Há alguns meses, fiz um post no meu perfil do Instagram sobre esse Manual do WhatsApp e ele fez muito sucesso. Foi assim que percebi que algo que me incomodava tanto também incomodava outras pessoas que estavam sobrecarregadas tentando aprender a trabalhar em home office.
Se eu, que já trabalho em casa e para mim mesma há cinco anos, estava tendo dificuldade em lidar com isso na pandemia, imagina as pessoas que precisaram ir trabalhar de casa com chefes, colegas e parentes que não têm limites!
Muitas pessoas sobrecarregadas e preocupadas lidando com a exaustão desse aplicativo que é um aliado e que pode nos ajudar muito, mas que também pode virar uma máquina de tortura e ansiedade nas mãos de quem não sabe lidar com ele.
Por isso, antes que a gente enlouqueça ou enlouqueça os outros: precisamos aprender a usar o WhatsApp para enviar e responder mensagens e também temos que educar as pessoas a fazerem isso também. Isso vai ajudar a descomplicar nossa vida e não destruir nossa saúde mental.
Criei esse manual para orientar as pessoas a terem uma comunicação mais efetiva e é justamente esse o foco do meu conteúdo no Instagram @lidecomkarolina: incentivar a rotina subversiva para que a gente esqueça as regras e possa ser produtivo tendo paz e evitando um colapso nervoso.
Antes de mais nada, precisamos deixar algumas regras claras:
- Ninguém recebe para estar conectado ao trabalho o tempo
todo;
- Não é porque estamos on-line que estamos disponíveis para
responder;
- Todo mundo tem sua vida para cuidar e não tem obrigação de
responder na mesma hora;
- Ser educado é tão fundamental que eu nem precisaria
mencionar isso;
- Se você não conhece a pessoa com quem você está falando, é
fundamental se apresentar e explicar o que precisa;
- Se for muito importante (raramente é), ligue;
- E, claro, se o prazo está curto é porque você não se
organizou para pedir antes, então... paciência. Se organiza melhor da
próxima vez.
Quem
você é no whatsapp x Quem você deveria ser (foto 1 abaixo)
Não seja a pessoa chata que interrompe os outros várias vezes enviando um monte de mensagens. Seja específico, objetivo e claro sobre o que precisa, para quando precisa e quais são os próximos passos. Na prática, funciona assim:
- Dê todas as informações que a pessoa precisa para fazer o
que você está pedindo, assim você otimiza o seu tempo e o dela;
- Quando ela puder te responder, terá em mãos as informações
que precisa e não vai ficar te perguntando e te interrompendo;
- Você vai conseguir focar em todas as outras coisas
importantes que precisa fazer e quando o retorno vier, será completo.
Para
ficar mais claro, temos dois exemplos práticos:
A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos
ter e quando ela é amadora, são grandes as chances de não sermos bem entendidos
ou até mesmo de perder muito tempo tentando fazer isso.
Aprender
a se comunicar de maneira efetiva facilita a sua vida e a dos outros e ajuda
até a se conectar mais com as pessoas.
De coração, espero que isso seja útil. Já compartilha esse texto no grupo da empresa, da faculdade e da família. Se preferir pode compartilhar também o post do Instagram, através deste link https://www.instagram.com/p/CC8TGMjJaVQ/
Se quiser acompanhar mais dicas sobre planejamento, produtividade, otimização de uma #rotinasubversiva e reflexões sobre empreendedorismo, me siga no Instagram @lidecomkarolina e entra em contato comigo pelo direct contando o que achou desse conteúdo.
Karolina Vieira – jornalista e
criadora do Método LIDE para planejamento de vida
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