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domingo, 4 de dezembro de 2022

13º salário: Especialista do CEUB dá dicas de como fazer uso inteligente do benefício

Consultor empresarial lista como prioridades a quitação de dívidas e a antecipação de despesas extras como impostos e material escolar


Entre os meses de novembro e dezembro, a maioria dos empregados costuma receber o 13º salário e esta ajuda extra sempre vem em uma excelente hora. Esse valor pode ser aproveitado para organizar as finanças e de quem pretende começar o ano novo com mais tranquilidade e paz. Eis a questão: o que fazer com esse dinheiro extra, advindo do 13º salário, para melhorar a sua vida?

Especialista em consultoria empresarial, o professor de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Max Bianchi recomenda algumas práticas para o bom aproveitamento do salário extra.


Nada de ir às compras!

O especialista destaca como prioridade quitar as dívidas, principalmente as de curto prazo. Ele explica que as melhores aplicações financeiras e investimentos, por melhor que sejam, costumam remunerar abaixo dos valores que são pagos de juros e multas de empréstimos de curto e médio prazos, por isso sugere a quitação das dívidas. “Assim, as aplicações mais seguras dificilmente irão remunerar mais do que os juros desses empréstimos. Vale muito mais pagar dívidas do que aplicar o valor”, considera Max.

No caso de prestações e boletos, sobretudo os atrasados, faturas de cartão de crédito, o saldo devedor de contas especiais e outras dívidas de curto e médio prazos, o 13º acaba sendo ideal no fim de ano. “Outro aspecto interessante é que, em alguns casos, pode-se utilizar esse dinheiro extra para negociar dívidas junto aos credores, que podem até oferecer um desconto para a quitação ou o pagamento à vista”, recomenda.

A segunda dica do consultor diz respeito a guardar parte do 13º para ajudar na quitação das chamadas 'dívidas de início de ano'. Normalmente, logo quando começa o ano, chega o momento de pagar impostos, como o IPTU e o IPVA. “Se você tiver filhos em idade escolar, é a hora de pagar a matrícula do colégio ou da faculdade, adquirir materiais escolares, uniformes e outros. O ideal é ter um extra para complementar estas despesas”, alerta.

O especialista recomenda ainda que adiantar alguns pagamentos de janeiro pode redundar em descontos junto às escolas, prefeituras e órgãos públicos e privados. A medida é válida desde que tenha a garantia de descontos para adiantar esses pagamentos ou, caso não seja possível, a alternativa é aplicar o dinheiro em investimentos de curto prazo e ganhar um pouco antes de sacar para pagar.


Papai Noel com desconto

Para quem é Papai Noel e precisa comprar presentes de final de ano, a dica é barganhar descontos para pagar as compras à vista, recorrendo diretamente ao 13º salário. Bianchi avisa que essa recomendação é apenas para quem não tem dívidas a pagar. “Tal medida pode ser muito vantajosa, quando negociada com o gerente ou dono da loja para obter descontos, uma vez que você pagará por transferência, PIX ou dinheiro”, garante o professor.

No caso dos presentes de Natal, Bianchi explica que os lojistas preferem essa negociação, pois costumam pagar porcentagens dos valores que recebem às empresas de cartão de crédito pelos pagamentos via débito ou crédito. Nesse sentido, pagar à vista, além de permitir descontos, evita o endividamento com prestações para os próximos meses - que costumam pesar no orçamento dos meses que estão por vir.


Investimento e reserva

Se o consumidor estiver endividado e não for gastar comprando presentes, a dica de ouro é investir o dinheiro que sobrou conforme o seu perfil de investidor. Para quem está começando e tem um perfil mais conservador, a melhor pedida são os fundos de renda fixa, onde os ganhos não são muito significativos, porém é mais difícil 'perder dinheiro'. Nesses casos, o professor do CEUB explica que o valor aplicado é convertido em quotas e o valor unitário dessas vai variando. Normalmente, o investimento em fundos de renda fixa costuma galgar rendimentos superiores aos da poupança, e é necessário poupar por mais tempo.

Além do ordenado extra recebido no fim do ano, o especialista alerta para a importância de ter uma reserva para emergências ou, mesmo, ir guardando dinheiro para viagens ou aquisição de bens de valor mais alto, como a troca do carro. “Se puder dispor do dinheiro por mais tempo, sugere-se, além dos fundos de renda fixa, os investimentos em CDB (Certificados de Depósitos Bancários), LTN (Letras do Tesouro Nacional), aplicações em CDI e outras onde o rendimento tende a ser um pouco mais alto, porém este ocorre em prazo mais longo".

Devido à pandemia, Max Bianchi afirma que estamos vivenciando um período de incertezas econômicas, o que acende mais um alerta para um uso consciente do dinheiro. O professor sugere que, neste mês de dezembro, o mais prudente é evitar investimentos de risco, pagar contas e tentar entrar o ano com a saúde financeira em dia.


A origem milenar das caixas de papelão

Muito comum no dia a dia das pessoas, as caixas de papelão embalam praticamente tudo que vai e vem. Sinônimo de cuidado, esse instrumento tem o propósito de guardar objetos ou proteger algo que eventualmente seja transportado. A indústria trabalha com papelão das mais variadas formas, transformando-o e deixando-o útil para muitas aplicações, essenciais para a vida das pessoas e para os negócios das empresas.

Historicamente, tudo começou na China. Durante o primeiro e segundo séculos aC, foram esboçadas as primeiras caixas de papelão. Para a produção da folha de papelão, os chineses da Dinastia Han usavam folhas de casca de amoreira tratada, cânhamo, tecido, fibra vegetal misturada com água e feita em uma pasta. Depois de misturado, a polpa formada era espalhada em uma moldura e prensada com itens pesados. O cartão, como era denominado, era usado para embrulhar e conservar alimentos.

Muito tempo depois, em 1817, o industrial britânico Sir Malcolm Thornhill introduziu caixas de papelão simples na Grã-Bretanha, onde a comparação com as caixas de papelão de transporte que vemos atualmente não existia. Ainda neste ano, na Alemanha, criou-se o mesmo produto para embalagem. Em ambos os casos, tratavam-se de materiais lisos e sem ondulações.

Mas foi somente em 1856, na Inglaterra, que os inventores britânicos Edward Allen e Edward Healey finalmente criaram o papelão, numa versão menos ondulada do que conhecemos atualmente, e com a finalidade exclusiva de ser um material de forro para chapéus altos.

Já em 1871, o americano Albert L. Jones conseguiu a patente para o uso do papel de material mais crespo e revestido de todos os lados, servindo para empacotar e transportar materiais delicados, como garrafas. Jones ficou conhecido como o “pai do papelão”.

Três anos depois, o americano Oliver Long fez uma importante descoberta, constatando que uma folha plana colada ao papel ondulado mantinha sua forma e aumentava a resistência – batizada como face simples.

A partir daí, o mundo já protagonizava autores de evoluções no mundo do papelão. Em 1890, o escocês Robert Gair fabricava sacolas de papel no Brooklin. Há vinte anos na profissão, acidentalmente, uma régua que frisava os sacos deslocou-se e passou a cortá-los. Dessa forma, descobriu-se que por corte e vinco em uma mesma operação poderia fazer caixas pré-fabricadas de cartão. Subitamente, conclui-se que peças planas fabricadas em massa, uma vez dobradas, se tornariam caixas.

O incidente – que se tornou ideia – ganhou proporção e se estendeu para o papelão ondulado, sendo viabilizada a produção industrial de caixas de papelão padrão, encostando no século XX.

O papelão é uma invenção milenar que nunca sai de moda. Para a indústria, manter-se num mercado altamente competitivo requer mais que experiência. Um parque industrial moderno, uma logística eficaz somada ao cumprimento do prazo de entrega confere a garantia de satisfação de clientes e fornecedores.

 

Cícero Mário - diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão. deltacaixaspapelao.com.br


Confiança dos empresários do comércio cresce 9,6%, em novembro

 
Classe continua a dar sinais positivos, mesmo diante de um cenário de incertezas, aponta FecomercioSP


 

Os comerciantes da cidade de São Paulo continuam otimistas com a conjuntura econômica. Em novembro de 2022, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) avançou 9,6%, comparado ao mesmo período do ano passado.
 
Os outros dois indicadores analisados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), referentes à intenção de expandir os negócios e à situação dos estoques, também apresentaram índices positivos: 10,5% e 4,7%, respectivamente.
 
O ICEC avançou 2,3% no 11º mês do ano em relação a outubro – de 122,4 para 125,2 pontos. Dentre as variáveis que integram o índice, a que avalia as condições atuais (ICAEC) cresceu 2,1%, passou de 106,1 em outubro para 108,3 pontos, no mês seguinte.
 
O IEEC, que mensura as expectativas futuras, também avançou 2,1% – de 152,9 para 156,1 pontos, na mesma comparação. A variável que avalia o índice de investimento (IIEC) subiu 2,8%, de 108,3 pontos, no décimo mês do ano, para 111,3 pontos, em novembro. Na base de comparação anual, os três indicadores registraram alta respectivas de 19,7%, 5% e 7,2%.
 
A pesquisa da FecomercioSP destaca que os empresários continuam otimistas, mesmo diante incertezas derivadas da alta de juros, do crescimento do endividamento das famílias e do fim dos estímulos, além dos problemas fiscais. Variáveis estas que ainda podem desencadear um prolongamento futuro de incertezas.


 
Expansão e contratação

A intenção dos comerciantes em expandir os negócios, avaliada pelo Índice de Expansão do Comércio (IEC), cresceu 10,5% em novembro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Entre outubro e novembro de 2022, o aumento foi de 2,3%: de 122,4 para 125,2 pontos.
 
Avanço também constatado no índice que mede as Expectativas para Contratação de Funcionários – de 122,3 para 124,9 pontos, na comparação mensal, um crescimento de 2,1%.
 
O Nível de Investimento das Empresas aumentou 8,6%, saltou de 127,7 pontos, em outubro, para 138,6 pontos, em novembro. Na comparação interanual, ambos os quesitos registraram resultados assimétricos: 7,1% e 50,2%, respectivamente.
 
É possível afirmar que o setor empresarial está mais confiante em investir neste fim de ano do que em 2021, antecipando dias melhores. Isso pode ser justificado pelo cenário sem restrições sanitárias – diferentemente do existente no período da pandemia – e pelo quadro de vacinação mais avançado.


 
Nível de adequação de estoque cresce

O número de empresários que relataram dispor de estoques adequados é maior do que os que afirmam inadequação: 56,4% contra 42,6%, respectivamente. Segundo o estudo da FecomercioSP, as festas de fim de ano e a Black Friday promovem um planejamento mais adequado para as empresas.
 
Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Estoque (IE) subiu, passando de 114,2 pontos, em outubro, para 117,3 pontos, em novembro (2,7%). Na comparação anual, o crescimento é de 4,7%.
 
A proporção dos empresários que consideram a situação adequada dos seus estoques cresceu 1,7%: de 56,8%, em outubro, para 58,5%, em novembro. Aqueles que relatam a situação inadequada para cima do desejado caiu 1,9% – de 28,8% para 26,9%, no período.
 
Segundo a FecomercioSP, a dica para as empresas é traçar planos comerciais estratégicos, buscando a melhor margem de contribuição dos produtos para aproveitar o retorno esperado durante os períodos festivos de fim de ano.
 
Atenção aos descontos concedidos, para não perder lucratividade, é outro ponto a ser levado em conta. Além disso, é hora de aproveitar a oportunidade para investir na conquista de novos clientes, mediante o bom atendimento e a utilização de marketing de conteúdo.


 
Notas metodológicas

ICEC O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla a percepção do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor (não duráveis, semiduráveis e duráveis) e por porte de empresa (até 50 empregados e mais de 50 empregados). As questões agrupadas formam o ICEC, que, por sua vez, pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo, contudo sua base amostral reflete o cenário da região metropolitana.


 
IEC

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas. Apesar desta pesquisa também se referir ao município de São Paulo, sua base amostral abarca a região metropolitana.


 
IE

O Índice de Estoque (IE) é apurado todo o mês pela FecomercioSP desde junho de 2011 com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. O indicador vai de 0 a 200 pontos, representando, respectivamente, inadequação total e adequação total. Em análise interna dos números do índice, é possível identificar a percepção dos pesquisados relacionada à inadequação de estoques: “acima” (quando há a sensação de excesso de mercadorias) e “abaixo” (em casos de os empresários avaliarem falta de itens disponíveis para suprir a demanda em curto prazo). Como nos dois índices anteriores, a pesquisa se concentra no município de São Paulo, entretanto sendo a sua base amostral considera a região metropolitana.


 
FecomercioSP


Advogado explica situação de Allan dos Santos nos Estados Unidos

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, avalia impactos do cancelamento do passaporte do blogueiro


Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes cancelou o passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. Muitos veículos de comunicação passaram a se referir a Allan, que vive nos Estados Unidos, como um “indocumentado” naquele país. Mas, de acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, a situação não é bem assim.

Muitas pessoas passaram a afirmar que Allan dos Santos agora é considerado um imigrante ilegal, indocumentado, nos Estados Unidos. “ É preciso avaliar os fatos. O ministro Alexandre de Moraes tem poder para cancelar um passaporte, mas não para cancelar um visto”, explica Toledo.

O especialista afirma que um visto é concedido por um órgão consular e um ministro não tem poder sobre ele. “Ainda que o passaporte seja cancelado, o visto continua válido. E um visto, de acordo com a jurisdição legal, não exige sequer que se tenha um passaporte válido”, revela o advogado.

Toledo explica que, com o cancelamento do passaporte, o que deve ocorrer é que o blogueiro Allan dos Santos não poderá sair dos Estados Unidos para viajar para outros países. “Ele até entraria no Brasil com o RG, mas não conseguiria voltar ao solo americano sem um passaporte. É o problema que vejo nessa situação, mas não significa que ele está indocumentado como muitos estão dizendo”, afirma. 

De acordo com o especialista, legalmente, ainda que o blogueiro esteja sem passaporte, ainda pode ter um visto que, se estiver válido,  continuará concedendo a ele um status legal. “Se o status permite, por exemplo, que ele tire uma carteira de motorista, ele conseguirá ter. Não conheço a situação dele, mas esse é o cenário legal”, explica.

Segundo Toledo, a situação se tornaria diferente se o blogueiro passasse a fazer parte da lista vermelha da Interpol. Isso porque, apesar de Allan dos Santos ser considerado foragido pela lei brasileira, a prisão é dificultada porque ele não faz parte dessa lista.

 


Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford - Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.


Toledo e Advogados Associados
http://www.toledoeassociados.com.br

ONG ‘Adote Um Gatinho’ realiza festa de 20 anos na Bienal do Ibirapuera

Divulgação/Royal Canin

Evento conta com mais de 40 expositores, menu vegetariano e vegano e emissão de RG Animal pela Prefeitura de São Paulo.


A ONG ‘Adote um Gatinho’ promove neste domingo, 4 de dezembro, um dia especial em comemoração aos seus 20 anos. Com entrada gratuita e apoio da ROYAL CANIN® marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães o evento acontece das 09h às 18h, na Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). 

Para a comemoração, a ONG preparou diversas atividades, entre elas o lançamento da linha comemorativa de produtos ‘Adote um Gatinho’, ciclo de palestras, incluindo a ministrada pela Médica-Veterinária da ROYAL CANIN®, Andresa Esteves, sobre o tema “Adotei um gatinho, e agora?”, que será realizada às 15h. 

“Começamos sem pretensões e hoje a ‘Adote um Gatinho’ é considerada a maior ONG de resgate de gatos do País. O segredo se chama AMOR. Amamos o que fazemos. Amamos finais felizes. Sabemos que, para os gatinhos que acolhemos, nosso trabalho faz toda a diferença. Preparamos essa celebração para anunciar, também, nossa linha comemorativa de produtos. Teremos o calendário, contando toda a história da ONG, canecas, tigelas, garrafinhas, blusinhas e camisetas. Isso sem contar o outlet com os itens das coleções anteriores e com produtos dos nossos parceiros, tudo em prol dos gatinhos”, comenta Susan Yamamoto, co-fundadora da ONG Adote um Gatinho. 

Para o Diretor de Marketing do canal Profissional e Veterinário da Royal Canin Brasil, Carlos Martella, o apoio ao evento está relacionado a missão da marca com a saúde e o bem-estar dos animais. “Parabenizamos a ONG Adote Um Gatinho pelos 20 anos de história e temos a honra de tê-la como parceira, em prol do bem-estar e guarda responsável dos animais. Sem dúvida, realizam um trabalho incrível e fazem uma enorme diferença na sociedade”, comenta. 

O evento tem entrada gratuita e toda a arrecadação terá renda revertida para os mais de 400 gatinhos da ONG e futuros resgates. A expectativa é de que 3 a 5 mil pessoas passem pelo local.

 

 Sobre a ONG Adote um Gatinho

A história da ONG Adote um Gatinho começou em novembro de 2002 quando Susan e Juliana se conheceram em um parque. A ideia era ajudar a capturar os gatinhos para castrar, mas acabou que as duas ficavam com dó de devolver os filhotes e os gatinhos mais fragilizados. E nessas de levar um monte de gatos pra casa nasceu a ONG, que está completando 20 anos! De lá pra cá mais de 17 mil gatos foram acolhidos e adotados. Somos uma maquininha de salvar e doar gatos. Hoje, mais de 400 gatos estão abrigados na nossa sede e em lares temporários. E tem uma palavrinha muito importante aqui dentro, que nos motiva a continuar esse trabalho: amor! 

 

Serviço

Evento: ‘Festa de 20 anos da ONG Adote um Gatinho e Bazar de Natal’

Quando: 4 de dezembro, das 9h às 18h

Onde: Fundação Bienal - Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo - SP, 04094-050)

Entrada gratuita.

 


ROYAL CANIN®
https://www.royalcanin.com/br


Falta de remédio coloca a vida de pacientes com leucemia linfoide aguda em risco

Os pacientes com leucemia linfoide aguda (LLA) estão passando por um momento muito duro. O Purinethol, medicamento quimioterápico utilizado por pacientes para tratar a enfermidade, está em falta no Brasil. Isso se dá pois, um dos componentes do remédio teve sua distribuição interrompida, fazendo com que o mesmo fosse substituído por semelhante, e tal alteração exige uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que ainda não foi expedida. 

O Purinethol possui como substância principal a Mercaptopurina, um pró fármaco que, após ser metabolizado pelo organismo, transforma-se em sua forma ativa, que atua no metabolismo celular. O medicamento tem sido usado em vários esquemas de tratamento combinado para leucemia aguda, apresentando resultados positivos que são revelados na própria bula do remédio: “A LLA pediátrica responde muito bem aos agentes quimioterápicos, sendo que mais de 90% dos pacientes conseguem uma resposta completa e aproximadamente 50% apresentam sobrevida em longo prazo”.  

O remédio também possui resultados positivos quando usado para tratamento de leucemia mieloide aguda (LMA): “A Mercaptopurina pode ser benéfica em pacientes com leucemia mieloide aguda (LMA). Um estudo piloto determinou que a Mercaptopurina em dose alta, através de infusão intravenosa contínua, seguida por citarabina, pode ser útil em crianças com leucemia mieloide aguda recentemente diagnosticada.”

Para além de seus comprovados benefícios ao tratamento de leucemia aguda, a substância presente no medicamento Purinethol é o que o faz ser relevante. A mercaptopurina não é encontrada em nenhum outro medicamento, fazendo com que esse seja insubstituível em tratamentos quimioterápicos, tornando sua falta algo preocupante para a comunidade onco-hematológica. 

Na produção de remédios ao redor do mundo são utilizados excipientes, que nada mais são do que substâncias existentes nos medicamentos que completam a massa ou volume especificado, são farmacologicamente inativos e usados como veículo para o princípio ativo, ajudando na sua preparação ou estabilidade.  

Produzido na Alemanha e exportado para diversos países do mundo, incluindo o Brasil, o Purinethol teve a distribuição de um de seus excipientes interrompida, fazendo com que o mesmo fosse substituído. Mesmo que os excipientes sejam substancias inativas, a formulação teve de ser alterada, e com isso exige-se uma nova avaliação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) acerca do medicamento.   

Essa mudança de formulação já foi aprovada e implementada a partir de 2018, em mais de 40 países, como Alemanha, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Suécia, França. Porém, a ANVISA ainda não concedeu tal aprovação devido a alteração de um dos parâmetros analisados, que segundo a própria agência “pode-se esperar que as reações adversas do medicamento sejam mais frequentes e de magnitude maior do que aquelas oriundas da administração do produto anteriormente à alteração pós registro, embora não seja possível determinar o grau deste aumento”. 

Devido à gravidade que a falta desse medicamento representa, a ANVISA liberou o fornecimento de 23 mil unidades do medicamento para uso monitorado em pacientes, no entanto, essas unidades não podem ser vendidas pois a embalagem está em alemão, fazendo com que o uso fique restrito aos pacientes participantes da pesquisa. 

A análise da ANVISA encontra-se em fase final de avaliação, porém sem previsão de liberação. 

Como medida de urgência, a Aspen Pharma – laboratório que produz Purinethol – adiou o prazo de validade em 48 meses, dos lotes que venceriam em outubro de 2022, afim de abastecer limitadamente os pacientes enquanto aguardam a aprovação da ANVISA. A ampliação do prazo de validade de Purinethol foi baseada em estudos que demonstraram a estabilidade do medicamento durante este período, fazendo com que seja inexistente a presença de riscos à saúde daqueles que tomarem o medicamento fora do prazo de validade inicialmente estabelecido. 

Os lotes disponíveis para adiamento de validade estão sendo comercializados e podem ser requisitados através de um número de telefone disponível no site da Aspen Pharma. No entanto, ao tentar entrar em contato com tal número, que seria o único meio de comercialização do remédio, não obtivemos resposta. Fazendo com que se levante a dúvida: ainda existe disponibilidade de tal medicamento, ou todos os lotes já foram comercializados e os pacientes estão oficialmente sem remédio?

 

Ana Beatriz Calistro Aith - graduanda em jornalismo na Faculdade Cásper Líbero


Dicas para quem quer mudar de profissão ou buscar novas oportunidades neste final de ano

Shutterstock
Cerca de 80% das pessoas que buscam um consultor de imagem têm como resultado uma maior segurança para alcançar a mudança almejada, de acordo com dados divulgados pela Associação Internacional dos Consultores de Imagem (AICI). Para quem está buscando uma vaga de trabalho neste final de ano ou uma recolocação profissional em 2023, ter a orientação de um especialista contribui no processo seletivo.  

É o caso da advogada Ângela Beatriz Toso, de 41 anos, que passou por uma gravidez em 2020 e resolveu voltar a trabalhar em 2022. Ela conta que não sentia segurança e não se identificava mais com suas roupas e com o seu corpo, até encontrar a consultora de imagem Mariana Valentin, formada no Centro Europeu. "Eu tinha algumas entrevistas de trabalho e nada ficava bem. Estava sem condições de comprar tudo novo. Então pedi auxílio para uma consultora de imagem, que me ajudou a adequar a minha imagem com as peças do meu armário. O resultado foi 100% de sucesso, consegui a colocação que eu pretendia e ainda aprendi muito e uso todas as dicas no meu dia a dia", conta Ângela, que hoje atua com contratos comerciais. 

De acordo com o supervisor do curso de consultoria de imagem do Centro Europeu, Pablo Inisio, a construção de imagem é desenvolvida através de três pilares: aparência, comportamento e comunicação. "Esses elementos são trabalhados a partir de técnicas de autoconhecimento que ajudam a valorizar as características de cada um e a transformar em algo positivo para a sua imagem", afirma.  

Com o objetivo de auxiliar os profissionais que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, separamos dez dicas essenciais, explicadas por Pablo, envolvendo os três pilares fundamentais desta área:  

1 - CUIDE DAS REDES SOCIAIS - Elas devem refletir o quanto é competente para desenvolver a função que está buscando, pois, atualmente, é comum que as empresas pesquisem o perfil dos profissionais.
 

2 - VISTA-SE PARA O CARGO ESPERADO - Observe como veste-se a pessoa que está na posição que almeja, os cuidados com a imagem que adota e o que usaria. “Olhe-se no espelho e veja o que precisa ajustar”, afirma o consultor.
 

3 - CUIDADO COM OS SABOTADORES DE IMAGEM - Aqui estamos falando de tudo que passa uma imagem de falta de cuidado, como a raíz do cabelo por fazer, esmalte descascado, calçados sujos, bolsas arranhadas, roupa desbotada, manchada, rasgada ou faltando botões. Mantenha sempre o cabelo bem penteado e cortado, com uma hidratação adequada e bom cuidado com a pele.

 

4 - ALINHE O GUARDA-ROUPAS - É importante ter peças versáteis que possam ser utilizadas no dia a dia e no ambiente de trabalho, composições que permitam criatividade, empoderamento e aprender a usar a peça que já possui de forma correta.

 

5 - CONHEÇA A EMPRESA - Pesquise sobre a filosofia do local, sobre como as pessoas que trabalham nesta empresa se vestem, se comportam e onde frequentam. Isso permite passar uma conexão no momento da entrevista e mostrar que já pertence ao local.
 

6 - CUIDADO COM O COMPORTAMENTO - Comprimente adequadamente seu entrevistador; como vai olhar, falar, tenha respostas assertivas, fale das próprias competências e tenha uma aparência que traga credibilidade. Atenção à concordância verbal e a forma correta de pronúncia das palavras.
 

7 - CUIDADO COM AS FOTOS DE PERFIL - Desde o WhatsApp até o Linkedin, a imagem deve refletir quem você é. Não deve-se usar paisagens, fotos de animais ou filtros que mudam sua aparência.

 

8 - PEÇAS CHAVES - No guarda-roupas, invista em peças chaves e duráveis, avalie a qualidade do tecido e se será muito utilizada. Boas opções são blazer azul marinho, calça de alfaiataria, camisa branca e jeans escuro de corte reto.

 

9 - EVITE EXCESSOS - Brincos ou colares grandes, unhas em gel muito coloridas, roupas curtas ou apertadas não se adequam bem ao ambiente de trabalho.

 

10 - SEJA GENTIL - Comprimentar e ter educação é indispensável. O comportamento vale muito nessa hora.

 

Centro Europeu

https://centroeuropeu.com.br/portal/


As crianças e a política

Divulgação
Em tempos de tanta violência, intolerância e desrespeito é preciso, com urgência, voltar os olhares para a pureza, a doçura e o amor genuíno das crianças que são, não apenas o futuro distante, mas sim o mais real presente. Falar de política com as crianças não se resume ao que acontece no ano eleitoral, faz parte da educação familiar que se inicia quando a vida é gerada com amor, respeito e todos os cuidados necessários.

A política começa dentro de casa quando a criança aprende a dividir o alimento, a doar os brinquedos e as roupas para os necessitados. A família é o principal meio de formação, de convicções e de valores para a vida da criança e a escola é a continuidade dessa formação. O aluno se apresenta como um reflexo do exemplo familiar.

A política é (ou deveria ser) um conjunto de ações e atitudes realizadas pelas pessoas com o objetivo de ter uma convivência respeitosa e harmônica com total pluralidade social. É incrível presenciar, em grupos de crianças, a naturalidade em ajudar o colega com qualquer tipo de dificuldade, no sentido real da verdadeira inclusão; perceber que criança não utiliza somente o lápis de cor rosado para retratar todos os tons de pele; o ensinamento com afinco em casa de como economizar água e tantas outras ações de amor e verdade. Como professora, tive esse privilégio!

Acredito plenamente que o poder transformador para melhorar tudo no nosso país está na educação básica, feita pela família e pela escola, com resultados imediatos. Precisamos aprender com as crianças a forma mais pura, verdadeira e genuína de amar a natureza, os animais e acima de tudo o próximo, independentemente de qualquer diferença.

Por isso, é essencial que elas conheçam o papel de cada cargo político e saibam diferenciar aqueles que governam para o povo e quem governa apenas para os seus. Brasília hoje é considerada por muitos como símbolo de corrupção, mas a partir da educação podemos formar cidadãos que, num futuro próximo, transformarão esta realidade. A política que queremos deve começar agora, pelos pequenos. Do contrário, não conseguiremos eliminar as desigualdades e não veremos nosso país crescendo forte. As crianças são sim o futuro, mas o que elas aprendem depende unicamente da educação que proporcionamos hoje.

 

Gabi Vasconcelos -  alfabetizadora e autora do livro Minha Brasília


Neste Natal, doe calçados novos e presenteie crianças e adolescentes da região Sul de SP

Os atendidos pela Legião da Boa Vontade em Cidade Dutra, região Sul de São Paulo, residem em comunidades extremamente vulneráveis e a pandemia da Covid-19 trouxe muitos impactos sociais agravando ainda mais a situação das famílias. Roupas, calçados e outros acessórios ficam em segundo plano, visto que a prioridade para elas é o alimento à mesa. A falta de calçados, por exemplo, faz com que, muitas vezes, meninos e meninas se ausentam da escola e do próprio atendimento social.   

Por isso, sempre na luta para promover maior qualidade de vida para crianças e adolescentes atendidos em suas unidades socioassistenciais, a LBV está mobilizando neste Natal, doações de calçados novos (numeração do 27 ao 43), para que sejam destinados às famílias em vulnerabilidade social.   

As doações podem ser entregues até o dia 12/12 no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV localizado na Av. Jacinto Júlio, 59, no Jardim Satélite, região de Cidade Dutra, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.   

Participe dessa ação solidária e presenteie uma criança neste Natal. Informações pelo telefone (11) 3225-4656. 

 

Serviço: 

Ação: Arrecadação de calçados novos – numeração do 27 ao 43. 

Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 14 anos atendidos pela Instituição. 

Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. 

Endereço: Av. Jacinto Júlio, 59, Jardim Satélite, zona Sul - São Paulo/SP. 

Informações: tel.: (11) 3225-4656 | www.lbv.org.br

 

Campanha “Dedicação Que Transforma”, do Instituto Horas da Vida, que convida médicos ao voluntariado, encerra no dia 16 de dezembro

Ação é fruto da parceria com a farmacêutica Zodiac e tem como objetivo incentivar o engajamento de médicos em projetos sociais

A campanha Dedicação Que Transforma, que pretende engajar médicos de todo o país a se tornarem voluntários em projetos sociais, entrou na reta final e será encerrada no dia 16 de dezembro

 

Ação é uma parceria do Instituto Horas da Vida, que leva atenção em saúde primária a populações em situação de vulnerabilidade social por meio de uma rede de profissionais de saúde voluntários, com a farmacêutica Zodiac. Os profissionais que se cadastrarem no portal Vertismed terão acesso aos conteúdos especializados gratuitos por meio da plataforma de Educação Médica Continuada da Zodiac. O objetivo da campanha é chegar a 15 mil cadastros. Se a meta for atingida, a Zodiac irá doar R$ 50 mil em apoio ao Horas da Vida. 

Para Rubem Ariano, fundador do Instituto Horas da Vida, a campanha incentiva a cultura do voluntariado para as causas sociais e também o contínuo aprendizado na área da saúde. 

“Nós acreditamos que quando um médico decide doar uma hora do seu dia para atender uma pessoa em situação de vulnerabilidade, seu atendimento poderá ser decisivo no futuro de uma família. O mais interessante nessa parceria é que, não apenas estamos articulando voluntários, como também fomentando a busca com conhecimento especializado e de qualidade”, comenta. 

A plataforma Vertismed oferece aulas médicas, cursos, arquivos com realidade aumentada, artigos, e eventos na área da saúde em 12 áreas de especialidade: dor, endocrinologia, geriatria, ginecologia, hematologia, urologia, psiquiatria, neurologia, oncologia, ortopedia, pneumologia a reumatologia; além de informações sobre farmacovigilância. Há, ainda, cursos livres de pós-graduação e simpósios online gratuitos. 

Os profissionais de saúde que desejarem se engajar na causa devem fazer um cadastro no endereço https://br.vertismed.com/dedicacao-que-transforma/. O acesso é totalmente gratuito.

 

Sobre o Instituto Horas da Vida

O Instituto Horas da Vida é uma instituição sem fins lucrativos, que atua, desde 2013, por meio de uma rede de voluntários de profissionais da saúde, promovendo a inclusão social e o acesso gratuito à saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com foco na atenção primária em 30 especialidades e possui ações como: consultas, exames, mutirões, palestras sobre saúde e doação de óculos. Possui, entre outras certificações, o Selo Doar, que atesta a transparência nas ONGs brasileiras. Desde o início da pandemia da Covid-19, tem desenvolvido projetos especiais e parcerias em benefício de grupos diretamente atingidos, como idosos, Hospitais filantrópicos e os próprios profissionais de saúde. Mais informações em www.horasdavida.org.br


Férias coletivas e individuais: regras e direitos

Para muitos empreendedores, contratar o primeiro funcionário é motivo de grande alegria. Ver o sonho do próprio negócio se tornando realidade e ter a condição de aumentar o time, certamente é bastante motivador.

Claro que junto ao novo membro da empresa, vêm diversas etapas e regras que devem ser respeitadas nos direitos trabalhistas, entre elas, as férias.

Para estabelecer um relacionamento saudável entre empresas e profissionais, Paulo Faganello, diretor do Departamento Pessoal da Razonet Contabilidade Digital fala sobre algumas diferenças das férias individuais e coletivas, direitos dos estagiários e dos trabalhadores intermitentes.

 

Férias Individuais

Direito garantido por lei ao trabalhador; artigo 129 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), após completar um ano de atividade na empresa.

- Características:

• Deve ser informada pelo empregador com 30 dias de antecedência;

• Deve ser paga até dois dias antes do empregado entrar de férias;

• Deve ser concedida dois dias antes do final de semana e feriados;

• Podem ser divididas em até três vezes, desde que o período mínimo seja de 14 dias e os demais de 5 dias;

• O colaborador pode vender no máximo 1/3 das férias.

 

Férias coletivas

A empresa inteira ou determinados departamentos entram em recesso ao mesmo tempo, geralmente quando há menos demanda por parte dos clientes ou quando o empreendedor julgar conveniente.

- Características:

• O empregado não precisa completar um ano de empresa para ter direito às férias coletivas;

• O empregador deve avisar com 15 dias de antecedência e informar a agência fiscalizadora do trabalho (exceto micro e pequenas empresas – estas precisam informar somente o empregado);

• Podem ser fracionadas em até dois períodos de, no mínimo, 10 dias; considerado licenças remuneradas;

• O empregado é obrigado a tirar férias coletivas mesmo contra sua vontade, porque da mesma forma que é um direito individual, deve ser aplicado e respeitado da forma coletiva.

 

 Estagiários

Mesmo não tendo vínculo empregatício, eles têm direito às férias. O que muda é que o estagiário não recebe o acréscimo de 1/3 do salário.

 

Trabalhadores intermitentes

Algumas empresas contratam funcionários temporários ou chamados de intermitentes para cumprir as demandas da empresa em determinado período do ano.

• Exercem sua atividade principal, recebem férias e 13º salário diretamente na folha de pagamento do mês;

• Possuem direito a tirar férias, sendo que não são remuneradas, uma vez que esse valor já foi pago anteriormente;

• Recebem por horas trabalhadas e devem ser convocados com 24 horas de antecedência.

 

Razonet

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Como se adaptar às mudanças do novo ensino médio?

Novo ensino médio vai permitir que os jovens escolham parte do ensino em que desejam aprofundar seus conhecimentos 
Foto: Mariana Fraga/Colégio Integrado

Novidades exigem várias adequações dos colégios para que ensino seja direcionado às aptidões individuais do estudante

 

O novo ensino médio – aprovado pela Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 – está sendo implementado nas escolas públicas e privadas de todo Brasil. Pelo cronograma do Ministério da Educação (MEC), as mudanças devem acontecer gradualmente até 2024. 

Os objetivos envolvem atrair o interesse dos estudantes da última etapa da educação básica e diminuir os indicadores de evasão escolar. De acordo com o IBGE de 2019, 11,8% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam fora da escola; índices muito diferentes da faixa etária entre os 6 e 14 anos, em que a taxa de presença era de 99,3%. 

Entre as principais alterações do novo ensino médio estão o aumento da carga horária - de 2.400 horas para 3 mil horas de estudos – e a possibilidade de os jovens escolherem parte das disciplinas que querem cursar no terceiro ano, com um olhar mais voltado ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo. 

Segundo Ana Paula Previate, diretora do Colégio Integrado de Campo Mourão, as escolas e os alunos agora têm mais liberdade para definirem parte de sua estrutura curricular a partir da demanda, necessidades e interesses de ambos. “A principal vantagem está na flexibilidade nas matérias. As disciplinas foram divididas em áreas que permitirão um estudo menos pesado e mais direcionado”, explica.

 

Itinerários formativos e projeto de vida

Das 3 mil horas de estudos, 1.800 devem ser destinadas à formação geral que englobam os conteúdos obrigatórios a todos os estudantes e formam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As outras 1.200 horas serão a parte flexível, em que os alunos vão estudar seus itinerários formativos. 

De acordo com o referencial curricular do novo ensino médio do MEC, os objetivos dos itinerários são “aprofundar as aprendizagens, consolidar a formação integral dos alunos, promover a incorporação de valores como ética, democracia, justiça social e desenvolver habilidades que permitam aos estudantes ter uma visão de mundo ampla e heterogênea”. 

Além disso, a lei dispõe sobre o desenvolvimento do projeto de vida do estudante para que ele seja capaz de fazer escolhas responsáveis e conscientes, de acordo com seus interesses e aptidões. 

Os itinerários poderão ser escolhidos em quatro áreas de conhecimento (linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e sociais e matemática) ou um ensino técnico, ou ainda um modelo integrado, que combine mais de uma área. Dessa forma, as escolas deverão implementar um programa que coloque os estudantes para refletir sobre suas possibilidades de aprendizado e suas escolhas para o futuro pessoal e profissional, baseado no desenvolvimento de competências socioemocionais. 

“No Colégio Integrado, o Componente Curricular de Empreendedorismo e o Novo Mundo do Trabalho, possuirá parceria, a partir de 2023, com o Sebrae. Isso fará com que as atividades, inovações e projetos de nossos alunos, tutelados pelos nossos professores, tenham o selo e acompanhamento de uma das principais instituições de fomento ao empreendedorismo, em nosso país”, explica o coordenador do Ensino Médio, Thiago Veronezzi.

 

Soft skills são diferenciais na formação

As soft skills são habilidades comportamentais relacionadas à maneira como a pessoa lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações. “As hard skills estão relacionadas com o conhecimento técnico específico e à formação. As soft skills são traços de personalidade. As duas são cruciais para desenvolver um profissional completo”, resume a diretora do Colégio Integrado. 

As hard skills são as habilidades que podem ser aprendidas e ensinadas por meio de cursos, treinamentos e workshops. São as aptidões técnicas de um profissional como uma graduação, o conhecimento em uma língua estrangeira, cursos técnicos, mestrados e doutorados, por exemplo. 

Já as soft skills tratam de habilidades ligadas diretamente às aptidões mentais de um candidato e a sua capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais, pois envolve comunicação assertiva, inteligência emocional, resiliência, proatividade, resolução de conflitos, liderança etc. 

“Ao longo dos últimos anos, o Ensino Médio do Colégio Integrado conta com a parceria e projetos conjuntos com os cursos de graduação do Centro Universitário Integrado. Neste sentido, através de atividades variadas, como o projeto Integrado Pró-Cidadania, que acontece juntamente com o curso de Direito, propicia aos nossos alunos habilidades e desenvolvimento de competências que envolvem questões envolvendo a cidadania, o civismo, e a formação enquanto um indivíduo crítico e ativo socialmente”, destaca Ana Paula Previate.

 

O colégio ideal para o novo ensino médio

Ana Paula defende que toda mudança precisa ser bem analisada e, ao falar em educação, pais e responsáveis devem questionar qual é o tipo de ensino que desejam para seus filhos. Para ela, mais importante do que as disciplinas em si, a escola deve compartilhar uma visão semelhante à da família e do aluno. 

“A família deve optar por um colégio em que haja identificação de valores e princípios. É fundamental analisar a parte pedagógica da instituição e a metodologia usada. Também deve ser observada a infraestrutura disponível, já que o aluno vai passar boa parte do dia, da semana, do mês e do ano dentro no colégio”, salienta. 

A diretora do Colégio Integrado de Campo Mourão ainda reforça para que se analise a filosofia da instituição de ensino, os procedimentos de trabalho, a tecnologia utilizada para potencializar o aprendizado, a presença de orientadores educacionais e a facilidade de acesso da família aos professores, coordenadores e diretores.


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