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segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Como a IA tem mudado o dia a dia nos consultórios médicos

 Tecnologia é aliada em diversas atividades, inclusive durante as consultas

 

"Em um mundo no qual quase nenhum médico ouve, o meu diferencial é a escuta", diz a médica dermatologista Natasha Veloso, especialista em tricologia. O segredo para garantir foco total no que as pacientes relatam é simples: uso de tecnologia dentro do consultório. Usuária e defensora do tema, a profissional utiliza essas ferramentas para várias tarefas, desde a organização das finanças da sua clínica, Espaço Oasyum – Refúgio Urbano, até a transcrição de consultas – incluindo ainda otimização da agenda e do atendimento. 

Foi por meio das transcrições feitas por uma inteligência artificial que ela promoveu uma série de mudanças na sala onde atende e passou a compreender melhor a dor das pessoas que a procuravam, melhorando a comunicação com elas. “Tenho três poltronas e nenhuma mesa. O que temos é um bate-papo”, observa. 

Sem a necessidade de ficar tomando notas, a médica dedica 100% da sua atenção às palavras, aos gestos, à linguagem corporal e aos incômodos de cada mulher. “Assim, consigo perguntar mais sobre a sexualidade e sobre o lado emocional, pois já criei conexão suficiente para não gerar constrangimento. Na prática, se eu tenho esse vínculo estabelecido, se conheço mais a fundo essa mulher, minha taxa de conversão de protocolos aumenta”, avalia. Os dados gerados por esses conteúdos também são valiosos para a atuação da profissional, aprofundando sua compreensão sobre o que incomoda as pacientes, e possibilitando a criação de parcerias com outros profissionais, como psicólogos ou cabeleireiros.

 

IA não é substituta 

Uma discussão que vem ganhando corpo nos últimos tempos diz respeito aos impactos das tecnologias, como a IA, no mercado de trabalho. Segundo o relatório sobre o Futuro dos Empregos 2025, do Fórum Econômico Mundial, existe uma tendência de declínio em áreas relacionadas a funções administrativas que poderão ceder espaço, – em diferentes ritmos e de acordo com cada contexto – à automação. 

Por outro lado, a IA não será capaz de substituir os profissionais médicos, opina Marcelo Stangherlin, CEO da GestãoDS, plataforma de gestão médica presente em todo o Brasil. "Estamos vivendo uma grande ruptura, tal como foi o smartphone, a nuvem. Mas essa tecnologia não vai substituir o profissional médico", diz. "Agora, os médicos que a utilizam saem na frente. Esses sim vão substituir os profissionais que não a utilizam", opina. Natasha complementa: “Imagine somar a IA ao trabalho de um médico que já é muito bom? Ela muda vidas”, enfatiza.  

Especializada em soluções para gestão de clínicas e consultórios médicos de todos os portes, a GestãoDS lançou, neste ano, uma nova funcionalidade que se soma às diversas já oferecidas pela plataforma: a transcrição com uso de IA. Em duas semanas, a novidade foi utilizada por mais de 600 médicos, totalizando 6.455 consultas e mais de 2,4 mil horas de áudios transcritos.  

Com a ferramenta, as informações das consultas são automaticamente organizadas e classificadas de acordo com o que foi falado: queixas, condutas adotadas e evolução do quadro clínico, por exemplo. O conteúdo – passível de ajustes, conforme avaliação do profissional – fica disponível dentro do prontuário do paciente, facilitando o acesso a cada novo encontro. Dessa forma, além da qualidade nos registros, o médico ganha agilidade e foco no atendimento. As soluções da GestãoDS também associam IA no chat da plataforma que auxilia no agendamento de pacientes, evitando a desistência por falta ou demora no retorno.


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