A psicopedagoga Regina Lima diz que profissionais no exercício de educar podem se deparar com sintomas de depressão nas crianças e jovens dentro da sala de aula. Por essa razão, a especialista diz que toda atenção é pouca e que se deve observar os primeiros sintomas no dia a dia.
“Sabemos que o nosso corpo é bem inteligente e dá sinais; grita quando algo não
vai bem. Algumas reações como o chamar atenção em excesso ou agir de forma
distanciada de seus pares, isolando-se constantemente, assim como a falta de
apetite, o sono constante, o desinteresse de algo que até então era importante
e a irritação são alguns pressupostos observáveis”, explica Regina Lima.
A especialista, no entanto, lembra que o espaço escolar não tem a função do
tratamento terapêutico. “Pode e deve, sim, lidar com as emoções dos alunos, mas
o cuidar da saúde emocional compete somente ao profissional habilitado para essa
função. O encaminhamento médico deve ser realizado para a identificação da
doença, se houver, e para o tratamento da patologia”, destaca a
psicopedagoga.
Tratamento – Regina Lima ressalta que durante a fase de tratamento
é necessário que haja acolhimento, tanto da família como da escola, desde a
observação dos primeiros sintomas de fragilidade. “Os aspectos para o
desenvolvimento emocional e a sua relação com a aprendizagem devem se dar de
forma tranquila e ajustada com a preocupação familiar e escolar no
favorecimento da qualidade de vida da criança”, observa a psicopedagoga.
Regina Lima - Professora
e Especialista em Psicopedagogia e Altas Habilidades pela UERJ - Universidade
Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou por mais de 40 anos como Coordenadora
Educacional e Disciplinar lidando, ao longo desse período, diretamente com mais
de 20.000 alunos. Liderou, por 12 anos um projeto que ajudou a educar crianças
e adolescentes através de dinâmicas executadas em 24 disciplinas. É coautora do
livro Inclusão Educacional - Pesquisa e Interfaces e associada à ABP -
Associação Brasileira de Psicopedagogia.
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