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domingo, 10 de março de 2024

Seis passos para elaborar um cardápio

 Na hora de escolher um restaurante para almoçar, jantar, ou fazer qualquer outra refeição os clientes sempre ficam na dúvida. Um dos pontos que mais chama a atenção dos clientes é o cardápio. Sendo assim, o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi listou seis passos para não errar na hora de montar essa poderosa ferramenta do universo gastronômico. O empresário é formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil. Entre os dias 04 e 05 de junho Politi estará a frente de um dos ma iores eventos do mercado de food service em São Paulo, no Teatro Santander, onde apresentará um modelo que foca em aceleração de negócios de alimentação.


Vamos as dicas:

1 – Brainstorm.
A princípio, as idéias podem partir do dono do restaurante, porém chamar mais pessoas pode enriquecer. A equipe, por exemplo, é uma das principais fontes de informações nesta etapa.



2 – Seleção
Após o Brainstorm surgiram, por exemplo, 15 idéias de pratos que podem compor um belo cardápio. Hoje, além das próprias receitas, um chef pode usar como recurso uma pesquisa a internet, que fornece muitas informações em sites de escolas de culinária, livraria, entre outros meios. A princípio, o ideal é sempre ter um número maior de receitas até chegar nas “vencedoras” que passarão por etapas que veremos a seguir.



3 – Curadoria
Mesmo sendo o chef responsável do restaurante não é necessário criar tudo sozinho, afinal hoje em dia existe uma referência gigantesca na internet, com todo tipo de receita, que pode ser consultada em sites nacionais ou internacionais, canais de youtube e até por outros chefs. Uma curadoria é sempre importante, afinal o curador está sempre em busca de informações que possam agregar de forma positiva para seu estabelecimento.



4 – Teste culinário
As 15 receitas escolhidas inicialmente devem estar sempre formatadas igualmente, ou seja, em um formato padrão. Após a curadoria é sempre interessante desenhar a receita no seu modelo, seja ela criada pelo próprio chef ou retirada de outro lugar, uma vez que isso é muito importante levando em conta o aspecto organizacional do negócio.



4.1 – Lista completa da Mise in place
Fazer a lista completa da Mise in place, ou seja, deixar a mão todos os ingredientes que serão utilizados nas receitas. Separe em recipientes que possam ajudar na hora de conferir se tudo está presente para iniciar o preparo. Outra dica é usar duas quantidades para cada receita, o que ajuda a não perder tempo dentro da cozinha. Quanto mais organizada a Mise in place dos pratos que passarão por teste, menos tempo perdido. Os alimentos brutos, que estão em sua forma natural como tomate, cebola e carnes, por exemplo, e itens transformados como molhos, fundo de carne, etc, já devem ser preparados em duas quantidades para cada prato.



4.2 – Ficha de anotações e fotos
Tire fotos do processo e do resultado final, sempre com bastante luz e muito próximas ao prato. Tenha um bloco de anotações para não perder as idéias que surgem no preparo, já que este ainda é um processo de seleção para escolher o cardápio final.



4.3 – Escolha as receitas “vencedoras”
Escolha as receitas que você quer adicionar ao seu cardápio.



5 – Elaboração do Book
Pronto, agora que as receitas foram escolhidas é hora de desenvolver o book. Aqui entra a parte mais importante ao elaborar um cardápio. O Book é um jogo de planilhas e textos para cada um dos pratos. É importante que este book seja bem feito, afinal ele carregará todos os processos e informações que serão utilizadas para construir um cardápio organizado e funcional. Mas afinal, o que deve conter um book?



5.1 – Receituário
No receituário deve constar a melhor foto e abaixo ingredientes e maneiras de fazer de todas as receitas que irão para o cardápio.



5.2 – Ficha técnica
Na ficha técnica deve constar custo e sugestão de preço de venda. Aqui estarão os preços de custo de cada ingrediente e uma somatória. Ao final deixe um espaço em branco para decidir o preço final.



5.3 – Lista de ingredientes
Faça sempre a atualização da lista de ingredientes da cozinha. Para um cardápio sazional, por exemplo, entram vários itens que muitas vezes o comprador não está acostumado, então é importante fazer uma listagem baseada nas novas receitas. Atualizar compras, estoque, recebimento, ou seja, vários processos internos terão que ser atualizados baseados no novo cardápio.



5.4 – Lista do pré-preparo do novo cardápio
Todos os dias ao chegar no restaurante a equipe tem que fazer o pré-preparo na hora do almoço e do jantar. Tem molhos para serem preparados, carnes para serem cortadas e porcionadas, entre outras funções, e tudo isso tem que estar na listagem de pré-preparo, ou seja, novo cardápio tem novo pré-preparo.



5.5 – Mise em place
Ao chegar na cozinha profissional a equipe tem a cozinha fria, cozinha quente, cozinha de sobremesas, grelha, fritadeira, ou seja, praças diferentes dentro do mesmo ambiente de trabalho. Por exemplo, se um prato utiliza a grelha no preparo, já deve constar no Mise en place e o cozinheiro já deve estar ciente para não perder tempo.



5.6 – Sequência da montagem e fotos
Tenha um caderno, de preferência espiral, com páginas plastificadas, já que vai ficar na cozinha e será usado no dia a dia pelos cozinheiros. No preparo de um prato, o profissional não terá uma balança na frente para pesar todos os ingredientes, já que isso perderia muito tempo, então o ideal é usar medidas reconhecíveis, que a equipe já esteja acostumada como: uma colher de sopa, a concha número 1, etc. Para facilitar use uma sequência de montagem e na parte traseira a foto do prato. Isso facilita principalmente para um cozinheiro iniciante até acostumar com o processo. Esse formato é eficiente na hora da execução e para manter a padronização.



5.7 – Fotos grandes para ilustrar o prato do Book de montagem
As fotos devem sempre estar grandes e iluminadas para que o cozinheiro possa comparar o prato com a imagem e ver se todos os processos seguiram o processo correto.



6 – Evento de lançamento
A divulgação é muito importante. Entrevistas com o chef são muito atrativas, mostrando o conceito de cada prato, como surgiu, como foi o brainstorm e o processo. Os clientes gostam de saber como são os bastidores. Um menu degustação com formadores de opinião é eficiente para propagar o novo prato. As campanhas nas redes sociais também auxiliam muito na divulgação.


Marcelo Politi - formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negóci os de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço. O mentor atende mais de 3.000 empresários do setor gastronômico.

Acelera #Food Nation


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