Especialista compartilha orientações para que as famílias auxiliem os pequenos nesse novo ciclo escolar
O
retorno às aulas, especialmente após as férias de julho, é aguardado pelas
crianças e pais da Educação Infantil. Mesmo animadas para reencontrar amigos,
professores e o próprio ambiente escolar, algumas podem demonstrar receio,
saudade da família e maior desafio para retomar à rotina. Essas emoções devem
ser tratadas com a mesma importância que o conteúdo pedagógico, combinando
olhares atentos e integrados entre professores, orientadores, direção e
especialistas em desenvolvimento infantil.
A
escuta atenta das necessidades e sentimentos das crianças é fundamental.
Observar seus comportamentos, conversar sobre suas experiências e validar suas
emoções são passos essenciais para que se sintam seguras e compreendidas. A
pressa em retomar o ritmo habitual pode gerar estresse e dificultar a
transição.
No
Portinho, programa
pedagógico do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, voltado à
Educação Infantil, o currículo já contempla desde os primeiros anos o trabalho
com a inteligência socioemocional. As crianças são acolhidas em ambientes que
incentivam a convivência, o respeito e a expressão dos sentimentos, por meio de
atividades ao ar livre, convivência com animais, cultivo da horta e vivências
sensoriais no bosque, tudo isso como parte do cotidiano.
“Trabalhamos
para que a criança se sinta segura, valorizada e parte da comunidade escolar. A
confiança se constrói nas pequenas interações, e o ambiente precisa ser
preparado para isso”, explica Lilian Murad Brunner, diretora
institucional da Educação Infantil do Porto Seguro. “No Portinho, cada volta às
aulas é também uma oportunidade de ensinar as crianças a reconhecer suas
emoções e respeitar as dos outros.”
O
apoio à família também é prioridade. A escola mantém canais abertos de
comunicação e orientações práticas para auxiliar os responsáveis na adaptação
ao novo semestre, fortalecendo a parceria entre pais, responsáveis e escola.
Para
crianças pequenas ou aquelas que estão trocando de instituição, a volta às
aulas depois das férias pode ser um importante período de transição. A seguir,
a especialista destaca algumas dicas que podem auxiliar na readaptação ao
segundo semestre de forma tranquila e feliz.
1. Retome a
rotina gradualmente – Comece
a ajustar o horário de sono e das refeições alguns dias antes do retorno. Isso
ajuda o corpo da criança a se acostumar novamente com os horários da escola,
evitando o choque de uma mudança brusca. Tente acordá-la e colocá-la para
dormir em horários próximos aos dias de aula.
2. Converse
sobre a volta às aulas – Converse
de forma positiva sobre o retorno à escola. Pergunte do que ela mais sente
falta (dos amigos, dos brinquedos, da professora) e reforce os aspectos
positivos de voltar. Você pode ler livros sobre escola ou assistir a desenhos
que abordem o tema para criar um ambiente de antecipação e curiosidade.
3. Visite a
escola, se possível – Uma
visita rápida alguns dias antes pode fazer uma grande diferença, principalmente
para crianças que estão ingressando neste semestre ou trocando de escola. É
importante explorar o espaço, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade e a
refamiliarizar a criança com o ambiente.
4. Prepare o
material e uniforme escolar juntos – Envolva
a criança na organização do material escolar. Deixe-a escolher a mochila ou
algum item novo. Isso cria um senso de responsabilidade e independência e a faz
sentir-se parte do processo, aumentando o entusiasmo para o retorno. Você pode
incluir um bilhetinho carinhoso ou um desenho na mochila para que ela se sinta
especial e lembrada durante o dia.
5. Um objeto
de transição – Para
crianças muito pequenas ou mais apegadas, um objeto de transição (como um
bichinho de pelúcia pequeno ou um paninho) pode trazer conforto nos primeiros
dias. Converse com a escola para verificar se é permitido.
6. Seja
paciente e ofereça apoio – É
normal que nos primeiros dias a criança demonstre um pouco de resistência ou
cansaço. Seja paciente e compreensivo. Ofereça um tempo extra para brincadeiras
e conversas após a aula, mostrando que você está ali para apoiá-la.
7. Celebre o
retorno – Faça do retorno
às aulas um momento de celebração. Pode ser um café da manhã especial no primeiro
dia ou uma pequena surpresa após o dia de aula. Isso ajuda a associar a escola
a sentimentos e sensações positivas.
Colégio Visconde de Porto Seguro

Nenhum comentário:
Postar um comentário