De acordo com João
Adolfo de Souza, autoridade em estratégias para maximizar os resultados na
plataforma, implementar estas técnicas contribuirá para a construção de uma
base de seguidores fiel e engajada
O YouTube não é apenas uma rede social para o compartilhamento
de vídeos. É também o segundo maior motor de busca do mundo, ficando atrás
apenas do Google. Isso significa que a otimização de vídeos na plataforma é
crucial para aumentar a visibilidade e atrair mais visualizações.
De acordo com João Adolfo de Souza,
CEO e fundador da João Financeira e
especialista em estratégias para maximizar ganhos no Youtube,
o título de um vídeo é um dos elementos mais críticos para a otimização SEO no
YouTube, precisando atrativo e incluir palavras-chave relevantes, que são
utilizadas pelos espectadores em suas buscas. “Ferramentas como Google Keyword
Planner, Ahrefs e SEMrush podem ajudar a identificar as palavras-chave mais
procuradas e relevantes para cada conteúdo”, revela.
Detalhes e clareza
Para o especialista, o título deve ser claro e
direto, mas também criativo e atrativo. “A chamada de um vídeo precisa capturar
a atenção do espectador e, ao mesmo tempo, ser informativa sobre o que o vídeo
oferece. Recomenda-se um título com aproximadamente 60 caracteres, evitando que
seja cortado nos resultados de busca”, pontua.
A descrição do vídeo é onde o criador de conteúdo
pode expandir o que foi iniciado no título. “É fundamental começar com as
informações mais importantes, incluindo palavras-chave estrategicamente
posicionadas nas primeiras linhas, pois apenas cerca de 100 a 150 caracteres
são visíveis nos resultados de busca antes de o usuário clicar para expandir”,
alerta.
Além das palavras-chave, a descrição exige
informações que adicionam contexto ao vídeo e insiram um chamado à ação (CTA),
como incentivar a inscrição no canal, comentar ou assistir a outros vídeos.
“Links para redes sociais e websites também podem ser incluídos para aumentar a
interatividade com o espectador”, declara.
Afinando a relevância
Segundo João, as tags ajudam o algoritmo do YouTube
a entender o conteúdo do vídeo e a classificá-lo com outros vídeos semelhantes.
“Como nas palavras-chave, o criador deve escolher tags que sejam altamente
relevantes, incluindo uma mistura de termos genéricos e específicos para cobrir
tanto buscas amplas quanto diretas”, relata.
Vale ressaltar que as tags devem ser consistentes
com o conteúdo do vídeo. Caso contrário, a publicação pode ser penalizada pela
plataforma.
Medindo a eficácia e ajustando
estratégias
Uma vez implementadas essas estratégias de SEO, é
importante medir o sucesso do conteúdo. “Ferramentas como YouTube Analytics,
por exemplo, fornecem insights valiosos sobre como os vídeos estão performando
em termos de visualizações, engajamento e retenção de audiência. Ajustes podem
ser necessários à medida que o criador aprende o que funciona melhor para seu
público”, revela.
O especialista acredita que implementar estas estratégias não apenas ajudará os vídeos a alcançar um público mais amplo através do aumento da visibilidade nos resultados de busca, mas também contribuirá para a construção de uma base de seguidores fiel e engajada. “A otimização de SEO no YouTube é um componente crucial para quem deseja ampliar seu alcance e impacto na plataforma”, finaliza.
João Adolfo de Souza - administrador de empresas e atua há quase 20 anos no ramo de empréstimos consignados. Atualmente, é CEO e fundador da João Financeira. O empresário tem como foco ensinar pessoas a fazer dinheiro com o Youtube, e já conta com mais de 3,45 milhões de inscritos e ultrapassa a marca de 1 bilhão de visualizações em seus canais. Para mais informações, acesse as redes @joaoadolfooficial ou o portal https://linktr.ee/joaoadolfooficial.
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