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O WhatsApp é a plataforma mais utilizada para
conversas entre amigos e família, e com o tempo acabou se tornando um canal de
comunicação entre empresas e clientes. Conforme a pesquisa do Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a
Fundação Getulio Vargas (FGV), o WhatsApp é utilizado por 84% dos negócios que
vendem de forma digital. Essa aproximação ocorre não apenas para consolidar
vendas de forma ágil, mas também para nutrir as relações por meio de
estratégias de marketing.
A inovação trouxe assertividade para refinar o
relacionamento entre cliente, mercado e pequenos empresários. Parcerias com
empresas de tecnologia, que otimizam essa relação, são fundamentais e podem
garantir que os negócios digitais não sejam apenas mais um entre milhares! Um
panorama da Mobile Time/Opinion Box, por exemplo, mostra que 78% das pessoas
que têm o aplicativo de mensagens instalado no celular buscam o canal para se
comunicar com marcas. Assim, filas longas e cansativas vão ficando para trás,
dando lugar a diálogos on-line, ágeis, otimizados e eficientes.
Essa aproximação das empresas que fomentam a
comunicação com os pequenos negócios vem à tona em um momento oportuno. Desde o
início da pandemia de Covid-19, pequenos e médios empresários brasileiros
precisaram passar por um processo de adaptação à nova realidade de
transformações digitais. Após esse período, essa necessidade de adaptação se
transformou em uma oportunidade de crescimento, que tem alavancado vários
negócios por meio dos canais digitais de comunicação e das redes sociais,
principalmente o WhatsApp.
No mercado, já estão disponíveis soluções que se
comunicam com a comunidade, atendendo quem precisa negociar remotamente, mas
nem sempre tem conhecimento ou recursos financeiros para explorar as
ferramentas para negócios. De acordo com os dados coletados pela Poli, startup
brasileira que busca ajudar empresas a anunciar, atender e vender por meio dos
canais digitais de comunicação, em diagnóstico inicial de sua base de clientes,
70% nunca utilizaram plataforma on-line de atendimento e 20% ainda não têm
Instagram ou Facebook.
As soluções são inovadoras e estáveis. Algumas, por
exemplo, possibilitam integrar as principais redes sociais de forma ilimitada,
com anúncios de mídia paga, catálogos de produtos, carrinhos de compras,
controle de vendas com relatórios gerenciais, chatbots,
disparador de mensagens em massa e integrações entre ferramentas.
São empresas que ajudam outras a anunciar, atender
e vender por meio dos canais digitais de comunicação, fazendo com que esse
grupo de empreendedores acesse configurações anteriormente disponíveis apenas
às empresas de maior porte.
O avanço da tecnologia e o interesse das empresas
do setor tornam mais democráticas as relações on-line, transformando uma
simples mensagem no telefone em algo extremamente potente, gerando resultado e
negócios, alcançando pessoas nos mais diversos horários, lugares e momentos.
Reconhecer a importância de estar presente nos meios digitais é o primeiro
passo. Aprender a gerir as contas é apenas consequência.
Alberto Filho (CEO), Saulo Daniel (CTO) e Gabriel
Henrique (CIO), da Poli
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