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segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Saiba como proceder para remarcar voos cancelados devido a pandemia

Saiba como proceder para remarcar voos cancelados devido a pandemia

Antes mesmo da pandemia começar, já havia regras definidas sobre questões relacionadas a viagens adiadas, ou canceladas, por parte das companhias aéreas. Com a COVID-19 existe ainda mais preocupação e dúvidas entre aqueles que tinham alguma viagem marcada e tiveram voos remarcados, ou mesmo preferiram adiar para evitar qualquer risco que pudessem correr.

Mas para explicar melhor como a situação ficou atualmente, por conta do coronavírus, é importante contextualizar o que acontecia antes desse período. Basicamente, quando um voo era cancelado, ou atrasado por mais de quatro horas, mesmo com justificativa, era passível de processo judicial por parte do passageiro, geralmente com causa ganha por danos morais. Portanto, essas ocorrências geraram inúmeras ações contra as companhias aéreas, seja por danos morais ou materiais.

Atualmente, existe uma outra realidade e também uma transição desses antigos métodos, pois também é necessário adaptar a jurisprudência e legislação para o momento e, por conta disso, foram criadas duas medidas para evitar que essas empresas fossem levadas à falência. São elas a MP 925 e o Termo de Ajustamento de Conduta, conhecido como TAC, um acordo entre o Ministério Público com algumas das principais companhias do Brasil, como a Azul, Gol e Latam, entre outras.

O que realmente importa sobre esses termos é que fica decidido que o passageiro tem direito de remarcar a passagem, com um novo bilhete para qualquer destino dentro do prazo de um ano a partir da data do voo original. Também é válida a possibilidade do reembolso em créditos, que ficará disponível na plataforma da empresa também por um ano. Com a TAC, caso o consumidor opte pelo reembolso do valor, a companhia pode cobrar as multas contratuais, o que não é tão vantajoso. Lembrando que essas taxas já eram aplicadas antes da pandemia, uma vez que o cancelamento fosse efetuado fora do prazo da ANAC.

Pelo Código de Defesa do Consumidor, fica estipulado que o passageiro pode sim efetuar o cancelamento, mas devido ao novo acordo, as multas passam a ser mais comuns e cancelar passa a ser uma má ideia. O ideal, nesses casos, é optar pelos créditos ou realizar a remarcação da passagem para os meses seguintes (é importante ressaltar que isso só pode ser feito uma única vez).

Outro ponto importante é que, geralmente, os contatos para resolução desses problemas por meio de telefone ou e-mail com as empresas de serviço pode não ser efetivo, por isso o TAC específica que, caso isso ocorra, é possível recorrer ao site www.consumidor.gov, que opera de forma similar ao Reclame Aqui, mas em que é um canal direto para solucionar questões relacionadas ao coronavírus com as companhias aéreas.

 

 

Pedro Henrique Moral - O advogado atuante há mais de sete anos, já passou pelos maiores escritórios do Brasil. Atuou como protagonista em causas milionárias para clientes nacionais e internacionais. Um dos maiores nomes da atualidade em Retificações de Registro Civil. Atuante em grande parte das ramificações do direito civil, tem expertise em diversos tipos de demandas atreladas a matéria civilista, derivado de todo conhecimento e experiência nas mais diversas causas patrocinadas por seu escritório.  Conhecido por sua agilidade e eficiência. Para saber mais, acesse https://duartemoral.com/,  pelas redes sociais @duartemoraladv ou envie e-mail para phmoral@duartemoral.com

 

Negócios precisam se adaptar às novas tendências e não perder de vista os antigos costumes


No contexto em que estamos vivendo, a tecnologia é uma necessidade. Antigamente, pensávamos que o essencial era “pensar fora da caixa”. Mas hoje, a ideia é jogar a caixa fora e reinventar o que já conhecemos para uma nova realidade, uma vez que existem novas maneiras de interagir com clientes e pacientes.

Com isso em mente, o ideal é realizar novas tentativas e criar novos produtos para os negócios e embarcá-los na tecnologia, saindo do mercado 100% analógico em que vivíamos antes e partindo também para o digital, uma vez que o cenário é outro e, inclusive, bastante promissor.

A pandemia gerou novos métodos de trabalho para todos, especialmente na área da saúde, setor que está na linha de frente do combate ao Covid-19. Nesse momento diversas clínicas já passaram a atender online, além das consultas presenciais com todos os cuidados e segurança para a equipe e os pacientes.

Ainda assim, esse momento requer que os profissionais da área analisem o que é fundamental para uma empresa continuar crescendo, apesar da crise generalizada em que o mundo se encontra, também se trata de manter os pés no chão, lembrando quais são as raízes do negócio.

Cabe aos gestores de clínicas, consultórios e hospitais analisarem minuciosamente os números do local, contatar aqueles pacientes que deixaram de aparecer e fazer uma boa abordagem para o retorno deles e, sem dúvidas, começar a enxergar algumas coisas que demandam ao médico,  ou  ao dentista parar as suas atividades principais e olhar para a questão administrativa de uma maneira que seja possível planejar e reposicionar a sua marca  no mercado.

Para os próximos meses, também deve ser levado em consideração as recomendações e normas dos conselhos de classe, uma questão que varia para cada estados e cidades, mas que devem ser seguidos para evitar qualquer inconveniente. Além, é claro, das recomendações da Organização Mundial da Saúde e também do Ministério da Saúde.

 



Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

https://www.sisconsultoria.net/

instagram @sis.consultoria


Quase 30% dos brasileiros deixarão de comprar presente para o Dia dos Pais, diz pesquisa

De acordo com estudo da consultoria Conversion, metade dos consumidores vai usar a internet para adquirir itens na data comemorativa  



De acordo com pesquisa inédita da consultoria Conversion, especializada em SEO e marketing de performance, quase 30% dos consumidores deixarão de comprar presentes para o Dia dos Pais. Por outro lado, a internet será o principal canal para quase metade dos consumidores que vão presentear na data comemorativa, marcada para o dia 9 de agosto.
 
Segundo o estudo, 49,8% dos entrevistados preferem o comércio eletrônico para adquirir os regalos a serem entregues aos pais. Embora o comércio eletrônico tenha ganhado força durante a pandemia, as lojas físicas, por sua vez, fazem parte da escolha de 14,4% dos consumidores para a compra de itens na data.
 
Entre os tipos de presentes para o Dia dos Pais, a maior intenção de compra dos brasileiros é, de longe, itens de vestuário, como roupas e acessórios, com 51,8% da preferência dos entrevistados. Produtos de telefonia e aparelhos celulares aparecem na segunda posição da lista, que estão no plano de 23,7% dos entrevistados (veja lista completa abaixo).
 
Para Diego Ivo, CEO da Conversion, o uso dos canais digitais para compras em geral, embora já estivessem consolidados entre os consumidores brasileiros, ganharam ainda mais força durante a pandemia. “Mesmo com o isolamento social, o Dia dos Pais será lembrado e até comemorado este ano, mesmo que apenas com presentes enviados por entregadores”, comenta. “Outro fenômeno esperado, porém, triste, é o fato de muitos brasileiros não poderem ou preferirem não presentear seus pais nesta data, já que o País vive uma crise econômica bastante profunda por conta da pandemia”, acrescenta Ivo.
         
A pesquisa da Conversion foi feita no final de julho deste ano, com brasileiros acima de 18 anos, de todo o Brasil e todas as classes sociais a partir de um questionário estruturado com perguntas fechadas, via Internet, com dados ponderados. A amostra é de 395 pessoas, com nível de confiança de 95% e erro relativo de 4,9 pontos percentuais.
 





Conversion

www.conversion.com.br


Empresas se antecipam a decisão do STF e pedem devolução de contribuição previdenciária sobre salário-maternidade

Supremo deve retomar julgamento no dia 4 de agosto; no momento, placar está em 5 a 3 contra o pagamento da contribuição


Está marcada para 4 de agosto a conclusão do julgamento, no STF (Supremo Trbunal Federal), que deve determinar se é ou não constitucional a inclusão do salário-maternidade na base de cálculo da contribuição previdenciária. Até o momento, o placar é de 5 a 3 pela inconstitucionalidade.

Isso representa uma reviravolta no caso, uma vez que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já havia determinado que a contribuição previdenciária seria devida. Atualmente, as empresas pagam 20% de contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento.

No entanto, mesmo antes da decisão, muitas empresas já entraram na Justiça pedindo a devolução dos valores pagos nos últimos 5 anos. Cinthia Benvenuto, sócia da Innocenti Advogados e especialista em direito tributário, explica que, caso o placar atual se confirme, o STF pode determinar a partir de quando ela vale e quais são as regras para isso.

Isso explica, de acordo com a especialista, por que muitas empresas já estão pleiteando a devolução dos valores pagos a título de contribuição previdenciária sobre o salário-maternidade. “Dessa forma, elas evitam que, caso o STF decida por uma eventual modulação dos efeitos, a data de corte determinada para quando a decisão passa a valer as exclua do direito de receber a devolução desses valores. É o mesmo que a União tenta fazer com a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, ou seja, a modulação é um pleito comum em discussões que envolvam altos montantes aos cofres públicos, que também é o caso do salário-maternidade”, afirma.


Para 55% dos lojistas, Dia dos Pais pode ter queda de 5% nas vendas

 Segundo FCDLESP, 95% dos empresários estimam que as liquidações de inverno podem impulsionar consumo

 

De acordo com pesquisa realizada pela FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), 55% dos lojistas preveem queda de 5% nas vendas para o Dia dos Pais, 25% dos empresários presumem um percentual negativo de 10%, e os 20% restantes dos comerciantes  têm expectativas que o Dia dos Pais seja estável, sem crescimento ou números negativos nas vendas. 

“Após quatro meses do anúncio da quarentena, ainda estamos vivendo o impacto econômico por conta da crise causada pelo novo coronavírus. Diante desse cenário, o comércio varejista reflete impactos negativos nas vendas, como a expectativa para o Dia dos Pais”, explica o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.

Para os lojistas, os setores que mais podem ser favorecidos nas vendas são vestuário, calçados, perfumes, eletrônicos e ferramentas. O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do segundo semestre para o varejo.

Cerca de 95% dos lojistas têm expectativas positivas referente a liquidação de inverno, pois coincide com o Dia dos Pais, dessa maneira os descontos nos produtos podem chamar atenção do consumidor e impulsionar as vendas, outros 5% supõem que os consumidores estarão em busca de outros tipos de presentes.

Devido a readaptação no modelo de negócio das empresas, do físico para o online, 60% dos lojistas acreditam que a maior parte das compras para o Dia dos Pais será por meio do e-commerce, visto que os clientes ainda estão receosos de sair e preferem receber os produtos em casa, outros 40% dos empresários preveem uma divisão referente as vendas nas lojas físicas e virtuais.

A pesquisa foi realizada com a participação das principais CDLs do Estado de São Paulo.


Pandemia altera hábitos de compra de automóveis no Brasil

Vendas online crescem dentro do setor e consumidor precisa buscar alternativas seguras para adquirir um bem que se tornou essencial para evitar aglomerações

 

O setor automotivo no Brasil passou por uma mudança drástica e muito rápida nos últimos meses. As adversidades causadas pela pandemia de Covid-19 no país obrigaram empresas deste segmento a se adaptarem rapidamente ao novo formato de venda proporcionado pelas plataformas digitais. Enquanto isso, a população se vê diante do cenário em que adquirir um novo veículo pode ser um grande auxílio nas medidas de proteção contra o novo coronavírus. Por outro lado, as vendas online de um bem tão valioso pode causar insegurança e deve ser feita com cautela.

Glenio Júnior, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Minas Gerais (ASSOVEMG), explica que, nesse sentido, o primeiro passo deve ser buscar uma revenda de veículos de confiança. “Um bom crivo é olhar se a revenda possui o selo de credenciamento da ASSOVEMG. Uma loja para ser credenciada junto ao órgão passa por diversas avaliações de qualidade como tempo de abertura do CNPJ, pesquisas qualitativas de reclamações nos principais sites destinados a este fim, consulta junto aos órgãos de defesa do consumidor, entre outros”, diz. 

 

O segundo passo é exigir um Laudo Cautelar do veículo que está sendo adquirido. “O laudo cautelar é como se fosse uma carta de procedência do veículo. Neste documento consta se ele já teve passagens por leilão ou não, confirma se o motor realmente é o original de fábrica, se o veículo já passou por algum sinistro, entre diversos outros itens. É uma garantia muito importante para a compra de um bem tão valioso. Outro ponto que muitos consumidores não sabem é sobre a garantia de 90 dias que as lojas dão em um veículo seminovo. Quando se compra um carro de uma pessoa física fica muito mais difícil e arriscado exigir este direito caso o carro apresente algum defeito após a compra”, acrescenta Glenio.

 

Essencial

O atual cenário da sociedade destaca ainda mais que um carro não é apenas um “luxo”, mas uma necessidade. “Pessoas que precisam continuar trabalhando para manter a fonte de renda pelos próximos anos ou se deslocar para resolver assuntos essenciais, se preocupam com as principais formas de contaminação do vírus: a aglomeração em ruas, transporte público ou veículos de aplicativos. Atualmente, eles se veem em um momento delicado entre o medo de perder a fonte de renda ou correr o risco de contaminar familiares e entes queridos. Por isso, o carro também se tornou uma importante barreira sanitária para garantir um nível maior de segurança”, afirma.

 

Setor de seminovos é aposta do setor

Com o corte de gastos necessário que boa parte da população tem enfrentado, adquirir um carro zero se tornou uma tarefa recheada de desafios. Enquanto isso, o setor de carros seminovos virou uma excelente alternativa. “Exatamente pelo momento que enfrentamos e as necessidades atuais da sociedade, o consumidor pode financiar um carro seminovo - em perfeitas condições de uso, com a menor taxa de juros de todos os tempos, além de melhores condições de financiamento. É necessário ficar atento apenas ao próprio orçamento e a segurança em realizar a compra em uma revenda de confiança”, destaca.

Elis Siqueira, consultor da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), destaca o quanto tem crescido as buscas de veículos via redes sociais. Ele afirma que o setor de revendas de veículos seminovos e usados percebeu o aumento de pelo menos 20% nas vendas. “E com esse aumento, as empresas correm para facilitar ainda mais a vida do consumidor. As plataformas digitais aproximam cada vez mais os clientes, então buscamos formas para que todas essas vantagens sejam aproveitadas da maneira mais abrangente possível”, garante.

 



Fonte: Glenio Júnior, formado em gestão de negócios e 31 anos de experiência no mercado de seminovos, fundador da Alamo Motors há 23 anos. Diretor do Conselho Deliberativo da Fenauto.


Perfis falsos do Procon-SP viram caso de polícia

Fraudadores pedem dados pessoais aos consumidores para aplicar golpes


A Fundação Procon-SP já identificou pelo menos seis perfis falsos em suas redes sociais, são fraudadores utilizando esse momento de pandemia da Covid-19 para pedir dados pessoais dos internautas e aplicar golpes. Os casos encontrados já foram enviados a polícia para as providências cabíveis.

Os nossos perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e @proconspoficial (twitter); e o site é o procon.sp.gov.br ((http://www.procon.sp.gov.br/))


Como é o golpe

Segundo relatos, esses fraudadores entram no perfil oficial do Procon-SP para acessar os comentários e depois procuram o consumidor pedindo seus dados pessoais, principalmente o telefone e nome completo, com posse desta informação, o fraudador envia um código por SMS, que serve para hackear o WhatsApp da vítima e aplicar golpes.

Os perfis falsos identificados são:


http://www.instagram.com/proconsp_suport/

http://www.instagram.com/suport_proconsp/

http://www.instagram.com/proconsp9/

http://www.instagram.com/proconmaranhaosuport/

http://www.instagram.com/sac_proconsp/

http://instagram.com/suport_procon_sp?igshid=1j1qidi34ih9o


"O consumidor deve ficar atento ao endereço oficial e desconfiar quando for solicitado seus dados pessoais, já que a fundação não pede essas informações por meio de suas redes sociais. As páginas oficiais da instituição são para orientar os cidadãos sobre os seus direitos nas relações de consumo, prestar informações relevantes sobre o que está acontecendo no momento e receber denúncias de práticas abusivas", alerta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Cuidados ao acessar as redes sociais do Procon-SP

• Nunca envie seus dados pessoais; 


• Avalie a atividade do perfil, considerando que a página oficial da instituição posta vários conteúdos específicos sobre defesa do consumidor; 


• Verifique a data da criação do perfil: o facebook e o twitter são de 2012 e o instagram, de 2019; 


• Cheque a quantidade de seguidores do perfil: no facebook são 245 mil; no twitter, 55 mil e no instagram 45 mil; 


• Faça uma verificação em um buscador (Google, por exemplo) sobre
informações oficiais do Procon-SP.

O consumidor deve denunciar os perfis falsos a Fundação Procon-SP para que possa tomar as providências necessárias.


Procon-SP


Re-conexão em crise: Estudo global revela que a COVID-19 conduz a uma relação mais positiva com a tecnologia

• Pesquisa da Dentsu Aegis Network com 32.000 respondentes em 22 países revela uma interação com a tecnologia mais positiva do que nunca 


• As pessoas dos mercados emergentes estão liderando a tendência, especialmente quanto ao uso da tecnologia para melhorar e monitorar a sua saúde durante o confinamento 


• Além da crise, dois terços esperam que as marcas garantam que o uso da tecnologia beneficie a sociedade como um todo - uma proporção semelhante acredita que todas as marcas devem desenvolver produtos e serviços que apoiem o bem-estar 


• Ainda há preocupações sobre os impactos negativos da tecnologia a longo prazo: mais da metade (57%) das pessoas em todo o mundo acredita que o ritmo da mudança tecnológica é muito rápido e que está incentivando as desigualdades em todo o mundo


A última edição da pesquisa Digital Society Index (DSI) da rede global de agências de marketing Dentsu Aegis Network acaba de ser lançada. O estudo destaca como, durante a pandemia da COVID-19, entramos em um novo período de "tech-love", interagindo com a tecnologia de uma forma mais positiva do que nunca, revelando que um terço (29%) acredita que a tecnologia lhes permitiu se conectar com amigos, família e com o mundo ao seu redor durante o confinamento, enquanto uma proporção semelhante (29%) das pessoas em todo o mundo acredita que a tecnologia está lhes permitindo relaxar e espairecer em um momento de potencial estresse.

A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2020 - o pico da pandemia ao redor do mundo - analisando a visão de 32.000 pessoas em 22 mercados, incluído o Brasil, em termos da relação das pessoas com a tecnologia, o efeito de repercussão no seu bem-estar, bem como a sua conexão com amigos e familiares.

O estudo revela que as pessoas nos mercados emergentes estão aprendendo novas habilidades e aprimorando seus conhecimentos, alimentados pelo crescimento das soluções digitais e dos cursos on-line. Com mais tempo em casa
para aprender e se aprimorar, quase metade das pessoas pesquisadas na África do Sul (46%), México (44%) e Brasil (43%) vem utilizando a tecnologia dessa forma. Isso se compara a um quinto das pessoas no Reino Unido (18%) e um quarto nos EUA (24%) que também têm usado a tecnologia para melhorar o desempenho usando aplicativos educacionais e webinars, por exemplo.

Em termos de diferenças de gênero, as mulheres (32%) são mais propensas que os homens (27%) a dizer que se sentem mais comprometidas com os amigos, a família e o mundo ao seu redor devido à tecnologia. Este é particularmente o caso nos mercados do Leste Europeu/Escandinávia, por exemplo, na Polônia (38% mulheres vs 27% homens) e na Finlândia (37% mulheres vs 20% homens).

As pessoas na África do Sul aparecem usando a tecnologia para monitorar sua saúde física e mental mais do que em qualquer outro país, com um terço (29%) dos entrevistados da pesquisa dizendo que verificam aplicativos de saúde ou usam dispositivos vestíveis. Em seguida, um quinto dos poloneses, cingapurianos e brasileiros (22%). Quase um quinto (17%) de todos os americanos dizem que fazem o mesmo.

Refletindo um envolvimento positivo com a tecnologia durante a pandemia, as pessoas estão cada vez mais otimistas sobre o papel da tecnologia na sociedade. Uma parcela crescente das pessoas em todo o mundo acredita na capacidade da tecnologia de resolver desafios sociais, questões de saúde como a COVID-19 - 42% em 2018 contra 45% em 2019 e agora 54% em 2020. 



Novas expectativas das marcas 


Esse otimismo se traduz no aumento das expectativas das pessoas quanto às marcas. A pandemia tem forçado as empresas a reconsiderar suas interações com os consumidores. Quando se trata de fornecer novos serviços para ajudar as pessoas física e mentalmente, 66% das pessoas no mundo dizem que não apenas "querem", mas esperam que as organizações usem a tecnologia de uma forma que tenha um impacto social positivo mais amplo nos próximos cinco a dez anos. Mais da metade nos EUA (60%) e no Reino Unido (59%) sente-se assim, com as pessoas na China (84%) e na África do Sul (82%) precisando mais.

Além disso, no futuro, toda marca será uma marca de saúde. Dois terços dos consumidores vão esperar que as marcas desenvolvam produtos e serviços que melhorem sua saúde e bem-estar. Este é particularmente o caso dos mercados emergentes - por exemplo, oito em cada dez pessoas na China, Brasil e África do Sul têm essa expectativa.

Eduardo Bicudo, CEO Dentsu Aegis Network Brasil, explica: "A pandemia nos forçou a nos tornarmos mais conscientes do papel que a tecnologia pode desempenhar no atendimento às necessidades humanas fundamentais. Houve um período de 'techlove' durante a crise da COVID-19, com as marcas usando a tecnologia ao nortear seu relacionamento com os consumidores ao apoiar e fortalecer seu bem-estar. Para que isso perdure na recuperação, o desafio das marcas é humanizar a tecnologia e garantir que ela esteja sendo implantada a serviço das necessidades das pessoas. Isso também significa garantir que o aumento do investimento em capacidades funcionais como o comércio eletrônico seja acompanhado por um foco igual na construção de uma marca verdadeiramente empática."


Cuidado com o techlash 


Apesar dos benefícios da tecnologia a curto prazo durante a pandemia, o relatório da Dentsu Aegis Network mostra que existe uma tendência alongo prazo de "techlash" - uma sensação negativa em relação à tecnologia que tem sido sentida em todo o mundo, em alguns países mais do que em outros.

Globalmente, 57% das pessoas acreditam que hoje o ritmo da mudança tecnológica é muito rápido (uma situação que tem sido consistente desde2018). Cerca da metade das pessoas pesquisadas também acredita que as tecnologias digitais estão aumentando a desigualdade entre ricos e pobres, sentimento mais observado na África do Sul (61%), China (61%) e França (57%).

Enquanto as pessoas nas economias emergentes são as que mais adotaram a tecnologia durante o confinamento, elas também são as que mais provavelmente terão percepções mais negativas da tecnologia. Por exemplo, 64%(contra 55% em 2019) das pessoas na China acreditam que a tecnologia teve um impacto negativo em sua saúde e bem-estar, seguidas por Cingapura (47%) e HongKong (41%).

E mesmo que a mídia social esteja ajudando as pessoas a se manterem conectadas, quase um quinto das pessoas no Reino Unido (17%) e nos EUA(14%) descobriram que a tecnologia fez com que se sentissem mais estressadas mentalmente e mais difíceis de espairecer. Isto é maior que a média global de uma em cada 10 pessoas (13%).

Bicudo complementa: "Ao olharmos para a recuperação, as marcas precisam colocar mais foco na criação de soluções sob medida que visem ajudar as pessoas a levar uma vida melhor, em vez de empurrar um produto ou serviço. As marcas precisam pensar no valor total que podem oferecer aos consumidores, integrando todos os elementos de marketing, vendas e serviços.Proporcionar experiências úteis está na visão de vanguarda de todas as empresas durante a atual pandemia e deve seguir para a próxima década e mais além".

Para mais informações sobre a pesquisa da Dentsu Aegis Network, baixe Techlash ou TechLove


domingo, 2 de agosto de 2020

Itália: terra de aventura e bem-estar

 Itália, terra de aventura

A Itália oferece inúmeras e surpreendentes oportunidades para quem quer férias dedicadas a esportes e atividade física e para quem quer estar em contato direto com a natureza no verão e no inverno, rodeado por paisagens únicas de tirar o fôlego.


 

Não apenas isso, mas com instalações qualificadas e bem equipadas, disponíveis para ajudar os hóspedes e atender a todas as suas necessidades. As inúmeras marinas e portos da Itália e as várias organizações turísticas oferecem oportunidades para praticar esportes aquáticos, como windsurf, kitesurf, natação, vela, barco a motor e esqui aquático.

Para os amantes da montanha, existem infinitas opções. Durante o verão: ciclismo, caminhada, cavalgada, rafting e caiaque ao longo de riachos e corredeiras, pesca nas águas cristalinas de rios e lagos, parapente e asa delta sobre paisagens espetaculares. Durante o inverno, as montanhas se tornam um paraíso para quem deseja praticar esportes de inverno.


Seja qual for a estação, seja qual for a paixão, a Itália é o lugar para férias relacionadas ao esporte! A Itália é o cenário perfeito para golfe, ciclismo, rafting, mountain bike, caminhadas e cavalgadas por trilhas incríveis... E muitos outros esportes ao ar livre.

 

Itália, terra de bem-estar e beleza

Sentir-se bem na Itália é fácil. Esse país possui o maior número de centros de spas termais do mundo, com uma tradição de tratamentos para o corpo e a alma que remonta há milhares de anos - à Roma antiga. Em todo o país, de norte a sul, é possível aos visitantes experimentar férias únicas, centradas no bem-estar geral em nossas numerosas fontes termais naturais. Esses locais são conhecidos por suas propriedades terapêuticas e por seus excelentes tratamentos estéticos. Há termas antigas que permanecem intactos há séculos e levam os visitantes de volta no tempo, oferecendo um tipo de apelo primitivo, com suas saunas naturais, cavernas escondidas cercadas por vegetação e vapor quente com um aroma agradavelmente ferroso - excelentes locais para revigorar o corpo e tratar a pele.

As férias no spa termal são sempre revitalizantes, graças a tratamentos eficazes e a uma ampla gama de serviços, mas o mais importante: graças às encantadoras paisagens naturais em que estão localizadas. A Itália tem vários dos spas termais mais famosos do mundo: Saturnia, Montecatini, Bagni Vignoni, San Gimignano, Abano, Bormio, Salsomaggiore e Ischia, para citar apenas alguns dos locais dedicados à saúde, beleza e bem-estar físico, todos em resorts tranquilos com todos os apetrechos necessários. Consideração especial deve ser dada à grande variedade de opções disponíveis nos centros de bem-estar em Trentino-Alto Ádige, Úmbria e Toscana. Suas instalações estão especificamente equipadas para utilizar os mais recentes aparelhos e técnicas, com tratamentos inovadores que proporcionam aos hóspedes férias dedicadas ao bem-estar físico e ao relaxamento. 

 

Para mais informações:

Mountain bike: A Associação Italiana de Mountain Bike

Ciclismo: Federação Italiana de Ciclismo

Rafting: Federação Italiana de Rafting

Caminhada e caminhada: TrekkingItalia e Italian Alpine Club

Orientação: Italian Federation for Sport and Orientering

Vela: FEDERVELA - A Associação Italiana de Vela

Pesca e esportes subaquáticos: FIPSAS - Federação Italiana de pesca e esportes subaquáticos

Kitesurf: Associação Italiana de Kitesurf

Comitê Olímpico Nacional da Itália: CONI

Comitê Paralímpico Nacional Italiano: CIP

Federação Equestre Italiana: FISE

Fotos de italia.it


Rio, Campos do Jordão e Monte Verde estão entre os destinos do Sudeste do Brasil mais desejados pelos turistas do mundo

Análise da Booking.com também revela destinos mais populares de cada região brasileira em listas de viagem criadas entre maio e junho


Nos últimos meses, muitos planos e sonhos de viagem foram interrompidos. No entanto, isso não impediu viajantes de sonhar com suas possibilidades. A Booking.com analisou as milhões de listas de desejo de viagem (“wish lists”, em inglês) criadas em sua plataforma em maio e junho deste ano e revela que duas cidades brasileiras – Gramado e Rio de Janeiro – figuram entre os 100 destinos mais presentes em wish lists por viajantes de todo o mundo, à frente de cidades turísticas importantes como Cancún (México), Cartagena (Colômbia) e até mesmo Buenos Aires (Argentina). .

Além disso, o Rio de Janeiro foi um dos destinos mais populares entre viajantes americanos, chilenos, colombianos, peruanos e argentinos – estes últimos também incluíram cidades como Florianópolis, Búzios, Foz do Iguaçu, Maceió, Porto de Galinhas e Arraial do Cabo entre os destinos internacionais mais desejados em suas listas. Além disso, Salvador figura entre os destinos mais desejados pelos viajantes do Chile.

No que diz respeito a destinos internacionais mais populares no imaginário de viagem dos brasileiros, Lisboa (Portugal), Paris (França) e Buenos Aires (Argentina) lideram a lista.


Destinos mais desejados em cada região brasileira

O Brasil tem uma história rica e paisagens deslumbrantes que chamam a atenção tanto dos próprios brasileiros, como de viajantes internacionais. Não à toa, sete estados brasileiros aparecem entre as 200 regiões  mais presentes nas listas de desejos de viagem de turistas de todo o mundo: São Paulo (71º), Rio de Janeiro (72º), Rio Grande do Sul (125º), Santa Catarina (130º), Minas Gerais (153º), Pernambuco (185º) e Bahia (197º).

Pensando nisso, a Booking.com também analisou os destinos mais desejados em cada região do país, o que pode servir de inspiração aos brasileiros para quando for seguro viajar novamente. Afinal, há uma tendência global de que cresça o interesse por viagens domésticas, em função das diferentes restrições a viagens internacionais nos vários países do mundo. Confira abaixo os destinos mais desejados em cada região brasileira.


Região Norte

  1. Manaus
  2. Belém
  3. Alter do Chão
  4. Palmas
  5. Porto Velho


Região Nordeste

  1. Porto de Galinhas
  2. Natal
  3. Fortaleza
  4. Salvador
  5. Maceió


Região Centro-Oeste

  1. Brasília
  2. Caldas Novas
  3. Goiânia
  4. Bonito
  5. Alto Paraíso de Goiás


Região Sudeste

  1. Rio de Janeiro
  2. Campos do Jordão
  3. São Paulo
  4. Monte Verde
  5. Búzios


Região Sul

  1. Gramado
  2. Florianópolis
  3. Curitiba
  4. Balneário Camboriú
  5. Canela

*Metodologia: baseada na comparação de dados de “wish lists” criadas na Booking.com entre maio e junho de 2020 com os mesmos meses em 2019. Clientes da Booking.com podem incluir propriedades em suas “wish lists” clicando no botão de coração presente em todas as páginas de propriedades listadas na plataforma.


Museus da Turquia para conhecer sem precisar sair de casa

Aproveite o tempo em casa e explore a cultura turca visitando oito museus virtualmente

 

Trabalhar, estudar, malhar, descansar. Com a pandemia do coronavírus, todos estamos ampliando cada vez mais o número de atividades realizadas dentro de casa -  e na maior do tempo, à frente do computador ou celular. Mas você já pensou em fazer uma viagem virtual? Então a hora é agora. O Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia disponibilizou acesso virtual à 16 de seus museus através do site https://sanalmuze.gov.tr/

Nas salas digitalizadas em 3D, os amantes da arte podem embarcar em passeios em 360 ​​graus, olhando com calma e proximidade os artefatos em exibição. E olha só o lado positivo do ambiente virtual: você não vai nem ter que dividir espaço de visualização das obras com outros visitantes. 

Se depois das visitas virtuais você ficar cada vez mais instigado para descobrir a Turquia, http://turkishmuseums.com/ é uma ótima forma de organizar sua viagem no futuro, com a lista de todos os museus que você pode visitar separados por região. Dois museus de destaque são o Sítio Arqueológico de Göbeklitepe e o Museu das Civilizações da Anatólia. 

 

Sitio Arqueológico de Göbeklitepe



 

Datado com mais de 12 mil anos, Göbeklitepe reescreveu a história da humanidade e é templo mais antigo do mundo já descoberto. Situado na cidade de Şanlıurfa, no sudeste da Turquia, Göbeklitepe foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2018 com sua incrível arquitetura monumental. O templo mudou a maior parte do que sabemos sobre a Era Neolítica, trazendo uma série de informações sobre a vida dos caçadores, a transição para a agricultura e criação de animais, a arquitetura e o nascimento das artes. As descobertas mais interessantes também incluíram os pilares monumentais em formato de T, com seis metros de altura e pesando até 40 toneladas. Muitos dos pilares apresentam símbolos humanos, animais ou abstratos, enquanto alguns têm figuras de animais em relevo. O tour virtual pelo museu Göbeklitepe oferece uma janela incomparável para quem nunca esteve na região, permitindo uma visão detalhada dos pilares em forma de T: https://sanalmuze.gov.tr.


 

Museu das Civilizações da Anatólia


Situado na capital da Turquia, na cidade de Ancara, o Museu das Civilizações da Anatólia é composto por dois edifícios históricos, que abrigam obras únicas na Anatólia desde a Era Paleolítica. O museu passou por uma reforma em 2014, oferecendo nada menos que uma jornada no tempo através de seus passeios virtuais. Selecionado como "Museu do ano" em 1997, ele está entre os principais museus do mundo, com suas coleções exclusivas. O salão superior abriga a Idade do Paleolítico, a Idade do Calcolítico, a Idade do Bronze, as Colônias Comerciais da Assíria, o Império Hitita, o Reino Frígio, o Reino do Hittite Final e o Reino de Urartu, enquanto a Anatólia através dos tempos e as eras clássicas estão disponíveis no salão inferior. Para ver mais museus turcos com tour online, visite https://sanalmuze.gov.tr.

 

Sobre a Turquia

 

Localizada no mediterrâneo, dividida entre os continentes asiático e o europeu, e separada pelo famoso Estreito da Turquia, o país é um destino único que recebeu no ano passado mais de 45 milhões de turistas. O país que sempre foi um centro de interação cultural e lar de climas variados inspira os visitantes de hoje com sua história, natureza e gastronomia que refletem a diversidade de civilizações há séculos. Localizada numa intersecção de culturas, a Turquia tem uma compreensão distinta da arte e da moda, que é a síntese da tradição e da modernidade e sua vida extremamente dinâmica de compras e entretenimento também atrai visitantes de todo o mundo.

 

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Experiência cultural em Roraima: descubra as riquezas do interior do Estado

O Estado de Roraima, na região Norte do Brasil, possui alguns dos roteiros mais desejados dos turistas brasileiros, como o Monte Roraima e a Serra do Tepequém. Porém, muito além disso, seu interior guarda diversas riquezas culturais ainda pouco exploradas, com pluralidade de atrativos, belezas naturais, gastronomia típica e muito mais.

O ponto de partida para um roteiro pelos igarapés e arvores centenários roraimenses é Boa Vista. Única capital do país que está situada no hemisfério Norte, a cidade de 130 anos tem grande importância geográfica, já que Roraima faz fronteira com a Venezuela e Guiana, mas também apresenta diversos atrativos turísticos em suas grandes avenidas com arquitetura modernista às margens do Rio Branco.

Para conhecer o melhor da cidade, a dica é fazer um city tour pelo centro histórico, visitando lugares como palácios e igrejas; e depois partir para um river tour, onde, além das casas típicas da região, é possível observar um belo pôr do sol.

Pertinho da capital, há algumas comunidades indígenas que apresentam experiências culturais ricas aos visitantes, como a Tabalascada e a Raposa I. A primeira, situada a cerca de 25 quilômetros de Boa Vista, integra a etnia Wapixana há mais de três séculos. Em uma visita, é possível vivenciar costumes e danças locais, assim como degustar bebidas como o caxiri, conhecer a manufatura de artesanato e descobrir histórias e lendas deste povo.

Já a Comunidade Raposa I, a 180 quilômetros da cidade, oferece, desde seu percurso, a oportunidade de observar as exuberantes fauna e flora locais. No local, um dos grandes destaques fica por conta das oficinas de farinha e panelas de barro, sendo esta considerada, inclusive, um Patrimônio Imaterial Indígena da etnia Macuxi.

A cerca de 150 quilômetros de Boa Vista, outro atrativo importante em um roteiro pelo interior é a Fazenda Bacabal. Considerada uma das mais tradicionais de Roraima, a histórica fazenda remete aos tempos da expansão agrícola da região. Hoje, ideal para o turismo rural, apresenta atividades como caminhadas e cavalgadas com os cavalos lavradeiros – típica raça da região -, além de rodas de conversa para aprender sobre a história local. O ambiente oferece refeições e hospedagem.

A fazenda está localizada em Amajari, cidade que abriga a Serra do Tepequém. Portanto, estando por lá, vale a pena esticar o circuito até um dos principais pontos turísticos do Estado.

Nesta região, a vegetação varia entre campos e floresta virgens, sendo que a imponência de suas belezas naturais é demonstrada no seu ponto mais alto, situado a 1200 m de altitude.




Roraima Adventures

roraimaadventures.com.br/produto/experiencia-cultural-em-roraima/


Viagens de barco são opção para manter o isolamento sem ficar em casa

Após meses de confinamento necessário - cada vez mais necessário, aliás, devido ao descontrole da pandemia no Brasil -, como sair de casa para cuidar das saúdes física e mental sem se expor e sem colocar outros em risco? Viagens em barco podem ser boas alternativas. Alugar um com excelente infraestrutura para servir de lar por alguns dias está cada vez mais fácil.

 

Alguns dos principais portos de partida na região sudeste são Guarujá (SP), Santos (SP), Parati (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Em Santos, por exemplo, as diárias de uma embarcação com duas suítes, salas de estar, TV e jantar, churrasqueira e bar começam em R$ 4.500.

 

Enquanto muitos alugueis já incluem nos valores a taxa referente ao marinheiro, dependendo do pacote contratado podem também ser contemplados outros serviços, como de cozinha e limpeza. Porém, se você pretende pilotar a embarcação por conta própria, algumas burocracias precisam ser levadas em conta. A habilitação náutica pode ser dividida em duas categorias: profissional, que é submetida através de processos seletivos junto à Marinha brasileira, ou amadora, cuja obtenção é muito mais simples.

 

A psicóloga carioca Nathália Gomes, autora do site www.kids2gether, sobre viagens em família, acaba de viver esta experiência. Ficou uma semana em um barco com o marido e os três filhos. Segundo ela, os destinos mais bacanas a visitar no litoral fluminense são o arquipélago de Ilha Grande, com inúmeras e belíssimas praias, como Lopes Mendes, Meros, Saco do Céu e Lagoa Azul; Angra dos Reis, destacando-se a praia Pingo D’Água, o conjunto de Ilha das Botinas, a Praia do Dentista e a Praia Secreta; e a Região dos Lagos, onde ficam as cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. Já no estado de São Paulo, um dos principais destinos náuticos é Ilhabela, onde estão praias belíssimas como Serraria e Feiticeira.

 

Nathália dá dicas importantes para quem deseja embarcar nesta aventura. A primeira é levar uma bagagem maleável e pequena, devido à limitação de espaço. O mesmo vale para os alimentos, já que o espaço para armazenamento também é bastante reduzido. E banhos devem ser bem rápidos, considerando que a autonomia dos barcos em relação à água é baixa.

 

Para ajudar a combater o enjoo, há pulseiras que utilizam a técnica de massagem acupressão e medicamentos específicos. Outro ponto fundamental é respeitar as medidas de distanciamento, evitando desembarques. A melhor pedida mesmo é mergulhar em alto mar.


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