Iniciativa de mudar a sinalização nos carros destinados ao público feminino joga luz à violência contra mulher e reforça a importância da lei
Em uma ação especial, para reforçar a
importância de apoiar iniciativas de combate à violência contra a mulher, a
partir desta semana, a Visa e o MetrôRio, empresas signatárias da ONU Mulheres,
vão adesivar 20 carros destinados ao público feminino. Três artistas, que se
destacam por atuar em questões relacionadas a gênero, foram convidados para
desenvolver ilustrações que estampam o cotidiano daquelas que usam o transporte
público e que dão visibilidade a um problema sério, o crime de importunação
sexual.
Ao todo, foram
desenvolvidos nove painéis artísticos com assinaturas da Linoca Souza, Lune Carvalho e Jana Glatt. Usando muitas cores e elementos que remetem ao dia a
dia das cariocas e das turistas que circulam pela cidade, o trio lembra nos
seus traçados a pluralidade e a força feminina. O objetivo é tão nobre quanto a
homenagem: chamar a atenção para a existência do vagão das mulheres (nos dias
úteis das 6h
às 9h e das 17h às 20h) e do crime de importunação sexual.
Quando um homem
embarca no carro feminino, ele é informado sobre a legislação e convidado a
sair imediatamente por funcionários do metrô. Em caso de desobediência, os
agentes podem acionar a Polícia Militar e registrar a ocorrência na delegacia. “Estamos animados pois esse
projeto permite, ao mesmo tempo, uma melhor sinalização do carro das mulheres,
um aumento da conscientização sobre diversidade e questões de gênero, e abre
espaço para artistas de muito talento mostrarem seu trabalho a muitas pessoas”,
explica o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.
“Quando o MetrôRio
dividiu conosco o desafio, entendemos a importância de trabalhar nessa
sinalização, mas também a oportunidade de levar uma mensagem de inspiração
sobre a pluralidade da mulher brasileira. Por isso, escolhemos artistas que
simbolizam isso. Aqui na Visa, esse é um assunto que levamos a sério,
trabalhamos questões que envolvem desde a conscientização até a equidade”,
completa Camila Novaes, gerente de Marketing da Visa do Brasil e líder do
Comitê de Inclusão & Diversidade da empresa.
Artistas e suas inspirações
A campanha, assinada pela
AlmapBBDO, traz três artistas. A primeira, Linoca Souza, é ilustradora e
artista visual. Em suas produções, investiga temáticas que cruzam a cultura
brasileira, gênero, sincretismos e etnia - também desenvolvendo esses temas em
oficinas e cursos diversos. Em sua interdisciplinaridade, desenvolve trabalhos
em ilustrações, pinturas, gravuras e, mais recentemente, fotografia e
performance. Faz parte do time de artistas com obras expostas no IMS (Instituto
Moreira Salles) e na Adelina – Instituto Cultural. É também criadora do projeto
‘Museu nas Férias’ e faz parte do time de consultoria para ilustradoras do
Instituto Ibirapitanga, pela equidade racial.
“Quando desenvolvi as
ilustrações, pensei na força feminina brasileira. Na mulher que ocupa os espaços
urbanos, por onde o metrô passa. Nas mulheres que diariamente estão no
transporte público com sonhos e ideias, pensando em suas vidas e em caminhos
possíveis. Acredito que minha maior contribuição esteja nessa busca pela
diversidade. Em nossas formas e cores somos muito especiais e fortes. Ações
como essa evidenciam a luta contra a violência da mulher no transporte público,
e ajudam na conscientização de todos, de que o corpo feminino deve ser
respeitado. Penso que é importante falar sobre abusos, sobre como combatê-los,
e ressaltar que o corpo do outro, independente de sua vestimenta, de sua forma
física, e de como estiver disposto em qualquer ambiente, deva ser respeitado”,
explica Linoca.
Já Lune Carvalho é
ilustrador e designer. Trabalha com a proposta de trazer um olhar sensível
sobre a diversidade de corpos e identidades, já que é trans não binário e
bissexual. “Me inspirei nas mulheres trans, negras e aquelas que lutam todo dia
na cidade. Que mesmo com medo, seguem suas vidas e ajudam dando força para
aquelas que não tem. Tentei representar como elas não são iguais, e que cada
mulher ilustrada tem algo de especial na sua história, que a fez ser a grande
mulher que é”.
A terceira artista
escolhida é a designer gráfica carioca Jana Glatt, que estudou Desenho e
Ilustração em Barcelona, e tem verdadeira fascinação pela criação de
personagens, cenários e figurinos desde suas aulas de teatro quando criança. A
artista se destaca com vários prêmios desde quando seu trabalho foi selecionado
para o VI Catálogo Ibero-americano de Ilustração, com exposição em Guadalajara
(México) e Bolonha (Itália). Também tem grande paixão pela ilustração de livros
infantis, já tendo participado ativamente de inúmeras publicações.
Sobre os vagões femininos
Criados a partir das leis
estaduais 4.733/2006 e 7250/2016, os vagões podem ser usados somente por
mulheres ou por quem se identifica com o gênero feminino, como pessoas trans,
em horários pré-determinados: das 6h às 9h e entre 17h e 20h.