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segunda-feira, 10 de junho de 2019

Quer despertar interesse no ambiente profissional? Simplifique sua mensagem


Você já percebeu como muitas vezes é difícil se apresentar? Porque não é simplesmente dizer o cargo que está no cartão de visitas. Quando nos apresentamos, a pessoa que nos ouve espera saber um pouco mais, como as atividades que envolvem sua função, temas importantes e até curiosidades. Quando estamos em ambientes com futuros clientes, novos chefes ou fazendo networking, chega a dar um frio na barriga quando escutamos: “E você, o que faz”?

Parece que essa frase desencadeia um processo dentro da gente em que acontecem duas coisas: primeiro, queremos nos “vender bem” e contar para a pessoa tudo o que sabemos, como, onde e porque, sem omitir nenhum detalhe. Segundo e, ao mesmo tempo, surge um reloginho na nossa frente e inicia-se uma contagem regressiva de segundos, que é o tempo que temos para interessar ou aborrecer o interlocutor que fez a fatídica pergunta. No fim, nem sempre sai muito claro. Falamos e demoramos muito mais do que deveríamos porque fica difícil passar tanta informação em tão pouco tempo.

Se confundimos as pessoas, perdemos o interesse delas. Devemos simplificar nossa mensagem. É a alternativa mais eficaz quando queremos nos apresentar e causar impacto. Os americanos têm até um famoso termo chamado “elevator pitch”, que diz que você deve estar preparado para se apresentar e despertar o interesse de um cliente ou investidor em um tempo tão reduzido quanto uma subida (ou descida) de elevador.

E o que você pode fazer para simplificar a sua mensagem? 


1- Defina como quer se posicionar

O que quer destacar sobre você e sua carreira no atual momento? Reduza seu discurso ao seu ponto forte e pense em como ressaltá-lo em frases curtas e coesas. Elimine detalhes que possam resultar em falas longas e confusas, além de distrair quem está ouvindo. 


2- Ache um ponto em comum para atrair a atenção e iniciar sua apresentação

Descubra que interesses tem o seu interlocutor e comece o seu discurso fazendo uma conexão entre o ponto que quer ressaltar sobre você e os temas que interessam a ele. Pode ser um exemplo de um problema parecido ao que ele tem, cuja solução foi trazida pela atividade que você desenvolve, uma situação onde a sua atuação ganhou destaque pelas suas habilidades, vivências em comum e até conhecidos em comum. Um início interessante e engajado te dá a chance de falar uns minutos a mais. 


3- Use palavras que todo mundo entende

Sabe aquele jovem da sua empresa que nasceu depois de 1990 e sabe tudo de programação? Se você entende o que ele explica, pode pular para o próximo ponto. Independentemente do seu conhecimento, precisamos passar uma mensagem que qualquer pessoa entenda, mesmo sem ser da nossa área. Se você trabalha em mercados onde o uso de termos em inglês ou palavras rebuscadas é muito comum, restrinja a prática no seu meio. Ninguém é obrigado a entender jargões como benchmarking, análise swot ou break-even.  


4- Pratique

Quanto mais você praticar, mais à vontade estará com a mensagem que quer passar. Note se a sua fala ainda precisa de ajustes para que seja simples, interessante e compreensível. A sugestão é ter o “elevator pitch” como parâmetro e se apresentar para familiares e amigos. Com o ganho da confiança, pratique com pessoas fora do seu círculo pessoal. 


5- Revise a mensagem de tempos em tempos

Os grandes comunicadores e influenciadores estão sempre atualizando seus discursos e o recado que querem passar. Você também deve fazer isso. Nossos pontos de destaque e experiência mudam com o passar do tempo. Trocamos de área, de emprego, de interesse. Tenha sua mensagem revisada e preparada, e será sempre mais fácil transmiti-la aos demais.






Vivian Wolff - Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI); formada em Mindfulness pela Georgetown University Institute for Transformational Leadership, Washington DC; com MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona.


Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?


Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua loja, fidelizar clientes e serem ótimas ações para encantar consumidores? Isso é possível graças às tecnologias como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência artificial. O uso desses recursos pode transformar o seu negócio em um espaço de experiência exclusiva para o consumidor.

Cada vez mais os clientes estão se integrando ao ambiente digital, buscando por eficiência, atendimento facilitado, qualidade nos serviços e comodidade. Tendo em vista essa realidade, podemos concluir que estamos lidando com um consumidor multicanal, que exige adaptações das marcas quanto aos seus hábitos e costumes. Desta maneira, a tecnologia pode proporcionar uma experiência de compra exclusiva e diferenciada para atender esse cliente de forma mais independente.

Para ficar mais claro na prática, separei 5 vantagens para transformar o seu negócio através das inovações tecnológicas:

  1. Integração da loja física com online: o e-commerce é uma alternativa positiva, pois nessa modalidade o cliente pode comprar no site e retirar na loja, economizando no Duas tecnologias são eficazes para essa integração: omnichannel une os canais de vendas on-line e a loja física, enquanto os sistemas RFID podem ser incorporados no controle logístico.
  2. Análise de dados: o Big Data proporciona um gerenciamento de qualidade dos dados coletados. Isso acontece por meio do histórico atualizado de compras do consumidor que se obtém as características sobre o cliente.
  3. Eficácia na gestão: aperfeiçoar os processos internos da loja cria um serviço de atendimento único e personalizado, resultando em maior conversão de vendas e fidelização do cliente.
  4. Inteligência para a empresa: a inteligência artificial desempenha um papel de melhoria eficiente, pois a empresa poderá conhecer de fato o seu cliente e proporcionar uma melhoria na experiência do consumidor. 
  5. Crescimento das vendas: através das ferramentas de gestão que medem o nível de desempenho, os KPI’s, é possível compreender toda a jornada de compra do consumidor, entendendo o que de fato é relevante para o cliente final, fidelizando a marca e convertendo em vendas.
No que há de mais atual para o varejo nacional, estão tecnologias como um espelho interativo – já em funcionamento no Brasil, além da recém lançada vitrine interativa que, no final de maio, estará presente em primeira mão na Feira Brasileira de Varejo no Rio Grande do Sul. Já imaginou fazer compras mesmo com a loja fechada, escolhendo peças, cores, tamanhos, efetuando o pagamento ali mesmo e recebendo em casa? Esta experiência também já está a poucos passos de ser implantada no Brasil.

Uma vitrine como esta pode fornecer o aumento da visibilidade e atratividade da marca já que vem com elementos visuais, criando interações com ambiente externo da loja, atuando também como suporte informativo e comercial da marca.

Com a implantação de ferramentas como essa, os empresários podem ter vantagens em longo prazo como a fidelização do cliente com a marca, plataforma digital sempre integrada às lojas físicas e o engajamento com inovações tecnológicas, sendo assim um canal de viralização e case de sucesso para seus consumidores.




Fábio Avellar - executive Partner da ICX Labs, startup brasileira de tecnologia para desenvolvimento de software e hardware inovadores. A empresa trouxe o primeiro espelho interativo do Brasil, o Fitting You já em funcionamento na Hering do Shopping Morumbi, em São Paulo, e agora está lançando o Fitting You Vitrine. 


A negociação no mercado de trabalho


Como a arte de negociar se tornou uma competência decisiva nos dias atuais
 
O mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo, e a arte de saber negociar se torna uma qualidade de destaque. Apesar de ser uma tarefa comum no dia a dia, tentar fazer com que o outro compreenda e aceite suas condições sem deixar que as emoções tomem o melhor de si, mostra-se uma tarefa delicada, e até mesmo complicada.

Segundo Madalena Feliciano, diretora da Outliers Careers e presidente do IPC, a inteligência emocional é um fator importante na arte da negociação. No mercado de trabalho há mais de 20 anos, ela pontua que um profissional que tem controle das emoções passa mais segurança de maneira geral. “Com isso, entende-se que as pessoas que sabem lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações costumam ter maior êxito em seus cargos – e até em suas vidas”.

É importante perceber que o indivíduo é, naturalmente, um negociador. Porém, algumas dicas podem maximizar o sucesso da negociação, como perceber suas necessidades e motivações, estar disposto a repensar a estratégia, entre outras. “Ter suas expectativas e objetivos definidos é um grande passo. Pessoas que sofrem de baixas expectativas miram pouco e obtém menos ainda. O ideal é ter uma proposta ambiciosa, possível de ser realizada, e que seja capaz de motivar o profissional, e não simplesmente satisfazê-lo”, exalta Madalena.

A arte da negociação não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Além dessas dicas analisadas e colocadas em prática, um pouco de aprofundamento sobre o assunto por meio de leituras específicas também ajuda o desenvolvimento dessa competência.



Madalena Feliciano - Gestora de Carreira
Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São Paulo - SP.


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