Para nós, profissionais de marketing, estar presente na cabeça do consumidor e ter resultados em vendas sem ser invasivo é um desafio e tanto. Isso porque precisamos criar meios de gerar resultados para a empresa, mas também sabemos que ninguém gosta de ser interrompido por anúncios quando está buscando uma informação, tampouco ser surpreendido por uma notificação no WhatsApp, esperando um contato pessoal, e dar de cara com alguém tentando vender algo.
Muitas vezes, as abordagens de marketing se tornam
cansativas, seja pela frequência visualizações de anúncios, pelo número de
e-mails enviados, pelos pop-ups com ofertas que aparecem insistentemente quando
o usuário não está preparado para a compra ou, ainda, pelo conteúdo de
mensagens que não fazem sentido para a pessoa que está recebendo.
Mas, se o mundo é digital e o consumidor está do
outro lado da tela quase 100% do tempo, como uma marca consegue criar conexão
com ele sem invadir seu espaço e sem se tornar chata? A resposta é simples:
tornando-se relevante e interessante. Mas isso pode ser um pouco subjetivo, uma
vez que o que é interessante para um cliente, pode não ser para outro, ou pior,
o que chama atenção de uma pessoa hoje, pode passar despercebido por ela mesma
amanhã.
Para facilitar a vida dos estrategistas de
marketing, aqui estão cinco dicas para tornar a comunicação envolvente, manter
o consumidor engajado e, claro, gerar mais vendas.
#1 - Pense primeiro no
cliente. De verdade! - é comum que profissionais
de marketing e vendas invistam muito do seu tempo falando sobre os benefícios
dos seus produtos, mas aí eles deixam de fazer uma coisa muito importante para
o sucesso nas vendas: ouvir. Ao conhecer o cliente, a marca consegue encaixar o
seu produto na realidade do consumidor, criando, assim, conexão e desejo de
compra.
#2 - Use dados para enriquecer
a jornada de compra - essa dica todos os
profissionais envolvidos no processo de captação de novos clientes conhecem
muito bem. A ideia aqui é rastrear o caminho feito pelo comprador, abrangendo
desde o momento em que ele faz busca por produtos, seu comportamento nas
páginas, meios de pagamento utilizados e até a recorrência de compra. Com essas
informações em mãos, as marcas são capazes de se posicionar estrategicamente na
tomada de decisão do consumidor.
#3 - Cuidado com canais
pessoais - os canais usados pelos clientes para conversar
com amigos e família podem não ser os mais adequados para uma abordagem de
venda, uma vez que o usuário tende a se sentir invadido. Buscar canais
alternativos, como o RCS, por exemplo, é uma saída inteligente. O RCS é o novo
canal de mensagens do Google que possui todos os recursos necessários para
criar engajamento, como envio de fotos e links para compra, mas ao mesmo tempo,
mantém a impessoalidade necessária para não invadir o espaço do cliente, uma
vez que ele utiliza o aplicativo de mensagem nativo do smartphone.
#4 - Atenção aos detalhes – a automação de marketing permite a personalização de mensagens, mas
ela não substitui a necessidade de que a equipe de marketing conheça cada vez
mais os compradores dos seus produtos para criar ofertas que façam sentido para
eles. Os cuidados aqui são vários, como por exemplo: não enviar mensagem sem
nome, não enviar conteúdo inadequado para aquele cliente, uma oferta de produto
que ele já tenha comprado, ou até mensagens com erros de português.
#5 - Saiba a hora de sair de
cena - essa dica, talvez, seja um dos pontos mais
sensíveis durante a jornada da venda, afinal, sempre temos a esperança de que
aquele lead ou cliente realize a compra. Saber ler as entrelinhas e
entender quando está sendo inconveniente, exige olhar atento, mas é um fator
que contribui muito para o relacionamento entre empresa e comprador. Pode ser
que a pessoa que está sendo abordada ainda não esteja preparada para a compra,
mas fará isso no futuro. Se ela considerar a empresa ou vendedor invasivo, ela
provavelmente não voltará.
Para manter uma empresa em crescimento contínuo, é
preciso estar atento ao cliente, conhecer seu comportamento e desejos. Porém, é
primordial estar a par das mudanças do mercado. Nós, profissionais de
marketing, devemos manter o olhar e mente abertos a novas estratégias, novos
canais e novos jeitos de encantar pessoas. Só assim conseguiremos gerar
resultados, sem sermos chatos.
Larissa
Lopes - Head de Marketing da Pontaltech, empresa
especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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