Feira fortalece parcerias
internacionais, promove três rodadas de negócios e antecipa tendências do
mercado com foco em sustentabilidade e inovação para a indústria
A 6ª edição da Anuga Select Brazil, realizada de 8 a 10 de abril
de 2025 no Distrito Anhembi, em São Paulo, encerrou-se com resultados
expressivos que evidenciam a força e a qualidade do setor de alimentos e
bebidas brasileiro, reconhecidas mundialmente. O evento reuniu 510 marcas
expositoras provenientes de 38 países, ocupando uma área de 14.500 metros
quadrados com 17 pavilhões internacionais e 20 nacionais. Ao todo, a feira
recebeu 16 mil visitantes, dos quais 65 são oriundos de outros países, que
movimentaram a feira todos os dias.
Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse no
Brasil, organizadora do evento, destacou o otimismo do setor. “O Brasil inicia
este ano com um otimismo notável, impulsionado pela estimativa de investimentos
de aproximadamente R$ 120 bilhões até 2026, conforme dados da Associação
Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)”. Ele também ressaltou que “a Anuga
se consolida como a vitrine mais completa para o varejo, redes de serviços de
alimentação, o crescente mercado de refeições fora do lar e o setor de
hospitalidade.”
Uma parceria inédita marcou esta
edição da Anuga com a visitação cruzada com a Private Label Brazil.
Segundo Giulio Rossi, Diretor-Geral da Private Label Brazil, “esta experiência
confirma o enorme potencial dessa parceria ao reunir em um mesmo período dois
grandes polos de negócios — um focado em alimentos e bebidas e outro
especializado em marcas próprias e terceirização — conseguimos criar um
ecossistema mais integrado e dinâmico”. A
expectativa é que essa união evolua de forma ainda mais concreta já a partir de
2026, quando a Private Label Brazil passará a ser realizada simultaneamente no
mesmo espaço da Anuga.
As reuniões com compradores de 12 países e
expositores foram movimentadas na Mega Rodada de Negócios que
promoveu importantes conexões comerciais, reunindo 60 compradores, incluindo 27
hosted buyers trazidos pela Anuga, 15 compradores internacionais da Apex-Brasil
e 18 representantes das principais redes hoteleiras do Brasil via FOHB. No total, as três rodadas geraram
2.654 reuniões efetivas com potenciais compradores. O combate ao desperdício de
alimentos e à fome também obteve resultados significativos com a campanha do
Sesc Mesa Brasil, durante a Anuga. “Ao longo dos três dias de evento,
arrecadamos 1.865,92 kg de alimento. Como parceiro social, tivemos uma resposta
muito positiva dos visitantes e dos expositores com as doações solidárias e o
interesse na operação e capilaridade do Programa”, afirma Claudia Roseno,
Gerente de Assistência, do Departamento Nacional do Sesc.
Inovação e tradição
Dentre os inúmeros lançamentos e
inovações apresentados na feira, o estande da Embrapa apresentou
a maçã Purple Gala, além de produtos plant-based inovadores como o vatapá e o
quibe à base de fibra de caju, e concentrados protéicos de lentilha,
grão-de-bico e feijão carioca, atendendo às demandas por saudabilidade,
segurança e sustentabilidade.
Esta edição da Anuga Brazil também
foi palco para promover a qualidade da Cachaça nacional, que ganhou um pavilhão
exclusivo do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça),
valorizando a herança cultural brasileira com a participação de marcas de cinco
estados.
Já o mercado de sorvetes e gelatos ganhou espaço no evento com a
realização, pela primeira vez, do Congresso Latino-Americano de Sorvetes-Helados
(CLASH). Eduardo Weisberg, presidente da ABIS (Associação
Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), destacou o crescimento
expressivo de participantes em relação a 2024 devido à parceria com a Anuga.
“No próximo ano, estaremos juntos novamente com o Clash 2026”, sublinha o
executivo.
Presença internacional
A Anuga Select Brazil 2025 contou com
uma expressiva presença internacional, com 17 pavilhões de países de quatro
continentes: EUA, Argentina, Peru, Itália, Alemanha, Turquia, China, Índia,
Câmara de Comércio Árabe, Malásia, Vietnã e Egito e União Europeia, que estreou
no evento. Cristina Rueda Catry, chefe da unidade DG Agri da Comissão Europeia,
expressou entusiasmo com o envolvimento dos visitantes.“Vimos que os visitantes
brasileiros se envolveram bastante nas nossas atividades, como os shows de
culinária, harmonizações de vinhos e comidas, workshops especializados sobre
azeite de oliva; e esperamos que eles levem o "sabor da Europa"
quando forem às compras.”
Após alguns anos, a Câmara de Comércio Árabe Brasileira retornou
ao evento com o objetivo de conectar produtores brasileiros com os países da
Liga Árabe. Estevão Carvalho, diretor de Novos Negócios da Câmara de Comércio
Árabe Brasileira, afirmou: “Para conectar os negócios brasileiros e árabes, uma
das ferramentas mais importantes é a participação nas feiras.”
A próxima edição da Anuga Select Brazil já está confirmada e será realizada entre os dias 7 e 9 de abril de 2026, no Distrito Anhembi.
Parceiros Estratégicos: ABIR, ABRASEL-SP, ABIS, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.
Anuga Brazil - organizada pela Koelnmesse Brasil
Link
Facebook: facebook.com/anugabrazil
Instagram: anugabrazil
LinKedin:Link
Youtube:Link
Nenhum comentário:
Postar um comentário