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quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Coffee Badging: A Nova Tendência que Revela o Descontentamento com o Retorno ao Escritório, Adotada por 60% dos Profissionais Globais


Uma nova tendência tem chamado atenção no mundo corporativo: o "coffee badging". Esse comportamento, conectado diretamente aos profissionais menos engajados com seus trabalhos - cerca de 60% dos profissionais globais, segundo o Gallup Global Workplace Report de 2023 -, revela um crescente descontentamento com o retorno ao trabalho presencial. Com o fim do home office, muitos profissionais comparecem ao escritório apenas para bater ponto, socializar ou participar de reuniões, mas retornam para casa para realizar suas tarefas reais, uma escolha motivada pelos custos de deslocamento, despesas com refeições e o tempo perdido no trânsito. 

Esse fenômeno, no entanto, pode estar profundamente enraizado em questões de liderança e cultura corporativa, como revela a pesquisa utilizando o Hogan Development Survey (HDS). De acordo com o HDS, desenvolvido pela Hogan Assessments, líder global em insights de personalidade, o comportamento dos líderes pode estar desencadeando o desengajamento dos funcionários, contribuindo para o aumento do "coffee badging". Criado em 1996, o HDS é utilizado para identificar características de personalidade que, sob estresse, podem minar carreiras e impactar negativamente o ambiente de trabalho. Ele categoriza essas características em três grupos: Afastamento, Confronto e Acomodação, cada um deles com potencial para criar ambientes de trabalho que levam ao "quiet quitting" e, agora, ao "coffee badging". 

No Brasil, onde as relações pessoais e o trabalho colaborativo são altamente valorizados, características de descarrilamento gerencial podem ter um impacto ainda mais pronunciado. O Dr. Ryne Sherman, diretor científico da Hogan Assessments, sugere que a chave para enfrentar o "coffee badging" é uma liderança que promova transparência, justiça e equidade, além de seguir as mesmas regras que comunicam às suas equipes. No entanto, dados da Hogan mostram que apenas um terço dos líderes globais regularmente adota essas práticas. 

Sherman ainda destaca a importância de uma cultura corporativa focada no engajamento dos funcionários. “Práticas e políticas que promovem a participação ativa, motivação e bem-estar são cruciais para prevenir o aumento do 'coffee badging' nas empresas”, afirma. 

À medida que as empresas enfrentam os desafios de engajar seus funcionários no retorno ao escritório, entender as causas subjacentes, como as características de liderança, pode ser a chave para criar ambientes de trabalho mais produtivos e harmoniosos, reduzindo assim a prevalência do "coffee badging" e outras formas de desengajamento.

 



Hogan Assessments
hoganassessments.com


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