Especialista em marketing explica o quanto as pesquisas são aliadas indispensáveis no planejamento estratégico das empresas.
O ano de 2020 já entrou na história, devido à pandemia
ocasionada pelo novo Coronavírus. Além dos impactos sociais, a Covid-19 também
gerou inúmeros impactos econômicos. Mesmo em meio a tantas incertezas, o mundo
corporativo não para, e, além da busca por obter os resultados almejados,
precisa pensar estrategicamente e realizar o planejamento para o próximo ano.
A especialista em marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa que
atua há sete anos em Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta que as empresas
não devem ignorar o quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos
negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais
confiável. “Pior do que não ter os dados personalizados para o negócio, é
basear decisões estratégicas em dados generalistas e, por vezes, inadequados e
incorretos”, diz.
Atualmente há excesso de informações disponíveis em todos os lugares. Porém,
nem tudo que está disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre
o seu mercado e o seu cliente. “Apenas um estudo exclusivo e privativo pode
proporcionar um diferencial competitivo para as organizações. Não há negócio
que não apresente novidades mercadológicas importantes pós pandemia. Será
preciso se aprofundar, entender e ajustar”, ressalta Janine.
A especialista explica que existem diversas metodologias para atender aos
diferentes objetivos de pesquisa de mercado, sendo eles:
- Identificar tendências do
setor, macro e micro;
- Testar novas ideias,
produtos, serviços, posicionamentos, campanhas;
- Compreender a imagem da sua
marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado;
- Medir a satisfação
dosclientes, seja no mercado B2B ou B2C;
- Validar a demanda de mercado
para startups ou outros novos negócios;
Agilidade e precisão
Janine explica que o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de
decisão rápidas e corretas. “Os projetos personalizados são preparados no mesmo
dia, sem custo para o possível contratante da pesquisa. Se aprovado, parte-se
para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização,
que está cada dia mais ágil, em torno de vinte dias na média”, relata.
Diversos métodos de pesquisas presentes no mercado hoje são eficazes e trazem
resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa.
“Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras,
elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas, mas não
apenas em tempos de planejamento estratégico”, finaliza a especialista em
marketing e diretora da AskNew, Janine Kuroski.
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