Especialistas da
Intelligenza IT e da Women On the Way, dão um panorama de como o mercado pode
evoluir com a causa por meio de ações afirmativas
Em meio aos constantes avanços da sociedade, a
presença e valorização de pessoas que se identificam com o gênero feminino no
mercado continua sendo uma pauta e ponto de atenção para as principais empresas
do país. Atualmente, o Brasil ocupa a 78ª posição no ranking sobre igualdade de
gênero, segundo o Índice de Gênero dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
de 2022.
Dentro deste cenário, e seguindo a ótica do RH
voltada para a gestão de pessoas, segundo Flávio Legieri, especialista da área,
CEO e Cofundador da Intelligenza IT,
maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH, “uma das principais
iniciativas que as empresas precisam adotar para transformar o cenário do
mercado atual é investir em ações inclusivas, a fim de garantir uma
gestão cada vez mais sustentável e alinhada às práticas ESG, com projetos
voltados para a manutenção e garantia de um ambiente de trabalho diverso e
responsável”.
Levando seus fundamentos a prática, hoje, a HRTech
conta com mais de 280 colaboradores, dos quais 42% representam pessoas que se
identificam com o gênero feminino, um percentual acima da média do segmento,
uma vez que o mercado de TI concentra 12,7% de mão de obra feminina no Brasil,
segundo estudo da Revelo, e apenas 28% no mundo todo, conforme a IDC
(International Data Corporation).
Deste recorte institucional, 48% das profissionais
da Intelligenza ocupam cargos de liderança, indo na contramão dos indicadores
do mercado, que apontam uma diminuição na presença de mulheres nesses cargos
nas empresas brasileiras, tendo passado de 39% em 2021, para 38% no último ano,
segundo pesquisa da Grant Thornton.
Em um contexto de mercado, para Cláudia Marquesani,
fundadora da Women On the Way, consultoria pessoal que auxilia mulheres
da tecnologia a evoluírem suas carreiras, é importante para as organizações
trabalharem em iniciativas internas, a fim de entender qual sua
responsabilidade no contexto social em que está inserida e identificar como
pode contribuir para apoiar e estimular o sucesso feminino no mercado.
Nesse sentido, com relação aos principais desafios
impostos às mulheres que buscam sua ascensão profissional, Cláudia afirma:
“elas ainda enfrentam dezenas de obstáculos que são prejudiciais para o seu
avanço profissional. A falta de presença feminina em alguns segmentos como a
tecnologia, por exemplo, é algo que pode afetar as futuras gerações em termos
de representatividade. Outras problemáticas, como a diferença salarial que
essas profissionais ainda enfrentam em alguns setores, além do preconceito
quanto à maternidade, são tópicos sensíveis e que precisam ser trabalhados e
solucionados dentro das organizações”, afirma.
“É urgente que as empresas enxerguem cada vez mais
esses tópicos como os grandes problemas de mercado que eles são e comecem a
trabalhar na evolução dessas temáticas de forma responsável. Aqui na
Intelligenza, contamos ainda conta com o G-Pink, grupo de afinidades que
discute questões e promove ações relevantes para o empoderamento feminino e faz
parte do Programa Cores, que tem o propósito de conscientizar e incentivar a
diversidade e a inclusão.” afirma Francisco Pereira, Gerente de Recursos
Humanos da HRTech.
Para Cláudia, é necessário que neste momento
especial dedicado às mulheres, as empresas entendam o quanto é importante atuar
de forma mais inclusiva com essas profissionais, oferecendo mais oportunidades
de emprego, além de valorização da presença delas em cargos de liderança,
programas de treinamento, desenvolvimento de apoio e ações que promovam a
igualdade de gênero e a diversidade nos postos de trabalho.
Intelligenza IT
https://intelligenzait.com/
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