Estratégias de
marketing orientadas por dados vêm revolucionando a atuação de agências
publicitárias no Brasil
A inteligência artificial (IA) é uma realidade em
inúmeros setores, e na comunicação isso não seria diferente. Os novos recursos
têm sido implementados, principalmente, na gestão de dados e na identificação
de padrões complexos. As informações geradas se tornam matéria prima para a
criação de novas campanhas publicitárias que dialogam com o público e atingem
novos patamares de eficácia. Tudo isso graças a uma maior personalização de um
diálogo entre clientes e marcas.
Um estudo recente da Gartner aponta que, até 2025,
mais de 50% das empresas farão uso da IA para alcançar melhores resultados de
marketing. Essa tendência reflete a crescente importância dos dados na tomada
de decisão e a necessidade de criar mensagens mais relevantes para os
consumidores. Pesquisas e comportamentos dos usuários nas redes sociais se
tornam oportunidades para desenvolver uma comunicação mais efetiva.
Rodne
Torres, Diretor de Criação da Acesso
Comunicação, aponta a personalização das mensagens para dialogar com
diferentes públicos como um dos maiores diferenciais desses recursos. “Com a
IA, podemos analisar o comportamento dos consumidores em tempo real. A
Inteligência Artificial nos permite ir além da intuição e dos dados
demográficos tradicionais, ampliando esse escopo. O nível de detalhamento e
conhecimento do público é sem precedentes nesse campo”, afirma.
O poder da inovação digital no
reposicionamento de marcas
O uso de IA e Business Intelligence (BI) tem sido
determinante para o reposicionamento de marcas, como foi o caso do Grupo Rhema
Educação. Ao perceber que sua identidade visual não refletia mais sua
maturidade e solidez, a empresa buscou a Acesso Comunicação para liderar um
rebranding completo. A agência conduziu estudos detalhados com o público da
Rhema, identificando a percepção da marca e direcionando as estratégias de
comunicação de acordo com os dados coletados.
Ana
Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso, explica como a equipe multidisciplinar
da agência conduziu esse processo. “Combinamos criatividade com análises
baseadas em dados para reposicionar a Rhema. O rebranding foi além da mudança
estética, tornando-se uma reafirmação da identidade da empresa, que agora está
mais alinhada com seus valores e sua evolução no mercado”, comemora.
Após a implementação das novas estratégias, a Rhema
observou um aumento no reconhecimento de marca e na satisfação dos clientes.
Esse resultado comprova como a integração de IA no planejamento de marketing
muda a comunicação e traz retornos reais para os negócios.
A Acesso Comunicação tem se destacado no mercado
cearense e nacional justamente por sua abordagem data-driven. A agência utiliza
ferramentas de BI para analisar dados de diversas fontes, como redes sociais,
sites e e-commerces, e gerar informações de grande valor para o planejamento de
suas campanhas.
Resultados concretos
impulsionados por IA
Agências de publicidade podem gerir e estudar
diversos dados sobre seus públicos para integrar às campanhas, como perfis
demográficos (idade, gênero, localização), comportamento de consumo (hábitos de
compra, preferências de produtos), dados psicográficos (interesses, estilo de
vida, valores) e interações digitais (frequência de uso de redes sociais, cliques
em anúncios, engajamento com conteúdos). Esses dados permitem criar campanhas
mais segmentadas e eficazes, garantindo que as mensagens alcancem as audiências
certas com maior precisão, além de poupar tempo, dinheiro e esforços.
A Inteligência Artificial não substitui a
criatividade humana, mas a complementa. Ao analisar grandes volumes de dados, a
IA pode identificar padrões e tendências que os profissionais de marketing
podem utilizar para gerar ideias. Através da consolidação de informações
importantes sobre o público, os departamentos de criação podem se dedicar ao
que fazem melhor: inovar.
A transformação digital e o uso de IA no marketing já fazem parte do cotidiano das agências, refletindo um mercado em constante evolução. “O futuro do marketing está na capacidade de combinar criatividade com análise de dados. As marcas que souberem aproveitar essas ferramentas estarão à frente em um cenário competitivo que exige inovação constante”, conclui Rodne Torres.
Ana Celina Bueno - É especialista em marketing, assistente social e socióloga. A formação na área humanitária foi essencial para conhecer o comportamento e os movimentos do consumidor em relação às marcas e ao mercado. É sócia e fundadora da agência Acesso e Develop Live, localizada em Fortaleza, e que há 24 anos potencializa os resultados das marcas para quem trabalha com forte foco em branding como propulsor dos resultados de vendas. Também é diretora da Federação Nacional das agências de publicidade (Fenapro), diretora do Sindicato das Agências do Ceará e membro do Núcleo de Qualificação Técnica do CENP.
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Rodne Torres Vieira - Sócio Diretor de Criação e Planejamento Estratégico na Acesso Estratégia Criativa, pós-graduado em Teoria da Comunicação e da Imagem (UFC) e formado em Publicidade e Propaganda (Universidade Paulista), possuindo mais de 20 anos de experiência como publicitário. O profissional possui diversos reconhecimentos e premiações, como o Brasil Design Award e o Prêmio Nacional ABAP de Sustentabilidade. Durante sua carreira atuou em diversos segmentos do mercado, atendendo marcas como Grupo Ypióca, Grupo Edson Queiroz, Grupo Marquise, Grupo J. Macedo, Grupo M. Dias Branco, Grupo Aço Cearense, Grupo Linhares, Oi Telefonia, Mallory, Unimed Fortaleza, Unimed Teresina, Grupo ibyte, São Geraldo, Coca Cola, Audi, Mercedes Benz e Ambiental Ceará. Teve a oportunidade de desenvolver trabalhos significativos que trouxeram reconhecimentos e conquistas em diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais.
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Agência Acesso
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