão futura estarão mais preparadas para lidar com cenários de instabilidade, se adaptando às demandas que surgirem e, acima de tudo, contando com times qualificados para comandarem essas operações rumo ao sucesso do empreendimento.

 

Fernando Poziomczyk - sócio da Wide, consultoria boutique de recrutamento e seleção.

Wide
https://wide.works/


Como manter meus estagiários engajados?

Descubra algumas dicas para motivar seu time 

 

Sempre me perguntam qual a melhor estratégia para construir uma empresa de sucesso e eu não deixo de dizer: os colaboradores. Em especial, os estagiários são fonte de renovação de ideias, apresentam soluções mais amplas e insights diferentes. Todavia, a sinergia é sempre um dos maiores desafios de qualquer bom gestor. Sendo assim, hoje decidi escrever algumas dicas para motivar a equipe, tendo em vista meus mais de 25 anos de experiência no assunto. 

 

Contar com uma certa diversidade de colaboradores é uma estratégia bem sucedida!  

Ter um time plural é uma ótima estratégia. Um estudo realizado entre 2010 e 2019, pelo Instituto Identidades do Brasil, mediu o impacto desse conceito no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, para cada 10% de extensão na diversidade étnico-racial, houve um crescimento de quase 4% na produtividade das companhias. Ainda, para cada 10% de elevação da multiplicidade de gênero, houve um acréscimo de quase 5% no rendimento. 

 

Dessa forma, ao implementar políticas voltadas para esses assuntos, é possível aprimorar o bem-estar dos funcionários e o clima organizacional melhora consideravelmente. Consequentemente, a performance de todos também cresce, ao mesmo passo no qual a rotatividade diminui. Por isso, sempre digo: é fundamental atrair profissionais com habilidades variadas, além de também priorizar ambientes mais inclusivos e menos hostis. 

 

Assim, cresce a possibilidade de construir equipes com competências mais distintas e confortáveis em seu posto laboral. Conforme o estudo, mais diversidade promove o aumento do rendimento e isso, muitas vezes, reflete em um melhor desempenho não só corporativo, mas também pessoal. 

 

Entretanto, investir nessa causa não deve ser foco apenas com uma visão empresarial. Muito pelo contrário, é um ganho para toda a sociedade, ajudando a construir comunidades mais justas e equitativas. Nesse sentido, o estágio vai além, pois também incide contra a evasão escolar, incentivando os estudos e é um proveito para a economia. Afinal, entrega poder de compra para quem chega agora no mercado. 

 

Quem pode ser estagiário e fazer parte de um time corporativo diverso?  

Nesse cenário e visando ampliar as fronteiras do negócio, os estagiários são um diferencial. Para conseguir essa vaga, é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja superior, de educação profissional, ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, isto é, o EJA. 

 

Assim, quem consegue uma oportunidade nessa modalidade encontra alguns benefícios. Veja: 

 

- Bolsa-auxílio: 

Não tem um valor determinado, porém recomendo aos executivos oferecerem uma quantia compatível com as atividades exercidas, a qualificação exigida e o custo de vida no local. Afinal, esse recurso costuma ser utilizado para arcar com a faculdade, ajudar nos gastos domésticos, iniciar projetos pessoais e, por vezes, no sustento da família. 

 

- Auxílio transporte:

Somente é ofertado em casos de deslocamento. Com o desdobramento do home office, esse requisito deixou de ser imprescindível e agora as corporações podem poupá-lo para investir em treinamentos, por exemplo, visando o crescimento de seu time. Além disso, o teletrabalho melhorou a qualidade do dia e a satisfação do colaborador, pois não é mais necessário gastar horas nos ônibus, trens ou metrô, voltando a atenção para demandas mais urgentes e complexas. 

 

- Seguro contra acidentes pessoais:

Como evidencia a Lei de Estágio, é válido em todo o território nacional e por 24 horas, a fim de mitigar eventuais acidentes e danos. Para facilitar nessa burocracia e em outras do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), temos uma página de agentes de integração associados, localizados em todo o Brasil, os quais já possuem contato próximo com organizações com esse objetivo, bem como contratos recorrentes para simplificar o processo. 

 

- Recesso remunerado:

Em suma, são 30 dias de descanso após um ano de estágio, na mesma companhia. A fim de uma contagem mais específica, são 2,5 a cada mês ocupado. Aconselho tirar essa folga concomitantemente às férias escolares, para desfrutar de fato, poder viajar, descansar, passar as horas com os amigos e a família. 

 

- Turno de trabalho reduzido: 

Vale lembrar: o tempo máximo para um expediente é de seis horas diárias e 30h semanais para discentes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. Já para quem estuda na educação especial e nos anos finais do EJA, chega a quatro horas diárias e 20h semanais. Isso é feito para facilitar a conciliação do ambiente escolar com o laboral, permitindo um melhor aproveitamento de ambos.

 

 



 

Como manter meus estagiários motivados e engajados? 

 

É claro, todo coordenador já se perguntou: “como faço para melhorar o engajamento do meu time?”. Para solucionar essa dúvida recorrente, existem inúmeras possibilidades e cada empreendimento deve achar aquela mais condizente com seus princípios. Afinal, os desafios do dia a dia corporativo estão sempre presentes, proporcionando mudanças constantes e uma adaptação frequente. 

 

Para trazer luz a essa problemática, J. Richard Hackman, autor pioneiro nos estudos sobre comportamento humano, criou uma visão de como equipes eficientes necessitam não só de colaboração, atitude ou certos comportamentos, mas também de alguns habilitadores essenciais, chamados de “enabling conditions”. Dessa forma, surgiu o “The Hackman Model”. Confira as três dimensões citadas na teoria: 

 

1) Compelling direction:

Segundo o pensador, as bases para engajar qualquer funcionário de sucesso é: ter um direcionamento para orientar, energizar e motivar. Afinal, fica difícil se inspirar se não há um objetivo explícito para a realização da demanda. Portanto, crie desafios possíveis de serem alcançados, atrelando-os a premiações, reconhecimento, promoções, reforçando o sentimento de satisfação e pertencimento.

 

2) Strong structure: 

Os conjuntos devem possuir integrantes com diferentes “skills”, rico em várias experiências e conhecimento, onde o foco está menos no processo e mais na criação de soluções e resolução de problemas. Ou seja, grupos com idades, gêneros, vivências diferentes tendem a ter visões mais criativas, engrandecendo as análises.   

 

3) Supportive context: 

Ter o suporte correto e consistente é a terceira condição para o êxito almejado. Desse modo, manter sistemas de recompensa, informações atualizadas e de fácil acesso, dados sobre os produtos, mercado, concorrentes, treinamento e principalmente atenção/orientação no momento certo pode ser decisivo. 

 

Por fim, não canso de dizer: abra as portas da sua empresa para quem chega cheio de vontade de colocar a mão na massa, aprender mais e se preparar para a profissão. Com certeza, seu negócio colherá frutos positivos. Nesse caminho, conte com a Abres! 

 


Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios


quinta-feira, 18 de maio de 2023

Apoio à cultura: conheça os museus com entradas gratuitas oferecidas pela B3

No Dia Internacional dos Museus, bolsa do Brasil também lança campanha que disponibiliza ingressos para casais marcarem encontros em museus patrocinados


A B3, a bolsa do Brasil, vai oferecer neste ano mais de 100 dias de gratuidade em ingressos para o público em museus localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Essa é uma das iniciativas promovidas para ampliar a democratização do acesso à cultura brasileira em nosso país. 

 

Em São Paulo, os museus com entradas gratuitas disponibilizadas pela bolsa são MASP, MIS, MUB3 e Pinacoteca de São Paulo, e, em Minas Gerais, o Instituto Inhotim.


 

Dia Internacional dos Museus

 

E para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a B3 vai oferecer nesta quinta-feira (18) gratuidade ao público no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro. A ação se repetirá em 21/09, durante a Semana da 17ª Edição da Primavera dos Museus.


 

Match cultural

 

Além disso, a B3 lança hoje campanha que disponibilizará ingressos para casais marcarem encontros em museus patrocinados.

 

A iniciativa de marketing, criada pela agência Tech and Soul, prevê ações como interações no aplicativo de encontros Tinder, interação com influenciadores e peças em mobiliário urbano, além de redes sociais. A ação realizada com o Tinder é direcionada a usuários localizados em São Paulo. 


 

Patrocínio da B3 em números

 

Em 2022, cerca de 80 mil visitantes dos museus foram beneficiados pela iniciativa da B3. No primeiro trimestre deste ano, foram mais de 12,8 mil pessoas beneficiadas pela gratuidade patrocinada pela B3 para ingressos no MASP, Pinacoteca de São Paulo, MIS e Instituto Inhotim.

 

“Há mais de 130 anos, a bolsa do Brasil assume o compromisso de auxiliar no desenvolvimento do país, e isso não se limita à economia. Queremos expandir o acesso dos brasileiros à cultura, pois entendemos que esse é um ativo que valoriza a sociedade”, diz Bruna De Caro, superintendente de Marketing e Marca da B3. “Temos no nosso DNA democratizar o acesso das pessoas a investimentos, por meio de educação financeira. Com essa campanha, queremos reforçar nosso apoio a manifestações artísticas e culturais.”


 

Confira as gratuidades

 

São Paulo

MASP

São Paulo (SP)

Entrada gratuita na primeira quinta-feira de cada mês

https://masp.org.br/

 

MIS   

São Paulo (SP)

Entrada gratuita na 3ª quarta-feira de cada mês       

https://www.mis-sp.org.br/

 

MUB3 - Museu da Bolsa do Brasil

São Paulo (SP)

Entrada gratuita

https://mub3.org.br/

 

Pinacoteca de São Paulo

São Paulo (SP)

Gratuidade no horário de funcionamento estendido, das 18h às 20h, toda quinta-feira       

https://pinacoteca.org.br/pina/o-museu/institucional

 

Rio de Janeiro

Museu do Amanhã

Rio de Janeiro (RJ)

Gratuita nos dias 18/05 (Dia Mundial dos Museus) e 21/09 (Semana da 17ª Edição da Primavera dos Museus)  

https://museudoamanha.org.br

 

Minas Gerais

Instituto Inhotim

Brumadinho (MG)  

Entrada gratuita no último domingo de cada mês

https://www.inhotim.org.br/

 

Dia do Museu: confira dicas para aproveitar ao máximo as exposições

 

Espaço Memoria Carandiru, instalado em local que pertenceu ao antigo complexo penitenciário

 

                                                                                Divulgação


Cecília Machado, coordenadora do curso técnico de Museologia, fala sobre a importância dos museus para a sociedade


Celebrado nesta quinta-feira (18), o Dia Internacional do Museu foi criado para incentivar o costume de visitar e apreciar esses espaços culturais. A data foi instituída em 1977, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), que integra a Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para a coordenadora do curso técnico de Museologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, da Capital, Cecília Machado, esses espaços têm uma importante função social. “O museu é uma instituição a serviço da sociedade. Por meio da pesquisa, preservação e difusão do acervo, ele traz a reflexão por meio da educação e do diálogo”, comenta.

A educadora conta que o papel do museu na sociedade é dialogar. “Os museus tentam identificar no cotidiano quais são as problemáticas com as quais deverão trabalhar seu próprio acervo e respondem para a sociedade por meio da construção de uma narrativa com objetos, depoimentos e com o objetivo de que as pessoas reflitam sobre aqueles temas.”

Se antigamente, os visitantes de museus eram mais passivos, hoje eles atuam, saem das exposições debatendo e trazendo provocações sobre os temas. “Acredito que a gente não aprende em uma vista, nós refletimos sobre o que está exposto. Hoje, os processos das exposições estão muito mais voltados dar acesso para todos os tipos de público”.


Como aproveitar melhor uma visita aos museus

Cecilia dá algumas dicas para quem deseja aproveitar melhor uma visita ao museu. “É importante ir preparado, com roupas confortáveis e não se preocupar em registrar tudo com selfies e fotografias.” Para ela, é mais importante interagir com o acervo, ler as legendas, textos e absorver o conteúdo. “Se possível, é interessante agendar um passeio educativo com um guia, pois isso vai ampliar muito mais as informações que poderão ser absorvidas durante a visita”. E a dica mais importante, segundo Cecília, é não ser passivo em relação à mostra. “É preciso dialogar com a exposição.”

 

Confira algumas sugestões de museus para visitar em São Paulo:

Espaço Memória Carandiru
Endereço:
 Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – Prédio I
Informações: http://www.etecpj.com.br/memoria/

Masp
Endereço:
 Av. Paulista, 1578
Informações: https://masp.org.br/

Museu do Ipiranga
Endereço:
 Rua dos Patriotas, 20
Informações: https://museudoipiranga.org.br/

Pinacoteca
Endereço: Praça da Luz, 2
Informações: https://pinacoteca.org.br/

Museu do Catavento
Endereço: Avenida Mercúrio, s/n
Informações: https://museucatavento.org.br/

Casa Mário de Andrade
Endereço: Rua Lopes Chaves, 546
Informações: https://www.casamariodeandrade.org.br/

Casa Guilherme de Almeida
Endereço: Rua Macapá, 187
Informações: https://www.casaguilhermedealmeida.org.br/

Casa das Rosas
Endereço: Av. Paulista, 37
Informações: https://www.casadasrosas.org.br/

Museu da Língua Portuguesa
Endereço: 
Praça da Luz, s/n
Informações: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/

Museu Afro Brasil
Endereço: 
Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10
Informações: http://www.museuafrobrasil.org.br


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