Comunicação não violenta, não é sobre ser bonzinho.
É
falar o que tem para ser dito, mas com respeito.
Conflito
em um momento de competição costuma ser assim: “é do meu jeito ou nada, vai ser
o que eu tenho para falar e ponto. Não vou ouvir. Não há negociação”. Entrar em
confronto nesse caso é muito rápido, e para seguir para uma situação de
desrespeito, um conflito totalmente negativo, é ainda mais fácil.
Mas
o conflito pode ser positivo? Segundo a psicóloga e CEO da Eleve Consulting,
Shana Eleve, existem cinco formas numa situação de conflito: “o ceder,
colaborar, competir, evitar, e o conciliar.” enumera Shana.
Quando
existe uma situação de ‘lavar a roupa suja’, por exemplo, seja na vida pessoal
ou na vida profissional, o conflito vai existir e se não for algo muito
ponderado vai acabar caindo no lado agressivo. E essa agressividade, dependendo
da situação, pode chegar ao limite, que é você ir para uma coisa tática, tocar
o outro. A raiva aí, a emoção nessa hora, é perigosa. “ nesse momento vem essa
emoção básica que é a raiva, você ter raiva do outro a tal ponto que é capaz de
ir para cima da pessoa, levantar a voz , e até, numa situação extrema, chegar a
agredir. Se eu estiver sendo muito pressionado eu posso ter uma reação
instintiva. E aí a única possibilidade para evitar o pior é usar a inteligência
emocional e ter uma comunicação assertiva.” explica Shana.
O QUE É UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Uma
pessoa que fala que o que tem pra falar respeitando o outro costuma ter uma
postura assim: “olha eu não concordo com você por causa disso, daquilo e
daquele outro o que você acha?” essa é uma forma assertiva de se expressar e
colocar o seu posicionamento em relação a algo que você não concorda. E uma
resposta com comunicação assertiva seria mais ou menos assim: ‘Eu vejo por
outra perspectiva’, e aí explicar o ponto de vista. Conseguiu perceber a
diferença?
Shana
ainda explica como é o exemplo no posicionamento contrário. “A forma não
assertiva, que é chegar pra pessoa e falar: o que você está falando está
errado, o que eu falo é o certo. Outra forma agressiva e não assertiva é fazer
caras e bocas. A comunicação não é só falada, você diz muito com um olhar, com
um gesto, com a fisionomia e até com a postura corporal. Sarcasmo e deboche são
agressividade, é uma comunicação passiva agressiva. Eu não falo direto, mas eu
faço careta, na verdade o que eu estou fazendo? Eu estou falando por trás,
pelas costas, de um jeito viés, essa é a pior forma de tentar se comunicar, e
não tem benefício nenhum. O ideal não é se calar, mas se não conseguir encarar
um conflito de forma assertiva usar a maneira passiva para ganhar tempo - eu
não vou entrar em conflito agora, mas quando eu estiver preparada para
dialogar.-” conclui Shana Eleve.
Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós-graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM
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