A pandemia da COVID-19 causou diversos transtornos financeiros, especialmente para os empreendedores. Segundo estudo feito pelo SEBRAE, 7% dos bares e restaurantes fecharam as portas definitivamente por conta desses prejuízos. 92% teve grande queda de faturamento. O mesmo estudo ainda mostra que apenas 4,5% dos comerciantes do ramo afirmaram ter tido aumento de renda durante o período de isolamento social. Agora, com a chegada das festas de fim de ano, os estabelecimentos pretendem recuperar o lucro que perderam na quarentena.
De acordo com Gustavo Penna, diretor comercial da
Menu (https://menu.com.br/) - startup que
conecta pequenos comerciantes a grandes distribuidores -, o retorno financeiro
desses locais diminuiu muito com a pandemia. “Aproveitar a chegada do final de
ano para retomar o movimento dos negócios é uma grande oportunidade para os
negócios. Por isso, pequenos investimentos podem ser relevantes na hora de
chamar a atenção dos consumidores”, diz. Pensando nisso, Penna separou 7 ideias
que podem ajudar seu comércio a recuperar as vendas durante os últimos meses do
ano.
1. Invista na decoração
Além de uma boa alimentação, as pessoas buscam
lugares que proporcionem experiência. Por isso, investir na decoração do
ambiente pode deixar o local mais aconchegante, criando um ambiente agradável.
É possível também trabalhar com espaços temáticos, proporcionando um
local com mais personalidade.
2. Ofereça promoções
É essencial que o seu restaurante tenha um pacote
promocional com descontos. Isso chama a atenção das pessoas, porque elas
enxergam uma vantagem grande em comparecer ao seu estabelecimento (e não ir à
concorrência). As promoções podem incentivar o consumo de clientes antigos e
impulsionar o nome do seu comércio na região.
3. Personalize o atendimento
Optar por uma recepção diferente que cause boa
impressão logo na entrada já te ajuda a se destacar entre a concorrência.
Muitas vezes são ações simples que fazem com que seu cliente se sinta especial.
Vá até as mesas, colha opinião e peça sugestões de melhoria. Interagir com o
seu público é o fator chave para personalizar seu atendimento.
4. Seja criativo no visual dos pratos
Um prato mais bonito tem mais demanda, antes mesmo
do cliente experimentá-lo é inevitável que se interesse pela sua aparência. Por
isso, pense no quanto pode ser benéfico a primeira experiência que o consumidor tem. Além de voltar, ele pode
atrair mais pessoas com as fotos tiradas e as opiniões espalhadas a amigos e
familiares.
5. Aposte em novidades
Para atrair público, uma boa opção é inserir novas
opções de pratos e bebidas no menu. Pode ser uma criação inspirada no que a
casa já oferece, ou algo com influência de outros estabelecimentos, inclusive
de outros países. Dessa forma, o público se sente instigado a experimentar e
divulgar o produto.
6. Aposte nas redes sociais
Alguns canais de comunicação na internet são ótimas
vitrines para divulgação de novidades, promoções, cardápios e feedbacks. Além
disso, alcançam uma grande quantidade de pessoas que possam se interessar pelo
serviços prestado. Por isso, estar presente nas redes sociais em que os
seus clientes estão ativos é fundamental para que o seu restaurante seja
lembrado.
7. Esteja atento às medidas de segurança
As medidas de segurança para evitar a proliferação
da COVID-19 são de extrema importância, não só para a saúde de colaboradores e
clientes, como também para a reputação do estabelecimento. Algumas das mais
importantes são utilização de máscara e higienização intensificada em locais de
compartilhamento, como por exemplo cardápios de papel e mesas.
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