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Saber iniciar, desenvolver e encerrar
um assunto é uma habilidade importante em nosso dia a dia, porque dessa maneira
conseguimos construir bons relacionamentos profissionais.
Além disso, melhora a autoestima e
autoconfiança, porque em alguma oportunidade de iniciar uma conversa com um
desconhecido, como um novo cliente, ou até mesmo participar de um evento de
networking, saber quebrar o gelo e iniciar um assunto traz muito mais
segurança.
Segundo Fernanda de Morais,
Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória, para
vencer a timidez e a dificuldade de conversar com as pessoas, o primeiro passo
é mudar o mindset (pensamento), pois quando conversamos não é necessário fazer
um grande discurso. As melhores conversas são aquelas que além de falar,
escutamos com atenção.
Dessa forma, mesmo sendo tímido é possível saber conversar e deixar uma boa impressão na outra pessoa se interessando genuinamente por ela.
Para algumas pessoas, construir uma
boa conversa pode ser desafiador, porém seguindo alguns passos, é possível
estabelecer uma ótima conexão. Primeiro, encontre algo em comum com a outra
pessoa. Pode ser profissão, filhos ou interesses, por exemplo. Este é um ótimo
passo para ter assunto. Depois, demonstre interesse pelo outro por meio do
olhar, com acenos de cabeça e fazendo perguntas pertinentes para entender com
mais detalhes um assunto. Na sequência também é interessante compartilhar
exemplos pessoais do assunto que estão conversando. Lembre-se de ser natural e
espontâneo.
“Antes de escolher o assunto seja
observador, pois não adianta trazer um assunto que seja irrelevante ao ouvinte.
Dessa forma, observe o que a outra pessoa gosta de falar ou fazer e explore
isso por meio de perguntas abertas (como, por que, quando, de que forma),
assim, você dará a chance da outra pessoa discorrer sobre esse assunto”,
destaca Fernanda de Morais.
Para finalizar, a especialista
compartilha 10 dicas para desenvolver uma boa conversa:
1. Saiba
escutar e evite interromper
2. Faça
perguntas abertas
3. Evite
distrações
4. Use
uma linguagem corporal positiva: sorria e mantenha uma postura aberta
5. Fale
com clareza
6. Varie
a sua voz de acordo com o assunto
7. Evite
julgamentos precipitados sobre a outra pessoa
8. Compartilhe
experiências pessoais
9. Respeite
a opinião da pessoa, mesmo que seja diferente da sua
10. Encerre a conversa de
forma amigável agradecendo pela conversa
Fernanda de Morais - Diretora Voice Care Treinamentos e Palestras. Fonoaudióloga Mentora e Especialista em Comunicação e Oratória
Instagram: @fe.demorais
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