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quarta-feira, 25 de maio de 2022

Vestibulinho: sai o resultado dos pedidos de redução da taxa de inscrição

 

        Candidato beneficiado deverá efetuar sua inscrição no período de 25 de maio a 6 de junho

Foto: Gastão Guedes



Solicitantes podem conferir, pela internet, se foram contemplados com o benefício; inscrições para processo seletivo das Etecs vão

até dia 6 de junho e prova ocorre em 3 de julho

 

Já está disponível o resultado dos pedidos de redução de 50% do valor da taxa de inscrição do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2022. O material pode ser consultado no site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova do Vestibulinho será aplicada no dia 3 de julho, de forma presencial. 

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá efetuar sua inscrição no Vestibulinho para o segundo semestre, no período de 25 de maio a 6 de junho, exclusivamente pela internet. Caso o interessado não tenha acesso a computador e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para que seja realizada a inscrição. É preciso entrar em contato com a unidade para saber datas e horários disponíveis, antes de ir ao local. 

O Vestibulinho para o segundo semestre de 2022 oferece mais de 43 mil vagas para cursos técnicos, Especializações Técnicas e para vagas remanescentes de segundo módulo. A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet. 

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha disponível no menu “Área do candidato” e imprimir o boleto bancário para o pagamento da taxa. O valor deve ser pago em qualquer agência bancária, via internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta disponível no site oficial do processo seletivo, com cartão de crédito, até o dia 6 de junho. 

O fornecimento de informações corretas é de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, disponibilidade de cursos e vagas de cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

 

Inclusão social 

O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 6 de junho. 

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deverá informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico para isso. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente. 

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pela internet


 Centro Paula SouzaAutarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil alunos.


Crianças Desaparecidas: em campanha, SBP e CNMP fazem recomendações a pediatras e famílias

Cerca de 50 mil crianças e adolescentes desaparecem anualmente no Brasil, sendo que 10% não retornam para suas famílias, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). As causas mais comuns para explicar esse desaparecimento são adoção ilegal, tráfico de órgãos, trabalho escravo, exploração sexual e outros. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) - em alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, celebrado nesta quarta-feira (25 de maio) - reforça os alertas presentes na campanha nacional desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para promover uma política de enfrentamento a esse triste cenário, envolvendo mídia, governo e população. 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO
  

A ação conta com a publicação de documento sobre o assunto, além de cards para as redes sociais em que são listadas as principais recomendações voltadas às famílias e aos pediatras -- já que por algum momento essas crianças podem passar por atendimentos em postos de saúde ou consultórios. 

A presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, é uma das entusiastas dessa luta. “Trata-se de um drama que passa desapercebido para a maioria das pessoas, mas com consequências profundas para milhares de famílias. É preciso quebrar esse pacto de silêncio e colocar esse tema na ordem do dia da agenda pública”, defendeu. 

O secretário geral da SBP, dr Sidnei Ferreira, concorda com a necessidade de se priorizar o assunto. “Colocar esse tema diariamente, em todos os meios de informação disponíveis, nos lares, escolas, clubes, associações, ONGs, aeroportos, estações de ônibus, trem, metrô e barcas, incluindo hospitais, prontos-socorros e unidades básicas de saúde; divulgar e distribuir cartilhas com linguagem simples e acessível para evitar o desaparecimento e para agir caso suspeite ou constate o desaparecimento são os alertas dessa campanha de sensibilização da SBP”, disse. 

RECOMENDAÇÕES -- No documento elaborado pela SBP e CNMP, os especialistas fazem um convite aos grupos organizados da sociedade, além de escolas e estabelecimentos de saúde, segurança e justiça entre outros, para o envolvimento na causa. Entre as recomendações listadas aos pediatras estão a necessidade de sensibilizar a administração dos serviços de saúde, em especial a rede pública, para que exijam, na admissão do paciente, a documentação do acompanhante e da criança ou adolescente para identificar o vínculo existente. 

Para as famílias, uma das principais recomendações é incentivar pais e responsáveis a emitir a carteira de identidade (RG ou Passaporte) ainda na infância. Esse documento oficial de identificação -- com a foto da criança e o nome dos genitores ou responsáveis -- pode dificultar ações de subtração e facilitar a busca, localização e identificação em caso de desaparecimento.


Mais Shopping promove evento gratuito para a população sobre declaração de Imposto de Renda

Parceira com a Unisa, traz professores para levar conhecimento e orientações sobre as exigências da Receita Federal

 

 

O prazo para o envio da Declaração de Imposto de Renda termina no mês de maio e quem perder esse prazo deverá pagar uma multa que pode chegar a 20% do valor do imposto devido. Para ajudar o contribuinte, tirando dúvidas e orientando sobre como proceder para se regularizar, o Mais Shopping em parceira com a Unisa, Universidade Santo Amaro promove nos dias 27 e 28 de maio, um plantão de dúvidas sobre o Imposto de Renda, com os professores de contabilidade da universidade. 

 

Os plantões de atendimento começam nesta sexta-feira, das 12h às 18h, no piso 2° Piso do Mais Shopping. Para ficar por dentro das novidades do empreendimento, basta fazer o download do app oficial, disponível nas plataformas digitais, ou acessar o site www.maisshopping.com.br. O Mais Shopping fica na Rua Amador Bueno, 229, em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo.

 

Serviço:

Campanha de Imposto de Renda 2022 – Plantões de dúvidas

Datas: 27 e 28 de maio

Horário: 12h às 18h


Decreto constrói um cenário promissor para o desenvolvimento do mercado de carbono no Brasil, afirma especialista

Texto cria políticas públicas de longo prazo alinhadas com os compromissos assumidos pelo país na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, explica Rebeca Stefanini, do Cescon Barrieu Advogados


O Decreto Federal nº 11.075/2022 publicado na última sexta-feira (20), com o objetivo de pormenorizar as disposições da Política Nacional de Mudança do Clima (Lei Federal n. 12.187/2009), traz uma importante sinalização do posicionamento do país em relação às discussões sobre enfrentamento das mudanças climáticas e valorização dos ativos ambientais. Essa é a opinião de Rebeca Stefanini Pavlovsky, advogada associada do Cescon Barrieu Advogados na área de direito ambiental. Um dos diferenciais do texto é o início da regulamentação do mercado voluntário de carbono no Brasil.

“O texto auxilia na construção de um cenário promissor no contexto do aumento de apetite de investimento em projetos que geram créditos de carbono e externalidades positivas ao meio ambiente e aos stakeholders afetados. O objetivo é o de criar políticas públicas de longo prazo e independentes da mudança de governo sem interferir no que o setor privado já vem articulando e realizando”, afirma ela. Sobre o assunto, Rebeca pontua que há previsão expressa de compatibilização com outros ativos representativos de redução ou remoção de gases de efeito estufa, como é o caso dos CBIOs criados pelo RENOVABIO.

O texto conceitua crédito de carbono como um “ativo financeiro e ambiental transferível e representativo de redução ou remoção de uma tonelada de dióxido de carbono equivalente”. A advogada do Cescon Barrieu explica que o decreto, desenvolvido entre o poder público, empresas e o mercado financeiro, é uma importante sinalização dos próximos passos e do posicionamento do país em relação às discussões sobre o assunto. “O texto foi até o limite do que era permitido ao Poder Executivo no exercício da competência regulamentar e, assim, as discussões do PL que regulamenta o mercado de carbono continuam. Neste âmbito, espera-se que sejam definidas as formas de cap and trade, governança e taxonomia”, destaca ela referindo-se ao Projeto de Lei n. 2.148/2015 que tramita na Câmara dos Deputados e que teve parecer aprovado na última quinta-feira (19).


Mais detalhes sobre o texto

O Decreto nº 11.075/2022 estabeleceu os procedimentos para elaboração dos Planos Setoriais de Mitigação das Mudanças Climáticas e instituiu o Sistema Nacional de Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SINARE-GEE), sob responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente. O SINARE-GEE reunirá informações sobre o registro das emissões, compensação de Gases de Efeito Estufa (GEE), transferência, transações e aposentadoria de créditos.

Os Planos Setoriais deverão prever metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) para os setores de geração e distribuição de energia elétrica, transporte público urbano e nos sistemas modais de transporte interestadual de cargas e passageiros, indústrias de transformação, bens de consumo duráveis, químicas fina e de base, de papel e celulose, mineração, construção civil, serviços de saúde e agropecuária. O setor empresarial poderá apresentar sugestão de metas e de procedimentos para mensuração e verificação no prazo de 180 dias contados a partir da publicação do Decreto, prorrogável por igual período. Também poderão ser definidos os planos setoriais e isenção tributária para a comercialização de créditos de carbono para o investidor estrangeiro. “Dessa maneira, o mercado brasileiro que é o maior potencial de mercado de carbono do mundo poderá ser alavancado” finaliza Rebeca.

 


Cescon Barrieu

www.cesconbarrieu.com.br


Os cinco maiores erros no processo de apurações fiscais

O sistema tributário do Brasil se configura como um dos mais complexos do mundo. E, se adequar a tantas normas e leis prevista pela Constituição Federal, continua sendo um dos grandes desafios enfrentados por diversas organizações.

Segundo dados do Instituto Brasileiro do Planejamento e Tributação (IBPT), cerca de 32 mil normas tributárias foram criadas no país desde a Constituição Federal, de 1998 – totalizando uma média de 46 novas regras a cada dia útil nesse período.

Esse número elevado de informações e regras a serem seguidas impacta, diretamente, em diversos problemas das empresas na hora de administrar a área fiscal. Até porque, em muitos casos, a falta de conhecimento amplo de todas as normativas previstas em lei e dificuldades sistêmicas para execução de tarefas, corrobora ainda mais com as complexidades existentes da área.

Nesse cenário, listo os cinco maiores erros no processo de apurações fiscais cometidos pelas organizações:


#1 - Falta de análise de aderência das atualizações fiscais: com a constante criação de diversas regras, é dificultado o acompanhamento por parte da equipe fiscal. Isso reverbera na interpretação equívoca das novas normativas e internalização de tais alterações dentro do cenário da empresa.


#2 - Inserir dados incorretos na emissão de documentos fiscais: é importante levar em conta que qualquer erro declarado em documento fiscal pode acarretar multas pesadas para a empresa – o que se reflete automaticamente nos impactos financeiros a serem sentidos pela organização.


#3 - Falta de agenda tributária e monitor de obrigações para o controle de vencimentos: a ausência de tais itens impossibilita o ganho de agilidade no fluxo de trabalho. Sendo que, através da aquisição da agenda tributária, é permitido um maior controle de vencimentos e acesso facilitado de consulta de informações através da atualização eficiente dos status.


# 4 - Falta de investimento em tecnologia e soluções fiscais embarcadas no ERP: investir em tecnologia é uma importante ferramenta para reduzir o tempo de fechamento fiscal e custos da companhia. Através de uma solução fiscal robusta, torna-se possível automatizar tarefas normalmente executadas de forma manual


#5 - Falta de histórico e backup das informações: ao utilizar uma solução fiscal como repositório único das informações e armazenamento, torna-se possível acessar de forma rápida o histórico das obrigações.

Diversas são as razões que desencadeiam tais erros cometidos pelas companhias. Dentre elas, está a falta de investimentos necessários na área tributária, considerada ainda por diversas culturas como um departamento do Fisco dentro da empresa.

Outro ponto que também pode ser apontado é que, mesmo diante de tamanhos avanços tecnológicos, ainda existe uma falta de ofertas de sistemas que automatizem e digitalizem as operações. Assim, tarefas com alto teor de complexidade são desempenhadas de forma manual, estando ainda mais suscetíveis a erros.

Por isso, o meio eficaz de corrigir as taxas de erros e realizar uma apuração fiscal eficiente é através do uso de sistemas embarcados em tecnologia de gestão. Essa medida viabiliza os processos e auxilia na assertividade e implantação das constantes mudanças presenciadas no setor tributário. Até porque, não basta apenas identificar os problemas, é necessário ir atrás da solução.

 

Ricardo Rocha - especialista em inteligência fiscal na Seidor, empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI.

 

Seidor

http://www.seidor.com.br

 

Tendências tecnológicas da indústria 4.0 possibilitam trabalho mais inteligente focado em resultados

Na semana em que se comemora o Dia da Indústria destacamos quais são as tecnologias que dão suporte ao segmento


Divulgação Mobil

O futuro da indústria é inteligente, conectado e focado em resultados. A medida em que a concorrência aumenta, as empresas precisam readaptar seu modelo de negócio e, dessa forma, a indústria avança rapidamente. Hoje é comemorado o Dia da Indústria e a marca de lubrificantes MobilTM, referência em produtos de alta tecnologia para o setor, destaca quais são as tecnologias que dão suporte à Indústria 4.0. 

Das microempresas às grandes empresas, a Indústria 4.0 permite uma maior eficiência fabril e partir de operações orientadas a tecnologias como Inteligência Artificial, computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT) e robótica, entre outras. Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria mostrou que a adoção de tecnologias aumenta em 22% a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas. Apesar de o conceito de Indústria 4.0 ser bem difundido no Brasil, a prática é totalmente diferente. Existe ainda o desafio dos negócios industriais, que precisam identificar as tecnologias mais adequadas para suas operações. 

Foi em 2011 que o mercado ouviu falar, pela primeira vez, do conceito de Indústria 4.0, durante a Hannover Messe, uma das principais feiras mundiais do setor de automação industrial, na Alemanha. Em resumo, o conceito pode ser explicado como o uso de diferentes tecnologias para criar redes inteligentes que vão conectar e integrar toda a cadeia produtiva de uma indústria. Listamos abaixo algumas tendencias que sustentam esse pilar.

 

Big data e análise de dados

Reúne o “mar de dados” em uma estrutura sistematizada e digitalizada, com precisão e em tempo real

 

Robótica

Representa aumento da produção e significativa redução de custos. É cada vez mais disseminada nas plantas industriais.

 

Simulações computacionais

Proporcionam visão do mundo fpisico adaptado ao virtual. Facilitam tomadas de decisão e garantem otimização de recursos

 

Internet das Coisas

Conecta rede de objetos físicos, ambientes e máquinas por meio de sensores e softwares inteligentes. Possibilita acesso às informações armazenadas em banco de dados na nuvem a partir de qualquer lugar, a qualquer momento.

 

Cibersegurança

Com o grande volume de dados armazenados e a interligação com toda a cadeia, ter procedimentos de governança será essencial par qualquer fábrica.

 

Cloud Computing (Computação em Nuvem)

Banco de dados virtual, reflete-se em redução de custo, tempo e ganhos de eficiência.

 

Manufatura aditiva

A chamada impressão em 3D amplia a gama de aplicações nos produtos, além de possibilitar a criação de peças customizadas de maneira rápida e precisa.

 

Integração de sistemas

Conecta os sistemas da empresa com o ecossistema a que ela está inserida na cadeia, como clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros.

 

Realidade Aumentada

Possibilita aumento na eficiência da indústria, principalmente no que diz respeito à manutenção. Auxilia também na capacitação profissional.

 

 

 Mobil™

 https://www.mobilindustrial.com.br/blog

 

3 Dicas para mães empreendedoras

A taxa de ocupação das mulheres no início da pandemia foi reduzida a 39,7%, fazendo do empreendimento uma necessidade e urgência, já que muitas não contam com uma rede de apoio. O que surgiu como necessidade básica tornou-se grande motivo de realização para muitas delas. Na região metropolitana de Belo Horizonte, duas mães organizaram um grupo de mais de 50 mulheres que empreenderam em conjunto e fundaram o Compre de uma Mãe. Karen Louise, uma das fundadoras e diretora executiva da rede, dá 3 dicas para mães empreendedoras. Acompanhe:


1.   Organize seu tempo

O planejamento das tarefas relacionadas ao empreendimento pode ser feito semanalmente, com ajustes diários. Muitas mães têm um pouco mais de tempo livre aos finais de semana, quando podem contar com a presença de outros adultos para dividir o tempo de cuidado com as crianças. Separe, por exemplo, 30 minutos do seu domingo para organizar as tarefas principais da semana. Você pode colocar em cada dia uma tarefa mais importante e elaborada, complementando com outras que poderão ser feitas mais rapidamente. Assim você não fica sobrecarregada.


2.   Não tenha receio em pedir ajuda

Ser empreendedora não é fácil e ser uma mãe empreendedora é ainda mais desafiador. Não deixe de buscar ajuda quando necessário. Poder contar com uma rede de apoio pode parecer um luxo para algumas, mas se você tem essa chance, compreenda que compartilhar pode aliviar a carga de tantas tarefas e deixar você mais leve e realizada. 


3.   Continue estudando

Os negócios estão em constante transformação e, por isso, é fundamental dedicar um tempo para se atualizar. Leia reportagens e livros a respeito do universo que envolve o seu produto ou serviço. Participar de grupos via redes sociais facilita, pois não exige que a mãe saia de casa. Podcasts, vídeos de especialistas no Youtube e transmissões ao vivo via perfis do Instagram, por exemplo, também são boas alternativas. Dá para otimizar seu tempo ouvindo conteúdos enquanto está no trânsito ou realiza tarefas em casa.

 

Compre de uma Mãe

www.compredeumamae.com.br

 

10 motivos pelos quais caímos em golpes

ESET explica que a crença de que 'não vai acontecer comigo' deixa muitas pessoas vulneráveis, já que qualquer indivíduo está exposto ao risco de fraude

 

O Brasil está entre os 10 países do mundo que mais são vítimas de fraudes digitais. Sabendo disso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica por que continuamos caindo nessas táticas e compartilha dicas para evitar cair nas armadilhas.


“Os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados e nenhum de nós está imune a todos os vários esquemas de fraude na Internet que provaram ter seu poder”, explica Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.


Veja abaixo algumas das razões pelas quais os diversos truques e métodos de engenharia social são tão efetivos:


 - O conhecimento acumulado compensa: muitos dos esquemas de golpes que circulam atualmente existem há muito tempo, então há um tipo de conhecimento cumulativo que é passado para a “próxima geração” de golpistas. As técnicas que geralmente funcionam são meticulosamente construídas, e muitos e-mails de phishing por aí hoje são bem projetados para que menos pessoas percebam algo suspeito, pelo menos à primeira vista.

 - As “pegadas digitais” que deixamos na Internet são usadas contra nós: alguns golpistas se aproveitam de todos os dados disponíveis e aparentemente inofensivos que existem sobre nós. Por exemplo, as informações que são publicadas nas redes sociais e que são monitoradas por criminosos para serem usadas contra nós. É importante ter cuidado ao interagir na internet e evitar expor demais, pois quanto maior o uso das plataformas digitais, maiores são as chances de estranhos saberem muito sobre nós; o que se traduz em mais chances de ser enganado.  -

- Os golpistas são bons em contar histórias: muitos criam histórias altamente confiáveis ​​que nem sempre acionam sinais de alerta em nós. E nessa linha eles se movem rapidamente para tentar aproveitar os eventos atuais que atraem o interesse de uma grande massa de pessoas para tirar proveito dessa situação, aproveitando-se inclusive dos medos que cercam emergências públicas como a COVID-19.

- Senso de urgência: os golpistas tentam manipular as vítimas em potencial para convencê-las de que precisam agir agora, já que não querem que elas pensem sobre as coisas. Um prêmio será “uma oferta por tempo limitado” e uma fatura deverá ser “paga no mesmo dia”, para citar apenas alguns exemplos em que é feita uma tentativa de transmitir um senso de urgência para a vítima tomar uma decisão rápida. Isso faz com que as pessoas cliquem em um link ou arquivo sem parar para pensar e/ou verificar se a mensagem é legítima.

-Todo mundo gosta de coisas grátis: aproveitando as dificuldades financeiras ou simplesmente o desejo de uma oportunidade única na vida de obter dinheiro fácil, muitos esquemas começam oferecendo presentes falsos ou envolvem promessas de retornos de investimento altíssimos. 

Ser programado para obedecer à autoridade: os usuários tendem a confiar naqueles em posições de autoridade. Os golpistas costumam se passar por pessoas que têm algum cargo relevante, como um representante do governo, um advogado, um executivo de uma empresa ou um especialista em um campo específico. 

 - Estar distraído: os golpes estão se tornando mais comuns e pode acontecer que alguém tente um golpe em um dia em que você esteja doente, cansado ou vulnerável. Quanto mais preocupado você estiver com alguma coisa, maior a probabilidade de prestar menos atenção aos detalhes, abrindo a porta para riscos potenciais. Os fraudadores são especialistas e podem até perceber e explorar nossas vulnerabilidades.

 - Os fraudadores estão focados: os criminosos sabem quais são as respostas mais comuns que costumamos dar quando tentam nos enganar e se antecipam ao discurso. 

 - A vontade de ajudar: manobras que envolvem pedidos de ajuda criam empatia com o golpista ou com as pessoas que o golpista afirma representar. Por exemplo, histórias de tragédias pessoais ou emergências públicas ainda são eficazes. Mesmo que você suspeite que isso não seja verdade, você ainda está disposto a ajudar "apenas no caso". Isso foi observado recentemente pela ESET com os boatos que começaram a circular no início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, onde golpistas lançaram diferentes tipos de campanhas se passando por organizações humanitárias ou vítimas do conflito.

 - Os golpistas têm “empatia”: ao interagir, por exemplo, com um golpista à espreita em sites e aplicativos de namoro, geralmente por meio de mensagens, eles irão tentar ganhar sua confiança e entender até onde podem para conseguir alguma vantagem. 

 

Nesse sentido, a ESET compartilha algumas dicas para saber o que fazer se você cair em um golpe:

  • Denunciar o golpe às autoridades competentes.
  • Falar com a área de suporte caso sofra um golpe nas redes sociais. 
  • Se for em uma plataforma de compras, é possível entrar em contato com o provedor de serviços para denunciar a armadilha e pedir ajuda.
  • Se houver dinheiro envolvido, é importante ligar para o banco e informar que foi vítima de um golpe. Isso é especialmente útil quando se trata de recuperar dinheiro perdido ou impedir que dados roubados sejam usados.
  • Não fazer nenhum pagamento para ganhar um prêmio.
  • Se receber uma proposta de ganhos financeiros futuros na bolsa de valores ou projeto de criptomoedas, não é recomendado pagar os “impostos” relativos à transação antecipadamente.
  • Alterar todas as senhas caso o golpista tenha os dados pessoais.

“Finalmente, nunca assuma que você não pode ser vítima de um golpe. Ser vítima de fraude é algo que pode acontecer a qualquer um, independentemente de quão conhecedor de tecnologia seja”, conclui Gutiérrez Amaya, da ESET.

 


ESET

https://www.welivesecurity.com/br/2022/05/17/10-razoes-pelas-quais-tendemos-a-cair-em-golpes/


11 habilidades essenciais para os grandes líderes

 

Divulgação
CEO José Paulo Pereira Silva compartilha dicas


Não pense em liderança na sua forma mais tradicional. Não pense em títulos. Não pense em cargos como supervisores, gestores, diretores e presidentes. Pense na liderança natural que emerge em um grupo e que pode ser exercida, inclusive, por outros integrantes em diferentes momentos. São estas as características que formam um líder exponencial.

O conceito, aliado a dicas práticas, são apresentados pelo empresário serial José Paulo Pereira Silva no livro Lições para você construir negócios exponenciais. Fundador de um dos maiores conglomerados do ramo de tecnologia da América Latina, o CEO do grupo Ideal Trends compartilha as habilidades fundamentais de um líder exponencial para motivar as equipes e escalonar os resultados. Confira!

  1. Cultura: um líder precisa saber qual é a cultura da empresa; precisa também acreditar e seguir essa cultura, compartilhar os propósitos e fazer que ela se torne um guia para todas as suas ações.
  1. Visão: o líder deve conseguir trazer clareza a seus liderados, com a construção de um caminho concreto; antecipar oportunidades em sua área de atuação, com base no cenário atual e em tendências; e enxergar o futuro da organização.
  1. Impacto: as ações de um líder geram transformação massiva e duradoura, impactando o time, outras áreas e líderes, com poder suficiente para levar um segmento a outros caminhos. 
  1. Influência: o líder consegue influenciar ativamente a todos para que trabalhem com espírito de colaboração, com ideias disruptivas, superando objeções e resistências, a fim de realizar as transformações que a organização precisa. 
  1. Conexão com novas tecnologias e tendências: ele tem consciência de que a tecnologia transformará todas as empresas e negócios, a conhece e acompanha futuristas, sempre em busca de tendências. Essa característica o faz antecipar possibilidades e estar sempre à frente da concorrência. 
  1. Agilidade: o mundo se modifica cada vez mais rápido, o novo surge de forma abrupta. Por isso, o líder exponencial deve ser hábil para aprender, traduzir a aprendizagem em ações práticas e fazer com o que o time incorpore o novo processo.
  1. Desafia o status quo: o líder exponencial está sempre em busca de oportunidades de melhoria; pensa grande, experimenta, arrisca, amplia sua perspectiva, vai além de sua área de atuação e percebe os desafios fora de sua indústria; coloca como cultura da empresa a inovação e o desafio contínuos.
  1. Catalisador/potencializador: cria condições para que cada integrante do time desenvolva o potencial de forma integral. Reconhece os pontos fortes de cada um, seus talentos e propósitos. O líder exponencial deve funcionar como catalisador e acelerador do potencial de todos – equipes, ele mesmo, líderes e semelhantes.
  1. Inspiração: esse é o diferencial do líder exponencial, que pode inspirar pessoas a serem curiosas, interessadas, a fazerem as perguntas que nunca haviam sido pensadas. Ele deve apresentar planos futuros que levem à reflexão. A inspiração leva não só a aprender, mas a colocar em prática.
  1. Paixão: ama tanto o que faz que não se sabe onde começa a pessoa e termina o profissional. Essa paixão traz significado imediato para o trabalho, e faz que seu time mantenha a energia elevada em todas as situações.
  1. Compartilhador de vitórias e conquistas: tem prazer enorme em verificar o crescimento e a realização das pessoas a sua volta. Deve saber reconhecer até as pequenas vitórias, e permitir a falha construtiva, que gera aprendizado para melhorar.


Lições para você construir negócios exponenciais
(Autor: João Paulo Pereira Silva | Editora: Ideal Books | 352 páginas | Link de compra: Ideal Books e Amazon)


Número de brasileiros que se dizem felizes caiu 18 p.p. em nove anos, constata Ipsos

 Índice, que era de 81% em 2013, foi para 63% este ano

 

A nova pesquisa “Global Happiness 2022”, realizada pela Ipsos em 30 países, revela que os brasileiros ficaram menos felizes com o passar dos anos. Segundo a comparação da série histórica da mesma pesquisa feita em anos anteriores, no ano de 2013 cerca de 81% dos entrevistados do Brasil afirmaram que se consideravam “muito” ou “bastante” felizes. No final de 2021, esse índice caiu para apenas 63%. 

No mundo, os maiores índices de pessoas felizes estão na Holanda e Austrália, com 86% e 85%, respectivamente. Em seguida, aparecem China e Grã-Bretanha empatadas com 83%. 

Na outra ponta, os números mais baixos foram identificados na Turquia (42%), na Argentina (48%) e na Hungria (51%). Considerando a média global com os 30 países pesquisados, o nível de felicidade está em 67%, o que representa 10 pontos percentuais abaixo do que era em 2011 e 2013 (77%).
 

Fonte da felicidade 

A pesquisa questionou, ainda, quais motivos levam os entrevistados a se sentirem felizes. Em todo o mundo, 90% mencionaram “saúde física e bem-estar”; 89% assinalaram “saúde mental e bem-estar”; e “minhas condições de vida (acesso à moradia, comida, água e saneamento básico)” também citada por 89%. 

No recorte brasileiro, os dados mudam um pouco. Na lista de principais causadores de felicidade, os dois primeiros motivos se invertem se comparado com as médias globais: “saúde mental e bem-estar” aparece em primeiro (92%), seguido por “saúde física e bem-estar” (90%). No entanto, a grande diferença está no terceiro motivo, um empate entre “sentir-me no controle da minha vida” e “sentir que minha vida tem sentido”, ambos mencionados por 80% dos entrevistados brasileiros.
 

Sobre a pesquisa 

Entre 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021, a Ipsos entrevistou de forma on-line 20.504 pessoas, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. 

Além do Brasil, integram a pesquisa: Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China , Colômbia, Singapura, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Peru, Polônia, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Turquia e Estados Unidos.
 

Ipsos

https://www.ipsos.com/pt-br


Soft Skills: Aprenda a Desenvolver Habilidades Interpessoais.

As soft skills são habilidades que não se relacionam com os conhecimentos técnicos de uma pessoa. Essas habilidades podem ajudar profissionais qualificados a conseguirem excelentes oportunidades no mercado de trabalho, mas também podem fazer com que profissionais com vasto conhecimento em sua área de atuação não consigam evoluir dentro das empresas.

Algumas décadas atrás, era lugar-comum acreditar que o profissional mais preparado seria aquele formado nas melhores faculdades, que saiba falar o maior número de línguas e que tenha um extenso portfólio de cursos. Ao avaliar um profissional, portanto, somente as suas Hard Skills eram colocadas em jogo. 

A gestora de carreiras, hipnoterapeuta e especialista em desenvolvimento humano Madalena Feliciano explica que, hoje em dia, empresas ao redor do mundo inteiro reconhecem a importância não apenas de qualidades técnicas. Cada vez mais, também valorizam as características ligadas ao espectro subjetivo do indivíduo. 

E é quando falamos de interpessoalidade que entendemos por que as Soft Skills são tão importantes no ambiente corporativo. 

No que se refere aos relacionamentos necessários nos ambientes de trabalho, eles podem, facilmente, gerar problemas para funcionários e líderes. “Nas empresas, principalmente tendo em vista um momento de pandemia, no qual a comunicação se tornou essencial no Home Office, os relacionamentos entre colaboradores podem ser difíceis de tal modo que ocasionam discussões e ainda outros prejuízos mais sérios.” diz a especialista.

No mercado de trabalho, as soft skills são muito desejáveis em um candidato, afinal, o conhecimento técnico pode ser desenvolvido de diversas formas. 

Um líder do segmento de tecnologia pode fazer inúmeros cursos, ler livros técnicos e até mesmo aprender na prática as questões relacionadas à sua área de atuação. “Porém, se ele não consegue liderar bem a sua equipe, comunicar-se de forma assertiva e objetiva, passar bons feedbacks e respeitar a diversidade dos seus liderados, ele provavelmente não será um profissional desejado pelas empresas.” indaga Madalena. 

A gestora de carreiras Madalena Feliciano cita algumas soft skills muito importantes, confira:

• Saber ouvir as pessoas;
• Ter facilidade para expressar ideias;
• Ter uma atitude positiva em relação aos desafios;
• Empatizar com os sentimentos dos outros;
• Ter pensamento crítico com foco em buscar soluções;
• Ter inteligência emocional para lidar com frustrações.


Como desenvolver as Soft Skills?

Para desenvolvê-las, você deve começar tendo a mente aberta para refletir sobre quais são os pontos de melhora da sua personalidade.

Uma pessoa que é muito impulsiva, por exemplo, pode tentar ponderar as situações com mais calma e avaliar todas as possibilidades previsíveis antes de tomar decisões.

Alguém que é muito individualista pode começar reconhecendo essa característica para se esforçar mais em ser colaborativo quando for colocado em projetos que demandam o trabalho em equipe.

Além disso, é importante solicitar feedbacks de colegas e superiores. Conversar com alguém da equipe de Recursos Humanos da empresa pode fazer com que novas descobertas e oportunidades surjam para o desenvolvimento das soft skills.

“Treinar essas habilidades interpessoais não promete somente capacitar os funcionários a conseguirem se portar com mais inteligência emocional nos ambientes, mas também traz à empresa uma grande vantagem: Empregados mais do que competentes e capazes, empregados leais que, antes de tudo, são boas pessoas.” ressalta Madalena. 

Uma pesquisa realizada pela Manpower Group com 26 mil empregadores em 43 países, mostra que um terço das empresas estão investindo no treinamento das habilidades interpessoais, as Softs Skills, com os funcionários. No Brasil, o percentual é de 43% de empresas que se preocupam com as comunicações interpessoais. 

Para Madalena Feliciano, “treinar as soft Skills, apesar de ser muito importante, pode ser muito desafiador e trabalhoso, já que envolve mais do que apenas o investimento, mas também a dependência da vontade de outras pessoas”. Ter habilidades comportamentais que facilitam os relacionamentos é essencial, mas como?

A gestora explica que nesse tipo de treinamento, são trabalhados habilidades como empatia, flexibilidade, modos de trabalho - sob pressão, em equipe -, liderança. Por meio de um gerenciamento de tempo, hábitos e modos comuns de se portar, toda a equipe consegue ter êxito nessa tarefa. 

Além disso, as pessoas que possuem boas soft skills podem não só conseguir boas oportunidades na carreira, mas também ter uma qualidade de vida melhor em relação à família, amigos, relacionamentos e muitas outras áreas. 

“O treinamento precisa, obrigatoriamente, despertar interesse. As partes precisam ter vontade de se autoconhecer. Para promover isso, os Softs Skills precisam ser mais do que apenas um tempo desperdiçado na frente do computador. Precisa promover interesse e atividades práticas.” finaliza Madalena Feliciano.

 
Madalena Feliciano - Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo. Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos.


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