Especialista em relacionamentos Rafael Lopes, o Nerd
Sedutor, afirma que a atitude reflete falta de confiança em si próprio e baixa
autoestima; saiba quando é hora de buscar ajudaFoto: acervo pessoal e banco de imagens.
Ciúmes? Falta de confiança no parceiro? Medo de outras pessoas invadirem a relação? Essas são algumas das hipóteses que podem surgir para justificar uma pessoa que cria um perfil falso nas redes sociais com o propósito de espionar o parceiro. Porém, para o consultor de relacionamentos Rafael Lopes, o Nerd Sedutor, a atitude reflete a falta de confiança em si próprio e baixa autoestima.
“Quando uma pessoa é extremamente ciumenta e desconfiada,
percebemos que essas atitudes dizem mais sobre ela, do que sobre o parceiro.
Elas mostram que essa pessoa que está sempre em alerta, sempre à procura de
algo suspeito, e isso reflete uma falta de confiança em si mesmo, que acaba
sendo transferido para o outro”, afirma. “Para tentar lidar com esse medo de
que o parceiro possa cometer traição, ou até mesmo, que outra pessoa se
intrometa negativamente na relação, algumas pessoas criam perfis falsos nas
redes sociais para vigiar o parceiro. Em alguns casos, essas pessoas até
incitam o companheiro a coisas erradas para ‘testar’ a fidelidade”, completa.
A atitude pode até parecer inofensiva ou correta para alguns, mas para o especialista, que possui mais de 82 mil seguidores no Instagram e no Youtube - canal onde posta dicas e orientações para relacionamentos de sucesso - , a medida pode ser extremamente danosa.
“Ninguém gosta de ser vigiado e ser colocado à prova a todo instante. Além disso, mesmo quando estamos em um relacionamento, precisamos manter nossa individualidade e personalidade. Existem coisas que gostamos e devemos fazer sozinhos e isso não deve mudar só porque nos comprometemos com alguém”, ressalta. “Por outro lado, a pessoa que cria perfis falsos para ‘vigiar’ o outro precisa entender que relacionamentos são para proporcionar coisas boas, caso contrário, não vale a pena. Se você desconfia de algo, acredita que o outro possa estar te traindo, a melhor solução é o diálogo. Tente conversar, mostrar seus sentimentos, sua desconfiança”, afirma.
Ainda segundo o especialista, em casos extremos de ciúmes e desconfiança, é importante buscar ajuda de um profissional. “Ciúmes em certas doses são até normais, mas quando ele toma controle da sua vida, é hora de procurar um psicólogo e pedir ajuda”, finaliza.
Fabiano de Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário