Muito aguardadas por estudantes de todas as idades, as férias
escolares são uma oportunidade importante para o descanso tanto para alunos
quanto para educadores e profissionais que atuam em escolas de todo o país. No
entanto, pode ser um período complicado para pais e responsáveis que não
conseguem conciliar suas próprias férias do trabalho com o período sem
aulas.
Além de precisar organizar a rotina de cuidados com as crianças e quem ficará com elas em cada dia da semana, muitos também precisam pensar em formas de entreter os filhos e, principalmente, de tirá-los do mundo eletrônico e virtual, seja em frente da televisão, do computador, do celular ou do tablet. Neste momento, pode surgir uma dúvida: será que vale investir em atividades pedagógicas durante o período de férias escolares ou isso fará com que a criança não usufrua da pausa relativa à rotina escolar? A resposta é: vale!
O fato é que a criança não precisa ficar envolvida com atividades pedagógicas durante todo o dia. Montar um programa de atividades para serem realizadas durante a semana pode ser bastante interessante. Para começar, indico, se for possível, que os pais ou responsáveis envolvam a criança no desenvolvimento desse “Cronograma de Atividades Divertidas”. Além de terem um momento especial para pensar juntos em atividades lúdicas e que ao mesmo tempo auxiliem no desenvolvimento dos pequenos, também já é possível que os pais envolvam as crianças e agucem nelas a vontade de participar dessas brincadeiras e tarefas pedagógicas.
Que tal convidar a criança para cozinhar? Os pequenos costumam gostar bastante de ajudar na cozinha e não é necessário fazer nenhuma receita super rebuscada. Fazer um bolo para o café da tarde ou preparar biscoitos podem fazer a tarde da criança ser diferente. Peça ajuda para pegar todos os ingredientes necessários para a receita, ensine a criança e solicite que ela mesma conte a quantidade de xícaras ou colheres que serão usadas de cada item. Deixe que ela manuseie a massa. Todas essas pequenas tarefas são importantes para o desenvolvimento tátil, motor e mental dos pequenos.
Organize atividades ao ar livre – tomando, é claro, cuidado com as medidas de proteção e higiene. Uma caminhada pelo bairro ou uma tarde andando de bicicleta, patins ou patinete pelo condomínio certamente farão a alegria da garotada. Prefira sempre dias e horários em que a quantidade de pessoas nas ruas do condomínio ou no bairro sejam menores para que o distanciamento social possa ser mantido.
Organizem uma mostra cultural! Incentive a criança a preparar
desenhos, pinturas, esculturas com itens recicláveis e massa de modelar, façam
uma peça de teatro e montem uma apresentação de dança ou algo musical. Deixem
tudo prontinho e avisem a família que o evento acontecerá a noite. A garotada
vai se envolver para valer nessa tarefa especial!
Outro exemplo de atividade com a família pode ser a organização de um acampamento ou festa do pijama em casa! Afastem os móveis, improvisem barracas, façam piquenique na sala ou no quintal, tentem observar o céu ou brinquem de fazer sombras na parede utilizando uma lanterna. Um momento divertido com a família será especial para as crianças.
Equilibrar essas ações com momentos de distração assistindo um
programa interessante e até com um game também são válidos, desde que com
moderação e limites. Exercitar a criatividade, aproveitar para realmente
descansar e renovar as energias para o novo ano letivo são essenciais para que
o estudante volte à rotina escolar com vontade e a cabeça fresca para absorver
novos aprendizados. Não se deve esquecer de usar a última semana das férias
para adaptação aos horários de aula, regular o sono e voltar à rotina escolar
com tranquilidade.
Sueli Conte - especialista em educação,
mestre em neurociências, psicopedagoga, diretora e mantenedora do Colégio
Renovação, instituição com mais de 35 anos de atividades do Ensino Infantil ao
Médio, com unidades nas cidades de São Paulo e Indaiatuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário