Consultor de
carreira elenca diferenciais para se destacar no mundo corporativo
Na última semana de fevereiro, a Agência do
Trabalhador do Paraná informou a disponibilidade de aproximadamente 12.700
vagas de emprego com carteira assinada.
Mas quais as habilidades necessárias para
conquistar a tão sonhada vaga de emprego? O consultor de carreira da ESIC
Internacional, Alexandre Weiler, lembra o que é essencial na hora da busca por
uma colocação no mercado. “Algumas competências são natas, ou seja, a pessoa
nasce com elas, porém é possível desenvolver diferenciais competitivos, seja
com cursos, palestras, networking ou muito estudo”, afirma.
Quando uma empresa busca um profissional, já tem
traçado o perfil que espera para a vaga. “Muitas empresas colocam a busca por
talentos no topo das maiores dificuldades do dia a dia empresarial. Uma
contratação errada gera custos, tempo perdido e menos sucesso para a empresa”,
afirma Weiler. Hoje as empresas buscam profissionais com conhecimento técnico,
boa habilidade emocional e, principalmente, abertos a aprender e evoluir.
Weiler lista cinco habilidades muito valorizadas pelas empresas:
Liderança
Alguns colaboradores trazem a liderança como algo
natural, dentro de si. Saber comandar uma equipe, delegar funções, incentivar e
motivar os demais funcionários e, acima de tudo, ter uma visão global da
empresa e olhar para o futuro.
Inovação
O colaborador que consegue trazer soluções
inovadoras, o famoso pensamento “fora da caixa”, é muito valorizado pela
empresa. Enxergar oportunidades de mudanças e ferramentas inovadoras para lidar
com os desafios é uma habilidade cada vez mais esperada por quem busca um profissional
no mercado.
Empatia
Colaboradores que se identificam com a empresa
conseguem se colocar no lugar dos clientes para encontrar soluções. Aqui
falamos dos colaboradores que, ao mesmo tempo, consomem ou utilizam os serviços
ou produtos oferecidos pela empresa: a visão deles se torna um diferencial para
trazer competitividade e inovação, já que podem oferecer suas próprias opiniões
e conclusões sobre a empresa. Os negócios devem valorizar a contratação de
profissionais que se identificam com a marca.
Inteligência Emocional
Conhecer as suas próprias características pessoais
faz com que, na maioria das vezes, o colaborador também tenha maior facilidade
para lidar com pessoas. Seja com os demais colaboradores, subordinados ou
líderes, ou até mesmo com o cliente, um profissional com inteligência emocional
desenvolvida consegue mostrar maior determinação e garra no dia a dia do
trabalho.
Especialização
A formação profissional, cursos, palestras,
pós-graduação e especializações realizadas pelos colaboradores mostram o
conhecimento técnico de cada um e são cruciais na hora da empresa decidir por
uma contratação. Há também o caminho inverso, quando a empresa percebe a
dedicação, porém, com pouco conhecimento técnico, pode oferecer a formação como
forma de capacitação do colaborador.
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