Pesquisar no Blog

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Novembro Azul: homens, já fizeram o check up deste ano?

Hermes Pardini alerta para necessidade de não correr riscos por causa do isolamento social imposto pela pandemia e lembra importância de exames preventivos


Segundo o Instituto Nacional de Câncer, 1 em cada 6 homens é diagnosticado com câncer de próstata. A resistência deles em realizar consultas médicas e exames de rotina agrava a situação. Em tempos de pandemia, a situação é pior ainda. Sem exame, não há diagnóstico. Por isso, o Hermes Pardini, uma das maiores redes de medicina diagnóstica do país, faz um alerta para lembrar que consultórios e laboratórios adotam protocolos seguros durante todo o atendimento e estão preparadas para receber o público, seguindo as regras sanitárias das autoridades de saúde.

Segundo o coordenador de Saúde e Segurança do Pardini, Carlos Rodrigues de Alencar, os exames laboratoriais são importantes tanto para pacientes crônicos acompanharem seus tratamentos como para as demais pessoas, saudáveis, considerando a possibilidade de diagnósticos precoces. “Para fazer os exames de rotina, não é necessário pedido médico, mas a interpretação dos resultados deve ser sempre feita em conjunto com um profissional. Também é importante procurar o seu médico caso observe alguma alteração ou anormalidade nas condições de saúde”, alerta Carlos.

Em relação ao câncer de próstata, especialistas garantem que, quando diagnosticados em estágio inicial, a chance de cura chega a 90%. “Por isso, além do check up laboratorial, em alguns casos, é importante fazer exames complementares. Conversar com o próprio médico é sempre importante para saber a recomendação individual para cada caso e buscar a prevenção”, comenta.

Para os homens, o PSA total e livre é o exame que mede a concentração dos antígenos específicos da próstata no sangue. Ele faz parte do preventivo regular, uma vez que a alteração de valores pode detectar precocemente casos de câncer de próstata. Veja quais são os principais exames laboratoriais que você pode fazer, anualmente, para manter a saúde em dia:

CHECK UP HOMEM: 12 exames laboratoriais de rotina, essenciais para manter a saúde em dia:

  1. Ácido úrico
  2. Colesterol total e frações
  3. Creatinina
  4. Glicemia (jejum)
  5. Hemograma
  6. PSA total e livre
  7. T4 livre
  8. Transaminase oxalacética
  9. Transaminase pirúvica
  10. Triglicérides
  11. TSH ultrassensível
  12. Urina rotina

O médico lembra ainda da importância da vacina HPV quadrivalente, tanto para homens quanto para mulheres, já que mais de 80% das pessoas podem contrair o HPV antes dos 45 anos. “A vacina contra HPV atua de forma eficiente na prevenção a diversas doenças causadas pelo vírus do papiloma humano. A proteção é realizada em três doses. Para homens até 14 anos são indicadas duas doses; entre 15 e 26 anos, três doses; acima de 26 anos, é necessária apresentação de receita médica. Para mulheres, as doses devem ser aplicadas entre 9 e 45 anos. “A eficácia da vacina é maior entre crianças e adolescentes, sendo ideal a aplicação antes do início da atividade sexual”, explica o especialista do Grupo Pardini. Estudos dos órgãos oficiais de saúde dizem que 100% dos casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV e estimam que a vacinação pode salvar de 2 a 3 milhões de vidas por ano.

Outro serviço, exclusivo para os homens é o banco de sêmen, para quem deseja prolongar a sua fertilidade, já que muitos adiaram, por conta da pandemia, a paternidade. Por meio da criopreservação, que é o congelamento de material biológico para uso posterior, é possível armazenar espermatozoides pelo tempo que quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados