O E-commerce cresceu bastante nos últimos anos no Brasil. Segundo levantamento feito pela BigDataCorp e pelo PayPal, em 2021 o país tinha cerca de 1,59 milhão de sites, número que representa cerca de 6% de todo varejo brasileiro. Já as plataformas de serviços ganharam força nos últimos anos, sendo um espaço no qual prestadores de diferentes serviços encontram clientes para fazer negócio.
Mas, apesar do sucesso das duas modalidades,
existem diferenças importantes em cada modelo de negócio. O primeiro e mais
importante deles é sobre a responsabilidade de cada empresa pelo serviço
prestado. No caso do e-commerce de serviços, quem responde à algum problema para o
cliente é a empresa que leva o nome do site.
E o que isso quer dizer? Que a empresa na qual o
cliente contrata o serviço é responsável por toda a prestação, desde a nota
fiscal até a entrega. Assim, a marca seleciona os colaboradores com base em
critérios de experiência e habilidade, garante a segurança do prestador e do
cliente, mantém a qualidade da operação e responde caso haja algum tipo de
inconveniente durante o atendimento.
Sendo assim, no e-commerce, a empresa é responsabilizada
por serviços malfeitos, golpes ou outros problemas que possam surgir, ao
contrário da plataforma, na qual a pessoa se cadastra e oferece serviços de
forma individualizada.
“É muito comum que as pessoas se enganem ao
contratar um serviço pelo e-commerce ou plataforma de serviços. O e-commerce é
uma empresa só, que contrata o prestador e responde pelo serviço entregue por
ele. Qualquer problema é resolvido pela empresa de forma direta, por meio dos
inúmeros meios de contato”, explica Geraldo Rigoni, CEO da Achei
Montador, e-commerce pioneiro em montagem de móveis e serviços.
Por isso, é importante que o cliente se atente a
qual modalidade de serviço está contratando. Os e-commerces de serviço, como a
Achei Montador, pioneiro em e-commerce de montagem de móveis no Brasil, treinam
cada um de seus colaboradores, oferecendo cursos e outros tipos de
qualificação. Além disso, são feitas seleções considerando o nível de
experiência de cada profissional, e, no caso da Achei Montador, para que os
prestadores e os clientes se sintam seguros no momento do atendimento, todo o
processo precisa ser registrado em aplicativos exclusivos da marca, sinalizando
o momento da chegada e registrando o serviço final.
“Para ter total suporte da empresa, na hora da
contratação de serviços, os e-commerces respondem de forma centralizada a cada
inconveniente e assuntem total responsabilidade por todo o serviço prestado,
incluindo garantias, ao contrário das plataformas”, completa
Rigoni.
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