A educação infantil é fundamental para desenvolver
habilidades que valem para toda vida Freepik
Especialista fala sobre o início da experiência escolar e o desenvolvimento de habilidades que são a base para todo o aprendizado no futuro
No próximo domingo
(25/08) o Brasil celebra o Dia Nacional da Educação Infantil; aprendizado
fundamental para que as crianças adquiram capacidades cognitivas, emocionais,
sociais e motoras que vão ajudá-las para o resto da vida.
Segundo o Ministério da Educação, a primeira etapa da educação básica envolve o público de 0
a 5 anos de idade e a finalidade é desenvolver os aspectos físico, psicológico,
intelectual, complementar a ação da família, da comunidade e ajudar no
desenvolvimento humano e social.
Além
do convívio familiar
A educação infantil pode ser entendida como o início da experiência escolar. É a partir deste momento que os pequenos começam a interagir para além do convívio familiar, passam a lidar com a diversidade dentro do seu desenvolvimento, com o auxílio dos professores.
“Neste instante
surgem as primeiras descobertas, os interesses, ideias, formas de expressão,
escolhas e autoconfiança. O ambiente escolar dos primeiros anos deve ser
acolhedor, lúdico, contribuir para esse desenvolvimento e ajudar em todos esses
processos”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio Integrado de Campo
Mourão (PR), Greicy Nayara Pazini Zagui.
Campos
de aprendizagem
A especialista
conta que existem seis campos de aprendizagem que devem ser estimulados até os
cinco anos de idade. O primeiro é o da a linguagem oral e escrita que trabalha
habilidades da comunicação, ou seja, fala e escuta. Já o da matemática
aborda o desenvolvimento do raciocínio lógico.
Por sua vez, o
campo das ciências naturais experimentadas explora o entendimento do
mundo natural, habilidades no campo da arte e da expressão. O quarto é o do desenvolvimento
motor que desenvolve habilidades motoras grossas e finas, enquanto
o da socialização e relacionamento desenvolve, entre outras
coisas, o lado emocional. Por fim, o campo da identidade e da autonomia
foca na própria imagem e na capacidade de tomar decisões.
“Desde muito
pequenas, as crianças devem ser apresentadas às atividades nessas áreas de
forma livre, em pequenas doses e no ritmo e aceitação de cada uma. E sempre numa
parceria entre escola e família. Se essas habilidades não forem desenvolvidas
até os cinco anos, podem gerar dificuldades sociais e emocionais em idades
posteriores. E por isso a importância de que a criança frequente a educação
infantil ainda antes da idade obrigatória para entrar na escola, que hoje é de
4 anos”, enfatiza Greicy.
Brincar
e aprender
Outro ponto mencionado pela coordenadora pedagógica do Colégio Integrado de Campo Mourão (PR) é a necessidade de brincar. Segundo ela, entre 0 a 5 anos de idade, o cérebro dos pequenos ainda está em desenvolvimento e o aprendizado acontece por meio das brincadeiras.
“Quando elas
brincam, desenvolvem habilidades em todas as áreas. Por isso, nossas aulas de
psicomotricidade, por exemplo, são cruciais para fomentar habilidades motoras
grossas e finas, preparar a criança para a vida escolar e além, com autonomia”,
enfatiza Greicy.
No Colégio
Integrado, a prática pedagógica é focada em colocar a teoria em prática desde
cedo. “Levamos as crianças para vivenciar experiências reais, como fazer
culinária, visitar uma horta ou interagir com animais. Isso estimula a
curiosidade e o amor pela aprendizagem”, ressalta Greicy.
Educação para o futuro
A importância da
Educação Infantil no país é sublinhada por dados do Censo Escolar 2023, que mostram crescimento significativo nas matrículas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (INEP), 91,5% das crianças já estão matriculadas na pré-escola. Em
2023, quase 9,5 milhões de crianças estavam matriculadas em creches e
pré-escolas, um aumento de 13% em dois anos.
Rafael Zampar,
pedagogo e diretor de Negócio do Grupo Integrado – conglomerado que envolve o
Colégio Integrado e o Centro Universitário Integrado - ressalta a importância
da educação infantil como política de Estado. “Estar em um ambiente com
crianças da mesma idade desenvolve aspectos que vão muito além do brincar. A
socialização e o desenvolvimento motor são fundamentais nessa fase”, explica.
Zampar também
destaca a importância da educação infantil no diagnóstico de qualquer
dificuldade de aprendizagem. “Quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores as
chances de intervenção e cuidado no desenvolvimento dessa criança, algo que
fazemos sempre em total parceria com a família”.
Origem
O Dia Nacional da
Educação Infantil foi instituído em 2012 em homenagem à pediatra e sanitarista
Zilda Arns; que dedicou sua vida ao cuidado das crianças, à promoção da saúde
infantil e fazia aniversário nesta data. Zilda Arns faleceu em 2010, aos 75 anos,
quando estava no Haiti e foi vítima de um terremoto que atingiu o país.
A celebração de 25
de agosto reforça a importância de investir nessa fase essencial para o
desenvolvimento dos pequenos, preparando-os para um futuro cheio de
possibilidades e descobertas.
“A educação
infantil molda a criança para a vida, desenvolvendo habilidades que são a base
para todo o aprendizado futuro”, complementa a coordenadora pedagógica do
Colégio Integrado de Campo Mourão (PR), Greicy Nayara Pazini Zagui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário