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quarta-feira, 15 de junho de 2022

Por que a cultura do negócio e o relacionamento com os líderes e colegas de trabalho pesam 10 vezes mais na hora do Turnover?!

Profissionais inspirados e motivados trabalham para viver e não vivem para trabalhar. (Imagem: Unsplash)

O líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio

O sucesso de uma empresa é a soma dos processos técnicos e dos processos humanizados. Uma empresa que proporciona um ambiente de trabalho saudável reconhece os valores de cada profissional, e de que o humor da equipe influencia muito na produtividade, mais do que o salário. E quando se fala em turnover, muitos gestores e membros do RH se policiam para que a estatística não aumente dentro da organização.

De acordo com a revista MIT Sloan (revista baseada em pesquisa e plataforma digital para executivos), a cultura da empresa é 10,4 vezes mais importante do que a remuneração que ela oferece, o fator mais forte para prever a rotatividade. 

Para manter um clima sadio no ambiente laboral, o líder tem papel fundamental para promover mais alegria e bem-estar à equipe. É a partir de uma cultura organizacional bem estruturada que a produtividade atinge o máximo de eficiência e traz resultados incríveis a um negócio. Um estudo da Gallup (empresa de pesquisa norte-americana) ressalta que o líder tem influência de até 70% no engajamento dos funcionários com o negócio, e no entanto, 70% dos gestores de equipe não estão preparados para isso. 

Por esta razão, quando uma gestão se encontra desestruturada, sem o apoio de um líder, o clima se torna desagradável e implica no aumento do turnover. Além disso, quando é imposta uma meta excessiva, os colaboradores acabam competindo um com os outros, tornando um clima interno ‘pesado’, provocando a desmotivação e a concorrência desleal. 

Segundo uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half, de 2019, realizada com 387 pessoas empregadas com mais de 25 anos e formação superior, a principal causa de insatisfação é a falta de oportunidades de crescimento, que representa 34% dos entrevistados. Outras razões são clima organizacional (20%), salário atual e função desafiadora (ambos mencionados em 13% das respostas). 

Para Rogério Silva, CEO do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), criar um clima saudável dentro da empresa é fundamental. “O bem-estar de um colaborador muito se associa ao que ele acredita da cultura organizacional da empresa em que atua. É preciso estar de acordo com os valores da empresa, atuar consoante as tarefas e entregar o seu melhor para que o clima permaneça em constante sintonia. Também, poder contar com um líder faz toda a diferença, onde o mesmo indicará caminhos para melhor atingir os objetivos e colaborar com a integração de um time”, explica Rogério. 

É importante ressaltar também que uma empresa que investe na saúde mental de seus colaboradores, propicia um destaque maior dos valores humanizados, onde uma equipe se sente mais acolhida e confiante para sugerir novas ideias. Um bom clima organizacional favorece oportunidades aos funcionários e crescimento à empresa.

Não é de hoje que o salário é uma das formas de motivar o funcionário, mas não é o fator principal. “Entendemos que o clima organizacional afeta muito o trabalho de uma equipe. Um ambiente amistoso, com pessoas alegres e solidárias umas com as outras, favorece o relacionamento intra e interpessoal”, explica Rogério Silva. 

Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais em comparação com os outros. Um colaborador pode se sentir feliz através da inspiração de um líder, em atuar em empresas humanizadas e por poder contar com o apoio de terapia. Um líder motivador realiza um papel importante no alinhamento de expectativas, na redução de falhas e no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. 

Com ênfase de que o trabalhador é motivado pela influência do ambiente organizacional, Rogério Silva, CEO do Cebrac, cita algumas dicas para o líder criar um clima mais saudável. Confira:
 

1- Envolva os colaboradores nos negócios: ao transmitir informações claras e objetivas;

2- Ajude o colaborador a desenvolver as próprias habilidades;

3- Realize feedbacks;

4- Promova a integração entre equipes;

5- Evite apoiar fofocas para não tornar um ambiente tóxico;

6- Invista sempre em ações que melhorem o clima organizacional;

7- Elogie as boas práticas do colaborador.
 

Os líderes podem colaborar em promover um clima de trabalho melhor, onde os funcionários possam se sentir alegres para alcançar os objetivos. Para isso, se preparar como líder é de extrema importância, o Cebrac oferece o curso de Assistente Administrativo Completo que permite que o aluno desenvolva as suas competências e se torne um gestor/líder com um olhar amplo. Saiba mais, aqui!
 

CEBRAC

https://portal.cebrac.com.br/
  

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