Especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia explica o assunto
No próximo dia 12 de outubro, comemoramos o Dia das Crianças. E claro que não pode faltar muita brincadeira e festa nesta data tão especial. E para quem vai brincar ao ar livre os cuidados com a pele dos pequenos devem ser redobrados. Segundo Laura Serpa, dermatologista especialista em pediatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, algumas ações simples fazem toda a diferença para proteger a pele dos pequenos também no dia a dia.
Um produto fundamental que não pode faltar na bolsa dos pais é o repelente. Para quem gosta de brincar e se divertir em parques ou viajar para regiões com muita vegetação e cachoeiras, o repelente garante proteção contra picadas de insetos e evita alergias. Camisas de mangas longas e calça compridas também são recomendadas. De acordo com a Dr. Laura, dependendo da região, o mosqueteiro também é um item indispensável. A especialista ressalta que o repelente só pode ser usado a partir dos 3 meses de idade:
— É Importante lembrar que ele deve ser usado depois dos 3 meses de idade e após o uso do protetor solar, para que funcione de forma satisfatória.
E falando em protetor solar, o uso antes dos 6 meses de vida é proibido. Para evitar queimaduras até essa idade, o recomendando é não deixar o bebê exposto ao sol e abusar do uso de chapéus e roupas.
— Depois dos 6 meses, é fundamental utilizar filtro solar infantil com fator de proteção mínimo de 30, que deve ser usado de acordo com o tom de pele da criança. A reaplicação deve ocorrer a cada duas horas — orienta a dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
De acordo com a Dra. Laura, A pele dos pequenos requer cuidados específicos. E a recomendação vale até sobre algo bem simples do cotidiano: banho. Ela destaca que banhos muitos quentes e demorados devem ser evitados, e os sabonetes usados devem ser suaves e específicos para o público infantil:
— A pele deve ser hidratada com o uso de loções ou cremes
suaves e sem fragrâncias logo após o banho.
Há ainda orientações para o vestuário da criançada:
— Prefiram vestir as crianças com roupas leves e de algodão. Tecidos sintéticos e ásperos podem causar irritações, pois a pele de eles é sensível. A pele da criança requer cuidados particulares.
A Dr. Laura ressalta ainda que em casos de erupções na
pele, manchas ou alergias, a
consulta ao dermatologista é indispensável para um
diagnóstico e tratamento adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário