A professora do curso de Pedagogia da FSG, Simone Onzi, dá dicas para que essa transição seja tranquila
É crucial ter cuidado no retorno às aulas,
especialmente quando se trata das crianças. Inserir os pequenos no processo de
organização pode fazer toda a diferença para um início de ano letivo mais
tranquilo.
Uma das
estratégias é envolver as crianças na preparação para o retorno, desde arrumar
uniformes até organizar materiais e mochilas. “O primeiro passo é começar
a trabalhar a volta às aulas com pequenas atitudes, tais como arrumar o
uniforme, os materiais, a mochila, ou seja, inserir a criança no processo de
organização para o início do semestre letivo”, explica a professora do curso de
pedagogia Simone Onzi.
Outra dica
valiosa é a forma de abordar o tema com os pequenos. Simone explica que a
linguagem utilizada deve ser clara e adaptada à compreensão delas. Incluir-se
no mesmo nível dos olhos da criança durante a conversa é uma estratégia eficaz
para estabelecer uma conexão mais próxima.
Além disso,
é essencial retomar, de maneira leve, a rotina familiar da forma que acontece
durante o período de aulas. Conversar com os pequenos, para que relembre, sobre
horários de acordar, tomar café e outras atividades diárias. Segundo a docente,
após
essa retomada, é muito importante manter a rotina funcionando. “Uma boa estratégia
é criar, por exemplo, um cartaz com essa rotina, assim a criança vai fazendo
“check” a cada atividade cumprida no dia”.
Fiz tudo isso e a criança ainda está resistente a volta, e agora?
É claro
que, mesmo utilizando as dicas, talvez ainda seja um momento de dificuldade
para criança, então, quando a criança expressar emoções, como ansiedade, é
vital validar esses sentimentos, auxiliando a criança a nomear suas emoções e
associar o retorno às aulas a sentimentos positivos. “É ideal compreender esse momento
que ela está passando e explicar que você, enquanto adulto,
também fica frustrado em diferentes momentos, mas que é necessário e importante
estar na escola. Além disso, é fundamental ter conhecimento do que a criança
gosta de fazer na escola e usar exemplos disso ao explicar por que estudar faz
a diferença na vida dela”.
Resgatar
experiências positivas do semestre anterior, como trabalhos realizados com
orgulho, pode ser uma maneira de despertar entusiasmo para o novo ano.
Perguntar sobre as preferências da criança e envolvê-la na definição de metas e
expectativas contribui para o engajamento.
Por fim, a
docente deixa uma dica valiosa para os familiares: é importante lembrar que não
existe perfeição. Permitir-se errar e ajustar regras e rotinas conforme
necessário é parte integrante do processo educacional. A colaboração entre
pais, escola e crianças é fundamental para um retorno às aulas bem-sucedido.
FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha
www.fsg.edu.br
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