Pesquisar no Blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Barracão Cultural estreia espetáculo infantil Rumboldo, adaptação da obra homônima de Eva Furnari, no dia 10 de agosto no Sesc Bom Retiro

Fotos de Andréa Pasquini


Com direção de Rhena de Faria e texto de Eloisa Elena, espetáculo narra saga de um reizinho autoritário e com mania de poder 

 

Os delírios e manias de um pequeno monarca autoritário são mote de Rumboldo, novo espetáculo infantil da premiada companhia Barracão Cultural, que, desta vez, adapta a obra homônima de Eva Furnari. O espetáculo estreia no Sesc Bom Retiro no dia 10 de agosto de 2025.

A peça tem texto de Eloisa Elena e direção de Rhena de Faria. E, no elenco, estão Caio Teixeira, Eloisa Elena, Leandro Goulart e William Simplício. A produção é possível graças ao ProAC 2024 - Montagem para público infantojuvenil, por meio da Secretaria de Cultura, do Governo do Estado de São Paulo. 

A trama narra a história de um príncipe que, ao herdar o trono, após a morte repentina de seu pai, o respeitado e querido Rei Rusbão, perde-se em seus desmandos e delírios de poder, criando leis absurdas e condenando à prisão todos aqueles que contestam suas decisões. Após levar à cadeia todo o reino, Rumboldo se vê sozinho, desprotegido e percebe que todos os seus súditos estão vivendo bem e felizes na Torre de Pedra, onde foram presos. 

A narrativa de Furnari se apresenta como um mote perfeito para pôr em pauta os perigos e consequências do exercício autoritário do poder. “Nos últimos anos vimos o fortalecimento de discursos anti-democráticos na esfera política mundial, gerando efeitos transversais que perpassam as relações interpessoais e coletivas, moldando e validando atitudes de intolerância e segregação na sociedade. Diante disto, acreditamos que se faz necessário trazer a reflexão sobre os efeitos do poder autoritário para o público infantil”, comenta Eloisa Elena.

A dramaturgia traz uma linguagem leve e ágil, que serve de base para o jogo da encenação, que explora as técnicas de improviso e os jogos de palhaçaria. Em cena, quatro intérpretes se revezam nas personagens, manipulam e conduzem a cenografia e cantam e tocam os instrumentos da trilha sonora de Morris, composta por canções executadas ao vivo. 

 

Ficha Técnica

Texto: Eloisa Elena 

Direção: Rhena de Faria

Elenco:  Caio Teixeira, Eloisa Elena, Leandro Goulart e William Simplício

Canções e direção musical: Morris

Cenário e Iluminação: Marisa Bentivegna

Figurino: Marichilene Artisevskis

Coordenação técnica e operação de som: Maurício Mateus

Operação de luz: Le Carmona

Preparação Corporal: Maurício Flórez

Adereços: Tetê Ribeiro

Bonecos: Ivaldo de Melo

Assistência de produção: Ale Picciotto

Produção e Realização: Barracão Cultural


Sinopse

Como um simples cocô de passarinho pode mudar o destino de um reino? A culpa, porém, não foi do passarinho, foi do Rei Rumboldo, um reizinho autoritário e com mania de grandeza, que queria mandar em tudo e fazer as leis mais importantes do mundo. Acontece que ele não tinha o menor talento para isso e acabou criando um monte de encrencas, até ficar triste, sozinho e com muito medo.


Serviço

Rumboldo, com Cia. Barracão Cultural

Apresentações: 10 de agosto a 21 de setembro de 2025 

Domingos, às 12h
*Sessão extra no dia 18 de setembro, às 15h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados