Na cidade de São Paulo, a atividade comercial expandiu 4,9%; alta ainda ficou atrás da registrada no Dia das Mães, quando o índice marcou 6,9%
Dados da Serasa Experian mostram que o Dia dos Namorados em 2022
movimentou menos o comércio físico no Brasil. Na semana da data comemorativa (6
a 12 de junho), o crescimento foi de 4,0%, 9,7 pontos percentuais a menos que a
alta registrada em 2021, de 13,7%. As informações também indicam que o
desempenho do segmento ficou atrás do Dia das Mães, quando foi alcançada a
marca de 6,9%. Considerando apenas a atividade do comércio na cidade de São
Paulo, a expansão foi de 3,4% na semana do Dia dos Namorados, 7,9 pontos percentuais
a menos que o crescimento do mesmo período em 2021. Confira os dados gerais
completos no gráfico abaixo.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, após o registro do número recorde em 2021 (13,7%), a desaceleração observada em 2022 pode ser um reflexo do período de instabilidade econômica vivido desde o início da pandemia, em 2020, quando o indicador marcou queda histórica de 27,8%. “A retração de 2020 e o crescimento recorde do ano passado, podem mostrar que, apesar do número positivo, há uma estagnação no setor do comércio em 2022. Além disso, a mudança da prioridade de consumo dos casais brasileiros e a marca de 11 milhões de desempregados, segundo o IBGE, também são fatores capazes de justificar o aumento moderado”.
A análise que considera apenas o final de semana do Dia dos
Namorados (04 a 06/06/21 x 10 a 12/06/22) revelou que, no cenário nacional,
houve alta de 5,5%. O recorte sobre as vendas do comércio físico na cidade de
São Paulo teve aumento de 4,9%.
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário