
Reprodução internet
Dra.
Paula Fusetto esclarece mitos sobre o consumo de café e cuidados essenciais com
a saúde bucal
Hoje, 1º de outubro, é comemorado o Dia Internacional do Café, bebida presente na rotina de milhões de brasileiros. Além de despertar e trazer prazer, o café também levanta dúvidas sobre seus efeitos nos dentes.
“Vamos quebrar alguns tabus: tomar café em jejum não tem problema nenhum. O que realmente pode prejudicar é o excesso de açúcar, então o ideal é reduzir ou eliminar o açúcar adicionado”, explica a dentista especialista em periodontia e reabilitação estética funcional, Dra. Paula Fusetto.
A profissional ressalta que fatores como esmalte mais poroso ou com pequenas trincas favorecem o acúmulo de pigmentos do café, mas o simples consumo da bebida não é determinante para o escurecimento dos dentes. “O que escurece mesmo é a falta de higiene regular. O biofilme ou placa bacteriana que se acumula sobre os dentes acaba absorvendo os pigmentos, e é aí que o manchamento aparece”, afirma.
Outro mito que Dra. Paula esclarece é sobre o momento da escovação. “Não é necessário esperar 30 minutos para escovar os dentes. Escovar logo após ajuda a remover o biofilme e evita que os pigmentos se fixem, protegendo o esmalte.”
O consumo equilibrado do café, segundo a especialista, não causa problemas sérios na estética dental. “O importante é combinar prazer com cuidado: reduzir o açúcar, manter higiene bucal regular e visitar o dentista periodicamente.”
Assim, é possível saborear seu café sem culpa e manter o
sorriso saudável. Neste Dia do Café, aproveite a bebida, mas não descuide dos
cuidados com os dentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário