No Dia do Estudante, especialista aponta atitudes que podem transformar sua experiência universitária muito além da sala de aula
Entrar na faculdade é um marco. É quando se inicia
uma das fases mais intensas e formadoras da vida adulta. Mas, em meio a provas,
estágios e trabalhos, muitos estudantes deixam passar oportunidades valiosas
que não estão escritas no plano de ensino e que fazem toda a diferença lá na
frente.
Para marcar o Dia do Estudante, neste 11 de agosto, a professora
Clara Fragoso, do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, apoiando-se na
BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e no Documento "Educação: um tesouro
a descobrir", da UNESCO, lista cinco atitudes que podem mudar o rumo da
trajetória universitária e auxiliar a pessoa na sua trajetória profissional e
tornar a mesma mais consciente do seu papel no mundo.
1. Desenvolva o pensamento crítico e a autonomia. A faculdade é o ambiente ideal para
exercitar a escuta ativa, a argumentação e o pensamento crítico. O documento
"Educação: um tesouro a descobrir", da Comissão Internacional sobre
Educação para o Século XXI, da UNESCO, destaca a necessidade de aprender a
conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
"A universidade é a oportunidade de colocar esses pilares em prática e
desenvolver sua capacidade argumentativa" diz Clara.
Aqui, o estudante trabalha diretamente a competência geral da
BNCC. “Aqui é essencial para incentivar o exercitar a curiosidade intelectual e
recorrer à abordagem própria das ciências, investigar causas, elaborar e testar
hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções. Ter a autonomia para
questionar e buscar suas próprias respostas é um diferencial que será essencial
em qualquer carreira e na vida”, explica.
2. Construa relações e colabore com o coletivo. Engana-se quem pensa que o professor está ali apenas para
avaliar. Os docentes podem ser mentores, pontes com o mercado e referências
para oportunidades futuras. "Conversar, tirar dúvidas e manter uma boa
relação com o corpo docente abre muitas portas"
aconselha. Essa interação com o professor, com os colegas e com a
comunidade acadêmica desenvolve o pilar do relatório da UNESCO aprender a
conviver, pois permite que o estudante se conheça e conheça o outro,
valorizando a diversidade e os direitos humanos.
Na BNCC, essa atitude está diretamente ligada à
competência geral de comunicação e cultura digital. “É fundamental aprender a
utilizar diferentes linguagens verbal, corporal, visual, sonora e digital, bem
como diferentes mídias, para se expressar e partilhar informações com o mundo
do trabalho, e que possibilitem participar de forma crítica das diversas
práticas sociais", explica.
3. Explore e seja protagonista da sua formação. Projetos de extensão, eventos, palestras, monitoria,
iniciação científica, empresas juniores, tudo isso pode parecer
"extra", mas ajuda a ampliar o repertório e descobrir novas paixões.
"Você pode se surpreender com áreas que não imaginava gostar. A faculdade
é o momento de explorar e buscar por experiências alinhadas ao pilar da UNESCO aprender
a fazer, capacitando o estudante para agir sobre o seu meio", afirma.
Isso se alinha às competências gerais da BNCC de
Argumentação e Repertório Cultural. “Ao explorar essas atividades, o estudante
exerce a sua capacidade de produção e recepção de diferentes linguagens e
aprende a usufruir e interagir com as mais diversas manifestações artísticas e
culturais, tanto locais quanto mundiais, e a participar de práticas
diversificadas da produção artístico cultural", orienta.
4. Exercite a responsabilidade e o trabalho em equipe. Colegas de sala podem ser seus futuros parceiros de
trabalho, sócios ou recrutadores. Participar de grupos, manter contato e
colaborar em projetos pode render frutos lá na frente. "Não subestime o
poder das conexões construídas no dia a dia. Construir redes de apoio e
colaborar com seus pares é uma das chaves para o sucesso na vida pessoal e
profissional", destaca Clara.
“Aqui, trabalhamos a competência geral da BNCC de
Trabalho e Projeto de Vida, na qual o estudante deve compreender, valorizar e
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade... de forma
colaborativa e criativa para resolver problemas", ressalta.
5. Pratique o autoconhecimento e o autocuidado. Prazos apertados, inseguranças e pressão para ter sucesso
podem desgastar. Ter equilíbrio emocional, buscar ajuda quando necessário e
entender seus limites são práticas fundamentais. “Ninguém fala isso com
clareza, mas autocuidado é parte da formação. Sem saúde emocional, não há
sucesso sustentável”, completa a professora.
Essa é uma das competências gerais da BNCC mais importantes, autoconhecimento e autocuidado. “Ao praticar essas habilidades, o estudante conhece-se, aprecia-se e cuida de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas", afirma. Este pilar é essencial para o desenvolvimento do aprender a ser da UNESCO, pois estimula o estudante a cuidar de si mesmo em sua totalidade, respeitando suas individualidades e se colocando como ser integral e com responsabilidades com sua vida.
Segundo dados da Associação Brasileira de Mantenedoras
de Ensino Superior (ABMES), mais de 9 milhões de brasileiros estão matriculados
em cursos de graduação. Mas terminar o curso não é o único objetivo, o
diferencial está em como cada um vive essa jornada e nas escolhas feitas ao
longo dela. “Estudar é mais do que tirar nota boa. É sobre amadurecer, formar
opinião, construir propósitos e entender o seu lugar na sociedade. E isso
ninguém te entrega pronto, você vai descobrindo com o tempo e experiência”,
finaliza Clara.

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