Segundo pesquisa
da Booking.com, impacto da pandemia fez os turistas valorizarem ainda mais o
custo-benefício de uma viagem
A pandemia afetou o mundo inteiro e, à medida em
que restrições forem suspensas, os viajantes brasileiros passarão a exigir um
custo-benefício e segurança maiores na hora de planejar suas viagens futuras. É
o que aponta uma pesquisa* da Booking.com:
no Brasil, 8 em cada 10 viajantes (84%) ficarão mais atentos aos preços na hora
de pesquisar e planejar uma viagem após a pandemia, enquanto 78% esperam que as
empresas de viagem os ajudem com planos futuros de viajar por meio de descontos
e promoções. Em ambos os casos, os brasileiros ocupam a primeira colocação
entre as 28 nacionalidades pesquisadas.
A América Latina, inclusive, será a região com mais
viajantes preocupados com preços, pois, além dos números referentes aos
brasileiros, 77% dos colombianos, 76% dos mexicanos e 74% dos argentinos estão
de olho nos valores. Mas, viajantes da Ásia não ficam atrás quando se trata de
atenção aos custos, já que os tailandeses (78%) e vietnamitas (76%) também
pretendem priorizar os preços. Os viajantes com menos probabilidade de se
importar com valores são os da Dinamarca (34%), Países Baixos (37%) e Alemanha
(38%).
Como a economia é um dos principais fatores, a
escolha de destino também vai mudar, e muitos lugares desejados terão que ficar
para outro momento. Afinal, quase metade (46%) dos viajantes brasileiros dizem
que preferem fazer uma viagem com desconto para um lugar que talvez não
tivessem escolhido em vez de pagar mais caro por um destino dos sonhos.
Também haverá uma ênfase maior em viagens a curto
prazo, com 6 em cada 10 (63%) viajantes brasileiros afirmando que vão preferir
fazer uma viagem que podem pagar imediatamente em vez de economizar para fazer
uma viagem dos sonhos, porém incerta. Em meio aos demais países consultados, o
Brasil fica apenas atrás da Tailândia (72%) e do Vietnã (68%) quando o assunto
é a priorização de preços a curto prazo.
No entanto, a exigência de um bom custo-benefício
vai além do preço. O desconforto com a ideia de ter que cancelar uma viagem
significa que a flexibilidade será um ponto crítico para 82% dos viajantes
brasileiros. Eles afirmam que, para melhorar o custo-benefício, as plataformas
de viagem precisam de mais transparência nas políticas de cancelamento,
processos de reembolso e opções de seguro-viagem.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada
com um grupo de adultos que viajou a lazer ou a trabalho nos últimos 12 meses,
e que planeja viajar nos próximos 12 meses (se/quando as restrições de viagem
forem suspensas). No total, 20.934 entrevistados em 28 mercados responderam a
uma pesquisa online em julho de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário