Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Chuva e frio no festival? Otorrino explica como cuidar da garganta

Imagem gerada por Inteligência Artificial

Festivais de música são experiências únicas, mas a combinação de multidão, esforço vocal e o clima de chuva e frio pode transformar a diversão em um desafio para a garganta. Quem já passou horas cantando e enfrentando essas condições sabe: a voz falha, a garganta irrita e, muitas vezes, surgem dores que atrapalham a curtição. 

Segundo o médico otorrinolaringologista Dr. Fabrizio Romano (CRM: 90795-SP RQE: 61920), os ambientes lotados favorecem a circulação de vírus respiratórios, enquanto o esforço vocal e a exposição à poeira ou fumaça aumentam a irritação local. “É uma combinação que deixa a garganta mais vulnerável a inflamações e infecções. É comum ver pacientes após eventos com sintomas de dor, rouquidão e até febre”, explica. 

Para aproveitar os próximos dias de festival ou se recuperar melhor depois de último fim de semana, o especialista, a convite de Strepsils, indica alguns cuidados:
 

Hidratação constante: A água ajuda a manter a mucosa da garganta úmida, o que é essencial para o funcionamento dos cílios (pequenas estruturas que "varrem" as impurezas e microrganismos para fora do corpo). Uma garganta seca é uma porta aberta para infecções e a hidratação adequada pode ser uma maneira simples de prevenir maiores complicações.
 

Controle do esforço vocal: Gritar e cantar em volume alto por muito tempo causa microlesões nas cordas vocais. Essas lesões, além de provocarem dor e rouquidão, enfraquecem a barreira de defesa local. “Lembre-se: você nunca vai conseguir competir com o volume das caixas de som”, diz o médico.
 

Higiene rigorosa: Tocar o rosto, olhos, nariz e boca com as mãos sujas é a rota mais comum para a entrada de vírus e bactérias. A lavagem das mãos e o uso de álcool em gel interrompem essa cadeia de transmissão.
 

Ação rápida: Algumas pastilhas para a garganta não apenas aliviam a dor, mas agem diretamente na inflamação e na origem do desconforto, auxiliando na recuperação e no cuidado da garganta. Elas fornecem um alívio direcionado e rápido para que a pessoa não precise interromper a diversão.
 

Ajuda médica: Se a dor persistir, se agravar, ou se outros sintomas como febre alta aparecerem, procure ajuda médica imediatamente. O cuidado profissional é indispensável para um diagnóstico preciso e um tratamento adequado.
 

“Para quem ainda vai ao festival, a prevenção é o melhor caminho. Já para quem voltou rouco ou com dor, agir rápido faz toda a diferença na recuperação”, reforça o Dr. Fabrizio.
 

 



Sobre Strepsils

Strepsils® é a marca número 1 no Brasil no tratamento de dor de garganta¹ e oferece alívio rápido e eficaz² com uma fórmula exclusiva à base de flurbiprofeno — ativo com poder anti-inflamatório e analgésico que age diretamente na inflamação e proporciona alívio da dor a partir de 2 minutos³, com efeito que dura até 4 horas4. Presente há mais de 15 anos no Brasil, Strepsils se consolidou como referência em soluções científicas inovadoras para o bem-estar da garganta, sua linha de produtos está disponível nas principais farmácias e e-commerces nos sabores Mel e Limão e Laranja sem açúcar.


STREPSILS® (flurbiprofeno) M.S. 1.7390.0003. Indicado para alívio da inflamação da garganta. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SET/2025.


¹IQVIA, FMB, base Mai/24, MAT Mai/24, em valores R$ CPP, canal farmácia, total Brasil, mercado montado “Dor de Garganta”.

²Looze, Shepard, Smith. Journal of Pain Research 2019:12 3477–3509.
³Início do efeito suavizante após administração.
4Bula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados