Falar sobre a Inteligência Artificial (IA) nas empresas não é um tema novo. No entanto, muito ainda pode ser explorado positivamente desta ferramenta na gestão de pessoas. Até porque, mais do que trazer uma maior eficiência aos processos internos, o bom uso dessa ferramenta expande o rol de vantagens a serem conquistadas, capaz de possibilitar uma maior assertividade na tomada de decisões, retenção dos talentos e, ainda, projeções estratégicas a favor da construção de times mais felizes, produtivos e engajados.
Considerada como uma das tecnologias mais
inovadoras e impactantes atualmente, a capacidade de aprendizado contínuo
destas máquinas permite a realização de diversas funções complexas de maneira mais
autônoma e eficiente em diversas áreas. Contudo, em dados divulgados pelo
Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
(Cetic.Br), apenas 22% das pequenas empresas e 37% das grandes já a adotam no
dia a dia do RH.
Em meio a um imenso potencial de uso, há ainda
muito o que ser investido na IA para uma melhor gestão de pessoas, não apenas
na parte operacional, como ocorria no início desta tecnologia, como também para
ações mais estratégias para o crescimento da empresa. Por isso, confira cinco
tendências essenciais de aplicação dessa tecnologia a serem seguidas pelas
companhias:
#1 Análise de dados: além de automatizar a rotina deste departamento, muitas ferramentas de
IA permitem que os responsáveis por essa área insiram todos os dados dos
profissionais e, com isso, consigam ter uma análise mais precisa sobre diversos
aspectos referentes a seus times. Obter acesso a informações confiáveis em
tempo real é fundamental para que tenham insights mais estratégicos frente a
ações de engajamento, satisfação e retenção dos times.
#2 Turnover: complementando o anterior, o acesso a estes dados também pode fornecer
previsões de quais profissionais têm mais chance de pedirem demissão com base
em informações sobre seu histórico, tempo na empresa, feedbacks de felicidade e
outros fatores correlacionados. Com isso, o time de gestão consegue adotar
medidas mais assertivas de retenção àquele funcionário, reduzindo índices de
turnover e todas as estratégias que impeçam que o negócio perca aquele talento.
#3 Criação de conteúdo: muito já utilizado por outros departamentos como o marketing, existem
diversas ferramentas de criação de conteúdo com a IA que também podem ser
aproveitadas na gestão de pessoas, principalmente, na organização de treinamentos
para as equipes. Ao inserir as palavras chaves do tema desejado, os
responsáveis receberão ideias e rascunhos a serem aproveitados, o que já
otimiza o tempo para que apenas realizem os ajustes necessários no texto e para
que consigam se dedicar a outras tarefas igualmente importantes.
#4 Recrutamento: um recrutamento mais assertivo é um pilar importante para assegurar uma
boa gestão de pessoas. Com a IA, este departamento consegue realizar uma
triagem mais estratégica dos currículos recebidos, uma vez que existem
ferramentas robustas capazes não apenas de analisar uma maior quantidade destes
documentos de forma mais veloz, como também selecionar aqueles mais aderentes
ao perfil desejado através de palavras-chaves pré-estabelecidas. Assim, as
entrevistas se tornam mais precisas com aqueles que terão mais chances de
corresponder às expectativas buscadas.
#5 Gestão de ponto: problemas com absenteísmo são comuns em toda empresa e, com a IA, se
torna possível utilizar ferramentas completas que fornecem relatórios mais
rápidos e precisos sobre esses dados – de forma que os responsáveis por essa
área saibam quais funcionários apresentam maior taxa de faltas e consigam, com
isso, estabelecer medidas de auxílio e controle sobre essa ausência.
Por mais que de início esses pontos pareçam apenas
importantes para o RH, uma análise mais profunda sobre suas aplicações permite
visualizar os benefícios que essas aplicações da IA trazem para a liderança de
pessoas como um todo. Afinal, ter dados inteligentes em tempo real favorece a
tomada de decisões de todos os departamentos, permitindo um acompanhamento de
perto das responsabilidades de todas as equipes e ações que assegurem seu bom
desempenho e satisfação.
Existem muitas ferramentas robustas acessíveis aos
profissionais dessa área, o que torna essencial um estudo aprofundado sobre as
vantagens e possíveis aplicações de cada uma para que, com isso, a empresa
consiga desfrutar do melhor que essa tecnologia tem a oferecer para a sua
gestão de pessoas.
Camila
Paiva - diretora de gente e gestão da Pontaltech,
empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e
RCS.
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