Google, Meta, Microsoft e Amazon são apenas algumas das gigantes de tecnologia que anunciaram demissões em massa recentemente. O mundo vive a ressaca do avanço tecnológico acelerado e esses cortes também são consequência disso. Somado ao cenário, existe uma crise geral relacionada não apenas à pandemia, mas a guerras que impactam o globo como um todo. Nesse contexto, como manter o otimismo e a motivação de uma equipe?
Existe uma necessidade de ajuste e as pessoas
remanescentes precisam saber que são fundamentais para a empresa. Então, é
preciso realizar conversas pessoais que exponham o fato de, dentro dessa
adequação, esses funcionários que ficaram serem essenciais para o andamento do
trabalho e crescimento nos próximos anos. Ao invés de trabalhar e cultivar a
cultura do medo e da insegurança, é melhor se basear na cultura da confiança.
A liderança precisa transmitir essa segurança para
quem fica, demostrando a importância do time para o negócio. Sempre é possível
que haja novas mudanças na equipe, mas é preciso pontuar que as pessoas que
permanecem são também responsáveis para sustentar o crescimento da empresa nos
anos seguintes, criando um ambiente mais saudável.
Eu costumo dizer que o otimismo é um músculo que
precisa ser exercitado todos os dias para que funcione. A nossa vida é feita de
pontos de exclamação e quanto mais os utilizamos, maior a chance de conquistar
os resultados que queremos. Quando você tem uma energia positiva e otimista,
acaba contagiando as outras pessoas. É claro que, durante um dia de trabalho,
todos vivemos coisas boas e ruins, mas podemos escolher onde focar a nossa
energia. Focando na parte boa, você vai melhorar seu otimismo, o que vai levar
a melhores resultados.
Frases como “isso não vai dar certo”, “já tentei
essa abordagem e não funciona” ou “aqui as coisas sempre foram assim” devem ser
eliminadas da nossa rotina. As pessoas estão cansadas de ambientes com energia
negativa e precisam sentir vontade de fazer parte daquele time.
Ao mesmo tempo, um ambiente positivo não significa
festa a todo momento. Claro que esse tipo de coisa é divertida uma vez por
semana, numa sexta-feira ou em algum happy hour, mas é possível deixar um
ambiente de trabalho sério sem ser formal. Como? Transformando em um lugar onde
todo mundo se ajuda. Onde, mesmo na adversidade, as pessoas vão buscar
elementos positivos que possam auxiliar a conquista de resultados. Um espaço
para que as pessoas encontrem força umas nas outras e que seja saudável
emocionalmente.
Nesse aspecto, a liderança tem um papel
fundamental. Gestores negativos costumam ser pessoas inseguras para tomar decisões
ou tentar coisas novas. Mas o mundo corporativo tem substituído líderes com
essas características, já que não importa apenas a gestão de processos, mas
sobretudo de seres humanos.
As empresas precisam identificar rapidamente uma
liderança com características negativas que impulsionam o negócio para baixo e
tomar as medidas necessárias rapidamente. Nesse caso, essa pessoa deve ser
retirada da empresa ou estimulada junto à equipe a trazer coisas positivas ao
ambiente, com uma relação de confiança que consiga alterar a característica de
liderança. O “boom” que os empreendimentos ‘pontocom’ tiveram precisa
passar agora por uma reengenharia. É um período de ajuste, o que é natural
depois de tudo isso. Por isso, oferecer um espaço de trabalho agradável é
essencial para chegar a bons resultados.
Alexandre Slivnik
- reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional
com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É
autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É
diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em
Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e
Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e
Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da
FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na
área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em
excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos
EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de
HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br
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