Falar sobre a área de recursos humanos costuma ser sinônimo de burocracia, mas isso não precisa mais ser assim. Nos últimos anos, o RH vem adquirindo cada vez mais relevância estratégica dentro das companhias. Afinal, o setor é responsável por auxiliar na atração e retenção de talentos, ações em prol da melhoria da produtividade, e o fortalecimento da cultura organizacional. Contudo, não podemos deixar de lado as complexidades que acometem as atribuições destinadas para este departamento que, certamente, podem se tornar mais fluídas com o apoio da tecnologia.
Assim como diversos segmentos que estão sendo
impactados com os avanços da transformação digital, com o RH não seria
diferente. E pode até parecer redundante essa afirmação, mas que a tecnologia
veio para nos ajudar, isso é um fato. Tendo em vista que não há para onde fugir
quando se trata das responsabilidades do setor, a estratégia é se adaptar e
buscar alternativas eficientes – algo que os recursos tecnológicos auxiliam.
Como prova disso, uma pesquisa realizada pela
TalentSoft constatou que, para 74% dos profissionais de RH, a tecnologia se
tornou uma prioridade em suas organizações. Além disso, o estudo também
identificou que 62% dos entrevistados afirmam que o uso dessas ferramentas
aumentou a sua satisfação no trabalho.
Os dados em si refletem o atual cenário que estamos
inseridos e que se transformou, principalmente, após a pandemia. O setor de RH
sempre teve a necessidade de se adequar perante as mudanças da sociedade, mas
esse desafio se tornou ainda mais acentuado durante a crise sanitária. Mesmo
agora tendo passado o período crítico, diversas organizações ainda sofrem com
outro obstáculo, que é a descentralização das informações que impedem uma visão
ampla acerca do desenvolvimento da empresa.
Levando em conta que cada negócio possui sua
própria cultura e método operacional, o uso da tecnologia por meio de softwares
embasados no conceito All in One (tudo em um) pode ajudar a
transformar a gestão do setor RH, sobretudo, a reduzir as burocracias que fazem
parte da rotina da área.
Mas, é aquela coisa, como garantir que o uso dessas
ferramentas será benéfico para a organização? Antes de tudo, é fundamental
compreender que, ao trazer um sistema de gestão voltado para o departamento
pessoal, a empresa investirá em melhorias significativas em seus processos.
Na prática, esses resultados podem ser mensurados
em aspectos essenciais, como: segurança, uma vez que são atendidos os critérios
da LGPD e as informações passam a ter um rigoroso controle e fiscalização;
redução de custos, com o qual a empresa passa a usar apenas uma única
ferramenta para administrar as funções, sem a necessidade de recursos
adicionais; escalabilidade, possibilitando operar com informações consistentes
que garantam o seu crescimento; e integração de setores, tornando-se mais
prático visualizar o que cada área está realizando, a fim de padronizar os processos.
E, por falar em padronização, a partir do uso de
uma ferramenta que ajude nessa tarefa, reduz-se amplamente a sucessão de erros
e falhas que podem prejudicar o setor de RH. Ao encaixar cada peça em seu
lugar, tornam-se mais efetivas as ações realizadas pela empresa em caráter
humanitário, assim como uma melhor comunicação da área com os demais
colaboradores, que passam a se sentir motivados em dar retorno para a
companhia.
Sendo assim, é impossível eliminar totalmente as
burocracias que envolvem a área de RH, considerando que o setor lida com
questões tanto internas quanto externas. No entanto, a partir do uso da
tecnologia como a principal aliada nessa jornada, é possível mapear os fluxos e
processos, a fim de identificar qual o melhor caminho a ser seguido em busca de
resultados mais assertivos.
Como apontado no início, engana-se quem pensa que o
RH continua sendo um setor voltado para funções administrativas diárias. Hoje,
sua participação na empresa possui alta relevância em ajudar a organização
atingir resultados ainda mais promissores, tendo a tecnologia como sua grande
aliada. Entretanto, como tudo na vida, é preciso mudar e se adaptar mesmo que
cause desconfortos, afinal, com grandes sacrifícios, vêm grandes vantagens.
Érico Almeida - sócio-gerente do Grupo Skill, empresa especializada na prestação de serviços para as áreas de contabilidade, tecnologia, gestão de pessoas e financeiro.
Grupo Skill
https://gruposkill.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário