Principal
chamariz para o consumidor é o desconto nos produtos; Roupas/Sapatos/Vestuário
em geral estão no topo da lista de desejos
Dados do Twitter
mostram que Brasil é o segundo país que mais Tweeta sobre Black Friday no
mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com o levantamento conduzido
pela plataforma, a conversa é tão relevante que é possível observar um
crescimento de +130% ano contra ano sobre o assunto. Só em 2019 foram mais de
2,6 milhões de Tweets sobre o tema, sendo que 89% das conversas de foram
positivas ou neutras.
A Black Friday vem
sendo realizada no Brasil há cerca de dez anos e tem ganhado cada vez mais
relevância para comércio, em especial o comércio eletrônico. A tradição de
grandes descontos originada nos EUA tem chamado a atenção do consumidor
brasileiro, que declarou (64%) que a data é uma boa oportunidade para comprar
itens que não comprariam sem o desconto. Inclusive os valores reduzidos nos
preços dos produtos estão no primeiro lugar entre as ofertas preferidas dos
consumidores, com 86% das menções. Frete grátis (57%) e combos - compras com
itens conjuntos - (35%) fecham o Top 3. Parcerias com apps de cashback (receber
de volta uma parcela do valor gasto), prática recente no Brasil e que ainda não
caiu nas graças da população, aparece com apenas 17%.
Em 2020, por conta da
pandemia da Covid-19, espera-se que a grande maioria das compras deve ser feita
de forma eletrônica em lojas virtuais. Mas isso não será um problema para que o
mercado se aqueça ainda mais para a data. As pessoas no Twitter disseram que já
estão mais do que acostumadas a fazer compras online na Black Friday. 40% da
audiência declarou que a sua frequência de compras online cresceu nos últimos 3
meses. E um em três entrevistados relataram já terem feito compras online em
Black Fridays passadas.
Vestuário em geral
(incluindo roupas e sapatos) é a categoria que desperta o maior interesse dos
consumidores para este ano (60%). Celulares (55%), Computadores e itens relacionados
(53%), Livros/Quadrinhos/ Revistas (47%) e Videogame/consoles (38%) fecham o
Top 5.
Quais as categorias
que as pessoas do Twitter Comprariam na Black Friday?
• 60% -
Roupas/Sapatos/ Vestuário em geral
• 55% - Celulares
• 53% - Computadores e
itens relacionados
• 47% -
Livros/Quadrinhos/Revistas
• 38% - Video
games/Consoles
• 37% - Produtos de
beleza e cuidado pessoal
• 35% -
Eletrodomésticos e itens para casa
• 28% - Televisões
• 22% - Assinaturas de
apps/ serviços de streaming
Fonte - Twitter
Marketing Insights & Analytics | Twitter Insight Survey (TIS) 19/08/2020 a
20/08/2020 [n=592]
Nenhum comentário:
Postar um comentário