Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de abril de 2024

Saiba como montar um currículo profissional para ingressar no mercado de trabalho

Diretor nacional de operações da Microlins lista dicas para se diferenciar

 

Apesar de haver sites para cadastro em vagas de emprego e uma rede social voltada para quem busca networking e oportunidades no mercado de trabalho, o currículo é uma importante ferramenta para quem quer atrair a atenção dos recrutadores. Mesmo utilizando as alternativas citadas, muitas empresas ainda solicitam que os candidatos anexem os currículos para análise. Assim, saber como montar este documento é um passo fundamental para quem deseja conquistar o primeiro emprego e começar a construir uma carreira de sucesso. No entanto, é preciso conhecer as principais características para deixá-lo atrativo, visando potencializar o surgimento de novas oportunidades. Para que os interessados consigam demonstrar aos possíveis empregadores as suas habilidades e aumentar as chances nas vagas almejadas, o diretor nacional de operações da Microlins, Rafael Cunha, concede algumas dicas.

Maior rede de cursos profissionalizantes do Brasil, com mais de 400 escolas, a Microlins conta com um portfólio renovado com cursos que vão da tradicional Informática e idiomas até mais atuais, como Programação e Games. Recentemente, a marca lançou cursos de graduação e pós-graduação à distância e semipresencial, em diferentes áreas. Além disso, a rede tem como fundamento oferecer o programa lifelong learning, ou seja, uma educação continuada que possibilita que o aluno estude em todas as fases de seu aprendizado em um mesmo lugar. Há mais de 30 anos no mercado educacional e parte do Grupo MoveEdu, a rede já formou mais de 4 milhões de jovens, encaminhando grande parte ao mercado de trabalho.

Segundo o especialista, quando os recrutadores recebem um currículo, checam primeiramente as principais informações pessoais do candidato, pois é dessa forma que a empresa poderá contatá-lo para a vaga. Ou seja, é imprescindível deixar seus dados claros e de fácil visualização. Neste caso, você pode incluir nome completo, idade, telefone e celular, e-mail, endereço completo e redes sociais, mas apenas as que forem relacionadas com o cargo. No entanto, alguns dados não devem constar neste documento, como CPF e RG. No caso de fotos, ela faz parte da apresentação e demonstra o cuidado que você tem com o que faz.

“A principal dica é ser objetivo, pois currículos muito longos podem ser desinteressantes, fazendo com que a pessoa responsável não leia tudo e que as informações realmente importantes fiquem escondidas no meio de tanto texto. O ideal é inserir os principais de contato, além de formação, instituição de ensino e ano de conclusão; experiência profissional, detalhando as atividades desenvolvidas, ferramentas utilizadas e alguns resultados conquistados; qualificação complementar, como cursos; idiomas e outras habilidades; além de ferramentas que você sabe utilizar, principalmente na área de informática ou tecnologia. Algo muito procurado atualmente também são as soft skills, habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações”, revela Rafael Cunha.

O próximo passo é definir o objetivo profissional e justificá-lo no restante do currículo. Para decidir, pensa em responder essa pergunta: “o que você quer ao enviar seu currículo?”. O candidato deve pensar na vaga em que deseja atuar e mencionar essa função no tópico “objetivo” – que deve ser o primeiro item após as informações pessoais. Essa informação deve ser personalizada de acordo com cada oportunidade buscada. Após deixar clara a principal motivação para a candidatura, é a hora de destacar a formação, seja ela ensino médio, superior, pós-graduação, MBA ou especializações. Isso vale também para cursos extracurriculares, que ajudam a compor o conhecimento adquirido em determinado segmento, e no caso de idiomas, sempre deixando claro o nível de proficiência, como básico, intermediário, avançado ou fluente. Normalmente, os recrutadores gostam de ver candidatos que se dedicaram aos estudos e que ainda buscam por mais conhecimento.

Em seguida, chegou o momento de inserir as experiências. “O que muitas pessoas pensam quando estão se candidatando para a primeira vaga de emprego é que não haverá nenhuma experiência para colocar no currículo. Mas trata-se de uma percepção equivocada. Quando você é novo no mercado de trabalho, deve destacar projetos voluntários ou avulsos que participou, detalhando um pouco suas tarefas e quais habilidades foram exigidas. Isso auxilia bastante na conquista do primeiro emprego”, aconselha o diretor nacional de operações da Microlins.

Quase chegando ao fim do documento, é importante constar as habilidades técnicas, como PowerPoint, Word e Excel, por exemplo, além das habilidades comportamentais, como comunicação, organização, trabalho em equipe, criatividade, dentre outras soft skills, que interferem diretamente no trabalho e na convivência com os colegas de trabalho. Outro item do currículo são as certificações, principalmente quando há especializações em determinadas áreas que agreguem ao cargo pretendido. Já na parte de informações complementares, é possível descrever alguns hobbies que sejam interessantes ou úteis para a vaga, como fotografia, por exemplo. Se você tem disponibilidade para viajar, mudar de cidade, ou se possui alguma deficiência, tais pontos precisam ser destacados. Além disso, é importante colocar se você tiver meio de locomoção próprio. Dependendo da vaga, pode ser necessário ou até um diferencial.

“Para construir um currículo atrativo, que ajude a conquistar o recrutador, é importante considerar a simplicidade e a objetividade na apresentação. É recomendado evitar o uso exagerado de cores e optar por layouts fáceis de ler em smartphones. No caso da formatação, prefira usar uma fonte legível, como a Arial, e utilize um espaçamento adequado entre as linhas, de 1,5 cm, pois isso facilita a leitura do responsável pela seleção. Tenha muito cuidado com a ortografia. Fazer revisões antes de enviar o currículo assegura que os erros não passarão despercebidos e isso aumenta as chances na seleção. Evite os jargões como sou um profissional dedicado; tenho facilidade em aprender; sou persistente e resiliente; estou disponível para qualquer cargo; sou pontual e nunca vou me atrasar. Por fim, não coloque data e nem assinatura no currículo, pois se trata de um documento simplificado e informativo”, finaliza Rafael Cunha.

 

Microlins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados