A pandemia da COVID-19 causou diversos transtornos financeiros, especialmente para os empreendedores. Segundo estudo feito pelo SEBRAE, 7% dos bares e restaurantes fecharam as portas definitivamente por conta desses prejuízos. 92% teve grande queda de faturamento. O mesmo estudo ainda mostra que apenas 4,5% dos comerciantes do ramo afirmaram ter tido aumento de renda durante o período de isolamento social. Agora, com a chegada das festas de fim de ano, os estabelecimentos pretendem recuperar o lucro que perderam na quarentena.
De acordo com Gustavo Penna, diretor comercial da Menu (https://menu.com.br/) - startup que conecta pequenos comerciantes a grandes distribuidores -, o retorno financeiro desses locais diminuiu muito com a pandemia. “Aproveitar a chegada do final de ano para retomar o movimento dos negócios é uma grande oportunidade para os negócios. Por isso, pequenos investimentos podem ser relevantes na hora de chamar a atenção dos consumidores”, diz. Pensando nisso, Penna separou 7 ideias que podem ajudar seu comércio a recuperar as vendas durante os últimos meses do ano.
1. Invista na decoração
Além
de uma boa alimentação, as pessoas buscam lugares que proporcionem experiência.
Por isso, investir na decoração do ambiente pode deixar o local mais
aconchegante, criando um ambiente agradável. É possível também trabalhar com
espaços temáticos, proporcionando um local com mais personalidade.
2. Ofereça promoções
É
essencial que o seu restaurante tenha um pacote promocional com descontos. Isso
chama a atenção das pessoas, porque elas enxergam uma vantagem grande em
comparecer ao seu estabelecimento (e não ir à concorrência). As promoções podem
incentivar o consumo de clientes antigos e impulsionar o nome do seu comércio
na região.
3. Personalize o atendimento
Optar
por uma recepção diferente que cause boa impressão logo na entrada já te ajuda
a se destacar entre a concorrência. Muitas vezes são ações simples que fazem com
que seu cliente se sinta especial. Vá até as mesas, colha opinião e peça
sugestões de melhoria. Interagir com o seu público é o fator chave para
personalizar seu atendimento.
4. Seja criativo no visual dos pratos
Um
prato mais bonito tem mais demanda, antes mesmo do cliente experimentá-lo é
inevitável que se interesse pela sua aparência. Por isso, pense no quanto pode
ser benéfico a primeira experiência
que o consumidor tem. Além de voltar, ele pode atrair mais pessoas com as fotos
tiradas e as opiniões espalhadas a amigos e familiares.
5. Aposte em novidades
Para
atrair público, uma boa opção é inserir novas opções de pratos e bebidas no menu.
Pode ser uma criação inspirada no que a casa já oferece, ou algo com influência
de outros estabelecimentos, inclusive de outros países. Dessa forma, o público
se sente instigado a experimentar e divulgar o produto.
6. Aposte nas redes sociais
Alguns
canais de comunicação na internet são ótimas vitrines para divulgação de
novidades, promoções, cardápios e feedbacks. Além disso, alcançam uma grande
quantidade de pessoas que possam se interessar pelo serviços prestado. Por
isso, estar presente nas redes sociais em que os seus clientes estão
ativos é fundamental para que o seu restaurante seja lembrado.
7. Esteja atento às medidas de segurança
As
medidas de segurança para evitar a proliferação da COVID-19 são de extrema
importância, não só para a saúde de colaboradores e clientes, como também para
a reputação do estabelecimento. Algumas das mais importantes são utilização de
máscara e higienização intensificada em locais de compartilhamento, como por
exemplo cardápios de papel e mesas.
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