Pesquisar no Blog

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Busca por qualificação em IA cresce no Brasil e movimenta setor de educação


O número de vagas de emprego que exigem conhecimento em inteligência artificial no Brasil cresceu 300% nos últimos quatro anos. Saltou de 19 mil oportunidades, em 2021, para 73 mil em 2024, segundo dados da PwC. O avanço indica um movimento claro das empresas na implementação de tecnologias de IA em suas operações e na demanda por novos profissionais com essa formação. Um estudo da McKinsey revela que 7 em cada 10 empresas brasileiras já utilizam inteligência artificial em seus negócios. 

Entre as soluções mais adotadas está a IA generativa. Segundo o Gartner, com base em pesquisa realizada no quarto trimestre de 2023, 29% dos 644 líderes entrevistados já implantaram e estão utilizando tecnologias de GenAI.


 

Esse aumento faz companhias do setor de educação se movimentarem com foco na empregabilidade e no desenvolvimento de novos profissionais com essas habilidades. É o caso da Faculdade de Tecnologia Rocketseat, do ecossistema de ensino Rocketseat, que em uma parceria com a UniFECAF, centro universitário com mais de 50 mil alunos no ensino superior, anunciaram o lançamento da graduação em Inteligência Artificial e Automação Digital, iniciativa que busca alinhar a formação acadêmica às demandas urgentes do mercado de trabalho. 

Entre as oportunidades que se abrem com a graduação, estão vagas para desenvolvedores de soluções no-code, low-code, criação de chatbots, profissionais de IA generativa, analistas de dados, especialistas em automação, Product Owners de soluções digitais e até empreendedores digitais.
 

Dados da Rocketseat mostram que, atualmente, mais de 13 mil alunos acessam conteúdos de IA e automação somente em sua plataforma de aprendizado contínuo. Na pós-graduação da edtech, lançada no final do último ano, cerca de 160 alunos já se especializam no tema. A maioria está em transição de carreira. 

O movimento reflete a transformação do ambiente corporativo, com a intensificação do uso dessas ferramentas em setores diversos como saúde, finanças, marketing, comércio eletrônico e manufatura. Empresas têm adotado soluções baseadas em IA para impulsionar a inovação, aumentar a produtividade, automatizar tarefas e extrair insights a partir de big data. 

De acordo com relatório de 2025 da Microsoft e LinkedIn, a procura por profissionais com habilidades em IA levou a um aumento de 323% nas contratações nos últimos oito anos. No entanto, a qualificação profissional ainda não acompanha essa demanda — o que torna urgente a busca por formação na área. 

“O Brasil forma bons profissionais em inteligência artificial, mas a oferta ainda está aquém da demanda gerada pela rápida expansão do setor. Nas empresas privadas, é comum que empreendedores da área sejam autodidatas e venham de campos distintos da tecnologia, mas isso deve mudar com a busca intensa por profissionais qualificados para novas vagas”, afirma Isabela Castilho, CEO da Rocketseat. Ela reforça que a inteligência artificial representa o futuro do setor e que, cada vez mais, as empresas buscarão profissionais especializados na área. Destaca ainda que, hoje mais do que nunca, é fundamental investir em capacitação técnica, e não apenas em aprendizados empíricos.
  


UniFECAF
Faculdade de Tecnologia Rocketseat (FTR)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados