Tecnologia é aliada em diversas atividades, inclusive durante as consultas
"Em um mundo no qual quase nenhum médico ouve, o meu diferencial é a escuta", diz a médica dermatologista Natasha Veloso, especialista em tricologia. O segredo para garantir foco total no que as pacientes relatam é simples: uso de tecnologia dentro do consultório. Usuária e defensora do tema, a profissional utiliza essas ferramentas para várias tarefas, desde a organização das finanças da sua clínica, Espaço Oasyum – Refúgio Urbano, até a transcrição de consultas – incluindo ainda otimização da agenda e do atendimento.
Foi por meio das transcrições feitas por uma inteligência artificial que ela promoveu uma série de mudanças na sala onde atende e passou a compreender melhor a dor das pessoas que a procuravam, melhorando a comunicação com elas. “Tenho três poltronas e nenhuma mesa. O que temos é um bate-papo”, observa.
Sem a necessidade de ficar tomando notas, a médica dedica 100% da
sua atenção às palavras, aos gestos, à linguagem corporal e aos incômodos de cada
mulher. “Assim, consigo perguntar mais sobre a sexualidade e sobre o lado
emocional, pois já criei conexão suficiente para não gerar constrangimento. Na
prática, se eu tenho esse vínculo estabelecido, se conheço mais a fundo essa
mulher, minha taxa de conversão de protocolos aumenta”, avalia. Os dados
gerados por esses conteúdos também são valiosos para a atuação da profissional,
aprofundando sua compreensão sobre o que incomoda as pacientes, e
possibilitando a criação de parcerias com outros profissionais, como psicólogos
ou cabeleireiros.
IA não é substituta
Uma discussão que vem ganhando corpo nos últimos tempos diz respeito aos impactos das tecnologias, como a IA, no mercado de trabalho. Segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, existe uma tendência de declínio em áreas relacionadas a funções administrativas que poderão ceder espaço, – em diferentes ritmos e de acordo com cada contexto – à automação.
Por outro lado, a IA não será capaz de substituir os profissionais
médicos, opina Marcelo Stangherlin, CEO da GestãoDS, plataforma de gestão
médica presente em todo o Brasil. "Estamos vivendo uma grande ruptura, tal
como foi o smartphone, a nuvem. Mas essa tecnologia não vai substituir o
profissional médico", diz. "Agora, os médicos que a utilizam saem na
frente. Esses sim vão substituir os profissionais que não a utilizam",
opina. Natasha complementa: “Imagine somar a IA ao trabalho de um médico que já
é muito bom? Ela muda vidas”, enfatiza.
Especializada em soluções para gestão de clínicas e consultórios
médicos de todos os portes, a GestãoDS lançou, neste ano, uma nova
funcionalidade que se soma às diversas já oferecidas pela plataforma: a
transcrição com uso de IA. Em duas semanas, a novidade foi utilizada por mais
de 600 médicos, totalizando 6.455 consultas e mais de 2,4 mil horas de áudios
transcritos.
Com a ferramenta, as informações das consultas são automaticamente
organizadas e classificadas de acordo com o que foi falado: queixas, condutas
adotadas e evolução do quadro clínico, por exemplo. O conteúdo – passível de
ajustes, conforme avaliação do profissional – fica disponível dentro do
prontuário do paciente, facilitando o acesso a cada novo encontro. Dessa forma,
além da qualidade nos registros, o médico ganha agilidade e foco no
atendimento. As soluções da GestãoDS também associam IA no chat da plataforma
que auxilia no agendamento de pacientes, evitando a desistência por falta ou
demora no retorno.
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