Antes
da pandemia, o senso comum acreditava que os escritórios eram essenciais para a
produtividade e, por isso, grandes empresas investiam em locais de primeira
linha nos principais centros urbanos do mundo. Muitas, inclusive, se
concentravam em soluções que promoviam a integração entre as pessoas com
espaços para que os funcionários pudessem relaxar durante suas pausas e com
projetos de escritórios abertos.
Quando a pandemia se instalou, muitas pessoas ficaram surpresas com a rapidez e
eficácia com que foram adotadas tecnologias para videoconferência e outras
formas de colaboração digital. Para muitos, os resultados foram melhores do que
se imaginava, pois a produtividade ganhou bastante sem a necessidade de
locomoção.
Agora, mais de oito meses se passaram desde que a Organização Mundial da Saúde
declarou a Covid-19 uma pandemia, trabalhar em casa se tornou algo corriqueiro
para muitos e, cada vez mais, um número crescente de empresas vem estudando a
possibilidade de manter este formato indefinidamente. Do ponto de vista do funcionário,
a mudança também foi enorme: as pessoas estão fazendo novas escolhas sobre onde
querem viver e criando novas expectativas sobre flexibilidade, condições de
trabalho e de qualidade de vida que, muito provavelmente, não poderão mais ser
desfeitas.
Portanto, se 2020 foi o ano em que percebemos ser possível trabalhar de
qualquer lugar graças à digitalização dos processos, 2021 será pautado pela
forma com que as corporações acolhem seus funcionários para muito além das
ferramentas que os permite serem produtivos e alcançarem bons resultados. O
próximo ano será focado na humanização das relações de trabalho.
Nestes tempos de incerteza, a forma como as empresas estão agindo terá um
impacto duradouro no comportamento dos funcionários, incluindo em seu engajamento,
produtividade, lealdade e ainda: sua saúde e bem-estar.
Líderes empresariais dispostos a mudar o caráter de sua empresa e orientar uma
transformação podem ajudar a inaugurar uma nova era com o surgimento
generalizado de empresas humanas, capazes de plantar as sementes do crescimento
inclusivo e permanecer relevantes inovando constantemente. Isso pode levar a
ganhos para um futuro duradouro para essas empresas, uma sociedade mais
próspera com trabalhadores satisfeitos e aptos a fazer suas companhias
prosperarem.
Eis alguns pontos de partida que ajudarão a sua empresa a se comprometer com
seus colaboradores de forma mais humanizada:
Ofereça flexibilidade de horários
Alguns de seus funcionários podem ter responsabilidades adicionais durante esse
período já que escolas e creches fecharam em muitos locais, sendo assim, está
mais difícil conciliar as tarefas pessoais com as profissionais. Se a função do
colaborador permitir, considere oferecer horários flexíveis. Esta mudança pode
ajudar a reduzir o nível de estresse de seus funcionários, permitindo que
cuidem de suas necessidades, agendando horas de trabalho em horários
compatíveis com suas responsabilidades pessoais. Esta atitude sinaliza que a
empresa respeita suas vidas pessoais tanto quanto valoriza suas contribuições
profissionais.
Mantenha as linhas de comunicação abertas com as equipes
É possível que muitos funcionários remotos não se sintam envolvidos com a
empresa devido a uma cultura de comunicação apenas por e-mail. Essa ideologia
torna a interação complicada e muito menos pessoal do que mensagens diretas e
bate-papo por vídeo. Considere iniciar um grupo de bate-papo para que todos
possam falar livremente a qualquer momento. Você também pode se comunicar com
sua equipe por vídeo pelo menos uma vez por semana. Isso ajudará a deixar todos
informados e permitirá que seus funcionários exponham quaisquer problemas ou
obstáculos que estejam enfrentando.
Ofereça feedbacks
Pesquisadores do Instituto Gallup estudaram o comportamento humano por décadas
e descobriram que valorizar os pontos fortes dos funcionários dando-lhes
feedbacks positivos é uma abordagem muito mais eficaz do que se fixar nos
pontos fracos. Infelizmente, a maioria dos gestores se concentra em dar
feedbacks apenas dentro do contexto corretivo. Ao contrário do que a maioria
acredita, o feedback positivo não significa apenas reconhecer o seu esforço
para fazê-los sentir-se bem. Embora esses sejam fatores importantes, há muito
mais do que isso: funcionários que recebem feedback positivo e eficaz
regularmente são mais engajados, produtivos, permanecem mais tempo na empresa e
apresentam maior lucratividade. Em tempos de home Office, oferecer feedbacks se
tornou ainda mais importante já que a falta de proximidade tende a deixar as
pessoas mais ansiosas e, muitas vezes, também inseguras com medo de perder seus
empregos.
Incentive a colaboração e um senso de comunidade
Uma das melhores maneiras de humanizar seu local de trabalho é construindo um
senso de comunidade. Se as pessoas sentem que pertencem a algo maior, é mais
provável que se envolvam na colaboração da equipe e nas atividades coletivas e,
às vezes, coisas simples também funcionam muito bem. Por exemplo: você pode
começar criando um calendário de aniversários nos documentos da empresa e
reunindo a equipe em uma rápida chamada por vídeo para cantar parabéns para o
aniversariante do dia. Estimular o envolvimento de sua equipe é importante para
a humanização do seu ambiente de trabalho e também para a saúde da empresa.
Se preocupe com saúde mental dos colaboradores
Em um mundo que se tornou virtual da noite para o dia, muitas vezes a ansiedade
toma conta e, por isso, pensamentos e sentimentos negativos podem acontecer com
frequência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, globalmente,
estima-se que 264 milhões de pessoas sofrem de depressão e, muitas delas,
também possuem sintomas de ansiedade. Os locais de trabalho que promovem a
saúde mental e apoiam as pessoas com transtornos mentais têm maior
probabilidade de reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se
beneficiar dos ganhos econômicos associados. Entre em contato com a equipe para
conversar não apenas sobre trabalho, mas também sobre sua vida pessoal. Essas
interações podem ajudar a amenizar a pressão e a diminuir inseguranças.
Natasha
de Caiado Castro - CEO da Wish International, empresa especializada nos
segmentos de MICE - Meetings, Incentives, Conventions and Exhibitions - e IDX -
Innovation and Disruptive Experience.
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