Em um ano difícil para consumidores e varejistas, a Black Friday pode ser uma data com boas oportunidades tanto para compradores, quanto para vendedores. Os estoques permaneceram cheios em vários setores como vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, entre outros, mas agora, com novas oportunidades de emprego, décimo terceiro salário, a expectativa quanto, para o final do ano é positiva.
O Instituto Unidos pelo Brasil que
reúne diversos setores como tecnologia, varejo, indústria, entre outros e hoje
conta com o apoio de mais de 70 empresários e 20 entidades, divulga dicas
importantes aos consumidores em virtude desta data.
Um levantamento realizado pela EBIT | Nielsen, nos
primeiros 11 dias de novembro, houve aumento de 29% nas vendas realizadas em
comércio eletrônico. Mas é preciso ficar alerta quando os preços estão muito
atrativos. Além das fraudes em comércio online, é preciso prestar a atenção no
prazo de entrega dos produtos e, principalmente, clonagem de cartão de crédito
e golpes aplicados cada vez de forma mais profissional.
“Todos os anos vemos em noticiários pessoas que compram
presentes de Natal na Black Friday e o produto não chega antes do dia 25 de
dezembro. Além disso, uma dica importante, é que ao comprar online, a pessoa
use um cartão de crédito virtual, que você consegue junto a sua operadora de
cartão somente para aquela compra, assim corre um risco menor de ter o cartão
clonado”, alerta Nabil Sahyoun, porta-voz oficial do Instituto Unidos pelo
Brasil.
Confira as 8 dicas para comprar de forma segura na Black Friday
1- Pesquisar em vários sites o mesmo produto - Priorize
sites de lojas com credibilidade, confira se a compra é segura e confira tudo
antes de concluir a compra. Abrir o produto em várias abas no computador e
pesquisar de forma simultânea os produtos para obter um comparativo ajuda a
fazer uma compra melhor;
2- Procure um site que tenha vários itens que você
procura, assim você economiza no frete - Essa dica é
para quem vai comprar vários itens, pois nem sempre vale pagar 3 fretes
diferentes pelos produtos;
3- Cartão de crédito virtual -
Para quem ainda não conhece, é um número temporário vinculado ao cartão de
crédito, para que o consumidor não precise colocar suas informações
permanentes;
4- Checar o prazo de entrega e a política de troca -
Quando a gente compra o produto, não imagina que existe a possibilidade de
trocarmos depois. O consumidor é protegido por lei e pode solicitar a devolução
do produto caso se arrependa depois;
5- Cheque se o site é verdadeiro - Um ponto
simples, mas muito importante, é verificar se no endereço da loja, antes do
"www" tem o protocolo "https". Esse "s" significa
que o ambiente possui certificado de segurança e atesta que os dados do cliente
são protegidos por criptografia. Outra dica: Se a URL for original, possui um
cadeado e o link correto. Caso a imagem apresente um "." separando o
nome do site, por exemplo, provavelmente trata-se de um link falso;
6- Não se deixe enganar por promoções falsas - Juízo
crítico e pesquisa são muito importantes. O consumidor precisa se atentar e
fazer pesquisas para não se deixar levar pelas promoções que são “metade do
dobro”. Em caso de promoções que não são verdadeiras vale a pena apelar para
órgãos de defesa do consumidor e sites específicos de reclamação;
7 - Compra Segura - Antes de
comprar veja se o site tem o logotipo de compra segura e não esqueça de ver os
comentários sobre o produto, o site e o prazo de entrega;
8 - Cuidado com anúncios feitos para atrair o cliente a
um site ou uma loja que não tem estoque - Geralmente
o anúncio destaca uma configuração de produto, cor ou tamanho, mas ao fechar a
compra a loja informa não ter estoque e tenta convencer o consumidor a adquirir
outro produto mais caro e supostamente melhor. Esta prática também configura
propaganda enganosa.
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