Em menos de 10 anos, o número de gatos irá ultrapassar o de cães nos lares brasileiros, mas cuidados com a saúde preventiva dos bichanos preocupa.
Nos últimos 6 anos, a população de
gatos cresceu mais que o dobro que a de cães, acumulando 8,1% de aumento contra
3,8% do crescimento canino, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE). A tendência foi confirmada pela recente pesquisa realizada
no País pela ROYAL CANIN®, marca líder em Nutrição Saúde para gatos e cães, no
mês de agosto deste ano, com 2 mil tutores de felinos, que apontou um
crescimento de 30% de gatos nos lares brasileiros durante a pandemia do
coronavírus.
Embora os gatos estejam arranhando o reinado dos cães,
ainda existe uma grande falta de conhecimento sobre a espécie. A pesquisa
mostrou alguns dados alarmantes: 43% dos tutores que trouxeram um novo gato
para seu lar durante a pandemia não os levaram ao Médico-Veterinário nenhuma
vez. Além disso, 29% dos que já possuíam um felino antes da pandemia relataram
que diminuíram muito a frequência das consultas devido ao atual momento.
“Diferente dos cães, os felinos demoram a presentar sintomas de que algo não
vai bem e isso faz com que as doenças sejam descobertas em estágio avançado,
impactando diretamente no bem-estar e expectativa de vida deles”, conta Carlos
Martella, Diretor de Marketing da ROYAL CANIN® Brasil.
Por isso, a marca convidou o artista Tito Ferrara
para ajudá-la, por meio da arte, a conscientizar as pessoas sobre a importância
das idas frequentes ao Médico-Veterinário. A iniciativa busca estimular com que
a vida real imite a arte e é parte do maior investimento em uma campanha de
comunicação já realizado pela ROYAL CANIN® no País, intitulada “Meu Gato No
Vet”.
“Desde a fase de idealização da campanha, queríamos
algo impactante, que tocasse a rotina das pessoas e promovesse reflexões sobre
a causa. Esta é a primeira vez que a ROYAL CANIN® aposta em
uma ação desse tipo, utilizando a arte para contar uma história relevante para
nós, que colocamos os pets no centro de tudo o que fazemos. A ideia não era
apenas estampar a cidade com uma mensagem sobre a importância da saúde
preventiva dos felinos, mas também ser um registro que promova nos tutores de
gatos a lembrança da necessidade do agendamento de check-ups regulares anuais.
Temos pesquisas que mostram que 42% deles adiam a ida ao Médico-Veterinário e
isso é muito preocupante”, complementa Carlos.
A vida inspira a arte e a arte inspira a vida
Tito Ferrara é um artista paulistano, com relevante
notoriedade nacional, cujo trabalho é muito focado em retratos e em pessoas; e
usa tanto suas feições quanto suas histórias como fonte de inspiração e
conteúdo. “Eu falo que por trás de cada retrato há uma história, e esse é o
conceito do meu trabalho”, explica Tito.
E a união de Tito com a ROYAL CANIN®
teve um impacto relevante na vida do artista, que usou a gata da família - a
Emi - como inspiração para criar a arte que estampa o mural gigantesco,
localizado em uma empena cega de um prédio no bairro Vila Nova Conceição, na
cidade de São Paulo. Mas o mais impactante foi a revelação de identificação com
o tema da campanha. “ A Emi nunca tinha ido ao Médico-Veterinário, por isso
esta obra para a campanha “Meu Gato No Vet” foi muito significante para mim”,
relata o
artista.
A arte retrata a relação de cuidado de uma
Médica-Veterinária com um gato sem raça definida. Ambos estão olhando para a
cidade e criando uma conexão imediata com quem a admira. Ela impacta por sua
magnitude e riqueza de detalhes, gerando reflexões imediatas sobre a causa da
campanha “Meu Gato No Vet”. O edifício escolhido para receber a obra fica na
Avenida Santo Amaro, 220, em sua face lateral, que é facilmente visível na
esquina com a Avenida Presidente Juscelino Kubitschek.
“Para mim, pintar uma empena foi muito importante,
ainda mais sendo em São Paulo, a cidade onde eu nasci. Trata-se do trabalho
mais alto que eu já fiz, e foi como realizar um sonho. Para o artista que pinta
na rua, quanto mais alto for o painel mais legal é. Além disso, agora, a Emi,
que é como um membro da família, vai passar a fazer seus check-ups de saúde
regulares. Essa obra me marcou e espero que marque outros tutores de gatos
também”, finaliza Tito.
A ROYAL CANIN® contou com a curadoria e produção da
agência Dionisio Arte para viabilizar esta intervenção artística na cidade de
São Paulo.
Dionisio.Ag
ROYAL
CANIN®
Nenhum comentário:
Postar um comentário