Alexandre Slivnik
ressalta a importância do líder estar disponível para uma comunicação
transparente com a equipe
A gestão de conflitos e resolução de problemas é
uma habilidade muito valorizada em um líder, afinal de contas é normal que
surjam em qualquer empresa divergências e problemas decorrentes de mal
entendidos entre os colaboradores, modos de pensar diferentes ou até falta de
recursos.
De acordo com Alexandre Slivnik,
vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento
(ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a
gestão de conflitos começa com uma comunicação aberta e transparente. “Esteja
disponível para conversar, ouvir pontos de vista e incentivar o diálogo franco
na equipe. A partir daí, identifique o que gerou o conflito e pergunte às
partes envolvidas seus pontos de vista e preocupações”, orienta.
Slivnik explica que é importante entender que nem
todos pensarão da mesma forma e respeitar diferentes pontos de vista é
fundamental para evitar conflitos. É preciso promover a negociação e a busca de
soluções mútuas sempre que um conflito surge, assim como estabelecer
regras e normas de conduta interna. “A equipe precisa conhecer o que a
liderança espera em termos de comportamento, assim como deve estar ciente das
consequências relacionadas ao não cumprimento dos mesmos”, afirma.
Confira sete orientações para gerir conflitos e
resolver problemas na empresa:
- Mantenha
a calma e a objetividade, evitando tomar partido e partir para o lado
pessoal.
- Incentive
os envolvidos a refletir sobre sua responsabilidade no conflito e para a
resolução do mesmo.
- Estimule
os colaboradores a aprenderem com erros e experiências do passado.
- Defina
regras claras para a equipe, assim como metas a serem alcançadas e esteja
certo de que todos entenderam.
- Avalie
as alternativas propostas, por mais diversas que pareçam e considere os
impactos no curto e longo prazo.
- Atribua
responsabilidades e crie um plano detalhado.
- Promova
uma cultura de melhoria contínua, na qual haja estímulo para a resolução
de problemas e a contribuição com soluções.
Dica bônus: Crie uma cultura de respeito às
diferenças, onde não exista uma verdade absoluta e sim diferentes pontos de
vista de acordo com as diferentes perspectivas de cada pessoa.
Alexandre Slivnik - reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA).
https://alexandreslivnik.com.br/
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