Pesquisa nacional com consumidores mostra receio por conta da pandemia do novo coronavírus: vendas devem crescer 10% em relação a julho
Faltando poucos dias para a comemoração do Dia dos
Pais, a ALSHOP (Associação Brasileiras de Lojistas de Shopping)
realizou uma pesquisa entre os dias 27 de julho a 03 de agosto com 5.200
consumidores para entender a expectativa para a primeira data comemorativa do
ano onde o comércio está aberto, mesmo com restrições e diversas medidas de
prevenção para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
A pesquisa nacional mostra que 81% dos
entrevistados desejam ir às compras nesta semana que antecede o Dia dos Pais,
enquanto 19% disseram não pretender comprar nenhum presente. Diferente da
pesquisa de 2019, onde o ticket médio pretendido era de R$ 160 na data, este
ano a maior parte dos consumidores, 32% disse que pretende gastar entre R$ 51 e
R$ 100. Outros 14% relatam a pretensão de comprar um presente de R$ 101 a R$
150, 14% tem a intenção de comprar algo entre R$ 151 e R$ 200 e somente 13%
afirmaram que irão gastar mais do que R$ 201.
Força da internet
O levantamento mostrou a intenção de 46% dos
entrevistados ainda pretendem fazer suas compras do Dia dos Pais em plataformas
online como aplicativos e e-commerce, 12% devem procurar lojas de rua e 19%
preferem lojas de shopping. “A pandemia do novo coronavírus acelerou o consumo
online e as marcas que já se consolidaram em formato digital colheram bons
frutos durante essa crise e puderam comemorar por ter dado esse passo antes da
chegada desta crise. Além disso, 19% pretende comprar presente dentro do ambiente
do shopping, percentual maior do que os que têm intenção de fazê-lo nas lojas
de rua.”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP.
Entre os produtos mais procurados segundo os
consumidores estão vestuário, com 44%, seguido de 12% que deve presentear com
perfumes ou cosméticos e 10% informaram a preferência por calçados. Apenas 8%
deve procurar um presente eletrônico, categoria que liderou outras pesquisas
desse tipo. Sobre a escolha dos meios de pagamento, 42% dos entrevistados
afirmaram que vão comprar presente com cartão de crédito parcelado ou carnê da
loja e 39% afirmaram que será à vista ou com cartão de débito.
Recuperação lenta, dizem lojistas
Mesmo com um aumento de intenção de compras via
e-commerce, lojistas associados relatam que o fluxo de pessoas nos shoppings
vem aumentando gradualmente. Parte dessa pesquisa, desta vez feita com lojistas
associados, que representam 1.500 pontos de venda em todo o país, mostra que a
expectativa de aumento no faturamento é de 10% em agosto na comparação com o
mês de julho de 2020. “Isso nos indica que do ponto de vista do lojista a
recuperação está acontecendo de forma lenta, até porque cerca de 20% dos
shoppings no país estão fechados e a maioria funciona em horário reduzido,
apesar dos rígidos protocolos sanitários adotados nestes empreendimentos.”,
relata, Sahyoun.
Protocolos implantados com sucesso
Neste momento, cerca de 14% dos 577 shoppings
centers seguem fechados em todo o país, a maioria nos estados do Sul enquanto a
abertura gradual segue principalmente no Sudeste e Nordeste.
“Neste processo de reabertura, em diálogo com mais
de 20 entidades e 50 empresários em conjunto com a ALSHOP iniciamos o
'Instituto Unidos pelo Brasil', que é uma iniciativa de alerta para a sociedade
civil para promovermos uma retomada consciente da economia para preservar a
saúde, mas também o emprego e a renda neste cenário de crise”, diz Sahyoun.
O Instituto Unidos Pelo Brasil já está nas redes sociais, em vídeos de
conscientização e em uma ampla campanha na internet, em veículos de comunicação
impressos, rádios e até na televisão aberta. “Vamos engajar a sociedade nesta
iniciativa de retomada consciente da economia, pois se trata de um ciclo e não
podemos deixar o choque de demanda resultar em mais prejuízos, desemprego e
queda de arrecadação que nos impediria de sair desta dura crise!”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário